quinta-feira, 5 de abril de 2012

Paixão de Cristo e o cinema

"Época em que Roma expunha os homens que julgava culpados ao pior castigo imposto a um ser humano: Crucificação! A morte na cruz  matou, matou e matou milhares de crianças, jovens, mulheres e homens. A dor para as famílias suplantava a própria dor do crucificado, crucifixado em pedaços de madeiras, árvores  formando corredores de corpos morrendo aos poucos... "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!" Ana Marly de Oliveira Jacobino
"A Última Tentação de Cristo", filme do célebre Martin Scorcese propõe uma instigante re-concepção da vida de Cristo à luz  das suas  fraquezas humanas a sua natureza dividida e o seu conflito interior entre o messias predestinado por Deus ao sacrifício na cruz e o homem comum e prático que ambiciona constituir família e desfrutar de uma vida serena e tranquila no mais absoluto anonimato.Considerado herético pela Igreja Católica, A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ, EUA, 1988) permaneceu proibido em diversos países por muitos anos.
Cristo (excelente no papel o ator Willem Dafoe) é um marceneiro judeu, responsável pela feitura das cruzes com as quais os romanos crucificam aqueles que se opõem ao seu domínio. Atormentado por pesadelos e visões os quais desconhece o real significado, foge para uma espécie de mosteiro onde, através de uma decisiva e reveladora visão, toma consciência do seu papel como o tão aguardado messias. A partir de então, decide percorrer toda Israel, professando a sua crença em Deus (e em si próprio como o seu emissário direto, em verdadeiros arroubos de orgulho próprio). Acompanhando-o está um grupo de discípulos, dentre os quais Judas (Harvey Keitel.
O filme retrata, de maneira única, alguns dos mais célebres eventos do Novo Testamento, como o batismo de Cristo por João Batista, o seu exílio no deserto e a ressurreição de Lázaro. Em todos, vemos um Jesus inseguro, orgulhoso, incerto quanto aos reais desígnios de Deus; enfim, não divino, mas humano. Mais tarde, já na cruz, à beira da morte, Cristo é tentado uma derradeira e decisiva vez a abdicar de sua responsabilidade para com a humanidade e do sacrifício na cruz como o Escolhido e assumir para si a vida de um homem comum, com esposa, filhos e uma perspectiva de envelhecer e morrer como um homem do povo.


Seja corajoso e forte e assista a um pedaço da "A Última Tentação de Cristo (Martin Scorsese) 
                               http://www.youtube.com/watch?v=qfdZzEZcu2s


Jesus Cristo, o homem que dividiu a História da humanidade foi crucificado no ano 29  da nossa era. Milhares de pessoas foram sentenciadas a este tipo de morte durante séculos, Aos 30 anos iniciou seu ministério e três anos depois entregou sua vida para cumprir o principal propósito de seu nascimento: a morte expiatória pelo pecado de toda a humanidade. O próprio Cristo afirmou que sua morte se daria na Páscoa (Mt 26:2)
                           Senryu (haikai profano)_ Ana Marly de Oliveira Jacobino
      rio de lágrimas
              madre de dios
                     semana santa
A Paixão de Cristo” (lançado à época da dita “semana santa”, em março de 2004), filme de Mel Gibson. O drama relata, de maneira relativamente fiel às escrituras cristãs, as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo (Yeshua), antes da crucificação.
                      Senryu= um haikai (profano)_Ana Marly de Oliveira Jacobino  
                                              tarde escura
                                                        lágrimas maternas
                                                                               corpo na cruz

                 Tenha força e assista: Trailer filme "A Paixão de Cristo":
                                http://www.youtube.com/watch?v=awVFsqWmbJs

As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo. 
                                     + 1 Senryu (haikai profano)_ Ana Marly de Oliveira Jacobino

          vida efêmera
                    multidão aos gritos
                                                 crucifica-o
                                                                Convite: Venha Assistir a
"Paixão de Cristo de Piracicaba" de 01/04 a 08/04 no Engenho Central_ 20hs - Ingressos a venda no local
A venda de ingressos está concentrada nas bilheterias do Engenho Central, com funcionamento a partir das 17h30. As arquibancadas nos dias 1, 2, 3, 4 e 8 custam R$5 e nos dias 5, 6 e 7 de abril, R$10. Os camarotes (com cadeiras individuais) estão sendo vendidos a R$ 25 nos primeiros dias e 5, 6 e 7 a R$35,00 por pessoa. Idosos acima de 60 anos e estudantes têm 50% de desconto, com a obrigatoriedade de apresentação do documento e crianças até 6 anos não pagam. Informações: (19) 3413-7888.
Jesus and Mel Gibson's The Passion of the Christ by Kathleen E. Corley, Robert Leslie Webb 2004 
google, youtube

6 comentários:

  1. Anônimo5/4/12 18:19

    Cara Ana Marly, que a Páscoa e a vida de Cristo Pós morte, seja um elo entre os homens de bem. Que tudo o que aconteceu seja por todos, não só por poucos.
    Feliz Páscoa para você e toda sua família, não esquecendo a Grande Família de Poetisas e Poetas de Piracicaba e todo o Mundo.
    Parabéns pelo Trabalho no Sarau e no seu Blog!!!


    Abraço, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as palavras tão vivificadoras e repletas de carinho e vida escritas para todos os escritores e leitores da Agenda. Obrigada Poeta Edson de Piero desta CaipiraicabANA Marly de OLiviera Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Ana!
    Em tempos passados, nestes dias que antecediam a Páscoa, era costume meu avô carregar-me consigo para os ofícios religiosos: missas, procissões. E como a Igreja Romana é rica em seus rituais, tudo era um grande espetáculo para mim, despertando-me o interesse pelos detalhes, angustiando-me pelo sofrimento do Cristo. E depois vinha a Páscoa, e como ele dizia, "Cristo ressuscitou!"

    Vale!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Richard: aqui eu acompanhava minha avó Irene e a minha mãe e como gostava. Ficava olhando a lua cheia nos céus na sexta-feira santa e pensava que ela estava sorrindo de alegria de receber o Cristo.Não gostava muito do Domingo, pois mamãe fazia eu e a mana levantar as 4 horas da manhã para a procissão da Ressurreição, no final as crianças ganhavam um saquinho de balas e a Páscoa tinha uma conotação doce para a gente (ovos de Pascoa eram para os ricos). Ainda frequento a igreja, hoje as 15 horas vou a celebração e a noite a procissão (e a lua ainda está sorrindo nos céus). Obrigada por compartilhar lembranças tão belas para esta sua madrinha CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Em tempos
    onde páscoa
    se transformou
    em venda de chocolates,
    o reaprender
    o seu sentido,
    é uma necessidade
    e uma esperança.


    Que haja sempre perfume
    de sonhos em tua vida.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Professor Aluísio seus versos perfumados de coerência uma Feliz Pascoa desejo ao Mestre. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário