quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Altamiro Carrilho sua morte nos faz chorar...

Adeus ao grande mestre "Altamiro Carrilho" um dos maiores instrumentistas que a música brasileira produziu! Ele, um dos último dos grandes mestres do choro sempre deu mostras da sua arte do sopro com elegância, velocidade, leveza, um  virtuosista, inesquecível. A Agenda Cultural Piracicabana chora a sua perda! Descanse em paz, Mestre!                                 Ana Marly de Oliveira Jacobino
Altamiro Aquino Carrilho nasceu na cidade de Santo Antonio de Pádua (RJ), em 21 de dezembro de 1924. Por influência da família de sua mãe, aos cinco anos de idade brincava com uma flauta de bambu, feita por ele. Aos onze anos, já integrava a Banda Lira Árion, tocando tarol.Filho de Lyra de Aquino Carrilho e Octacilio Gonçalves Carrilho, cirurgião dentista que gostava de ajudar as pessoas menos favorecidas. Membro de uma família de oito irmãos, entre eles, o flautista Álvaro Carrilho. Seu avô materno, Carlos Manso de Aquino, era tão apaixonado por música que ao nascer sua primeira filha lhe deu o nome de Lyra. Nome também de sua banda: Lyra de Orion - que tocava no coreto da praça onde as famílias da cidade se reuniam para ouvir e aplaudir. Em 1938 integrou a banda de seu avô "Banda Lira de Arion", na qual tocava caixa de guerra. 
                                      Ouça toda a sua maestria: 

Altamiro Carrilho - Flamengo (choro):http://www.youtube.com/watch?v=HoG O4Ocatc&feature=related

Estreou em disco em 1943, participando da gravação de um 78 rpm de Moreira da Silva, na Odeon. Em 1949, gravou o seu primeiro disco na Star, “Flauteando na Chacrinha” . Tornou-se conhecido internacionalmente na década de 60, quando se apresentou em diversos países, dentre eles: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Egito, México, Estados Unidos e União Soviética. “Um dos maiores e mais afinados solistas do mundo” foi o elogio que Altamiro Carrilho recebeu de Boris Trisno, quando esteve na União Soviética por três meses. O sucesso no exterior foi tanto que chegou a ficar um ano no México, onde fora passar uma temporada de apenas vinte dias. A partir da década de 70, tornou-se um dos flautistas mais requisitados, como solista e como acompanhante. 
 Altamiro esbanjando vitalidade em Chorando sem Parar 2010
Seu disco “Clássicos em Choro” foi premiado com o Troféu Villa-Lobos, como melhor disco instrumental, tendo recebido também Disco de Ouro pelo seu trabalho “Clássicos em Choros Nº 2”. Ganhou o Prêmio Sharp de 1997 como melhor CD instrumental, com o seu “Flauta Maravilhosa”. Recebeu em 1998, das mãos do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, uma Comenda especial, a Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento ao seu talento e sua incansável luta em prol da Música Brasileira. Ganhou o Titulo de Cidadão Carioca concedido pela Câmara dos Deputados. Em 2003, Altamiro recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural da Magistratura pelos serviços prestados à cultura brasileira.
Você vai adorar ouvir Preludio pra Voltaire na flauta maviosa de Altamiro Carrilho:
Compositor de versatilidade extraordinária, compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Com 60 anos de carreira, tem mais de 100 gravações em discos, fitas e CDs.
                                         Altamiro Carrilho e Guilherme no SESC
            Tenho uma história relevante com Altamiro Carrilho, por volta de 1993, ele veio tocar no SESC Piracicaba, e, a certo momento do espetáculo, ele pára de tocar, olha para a platéia (lotada), surpresa!: "Convido um de vocês para subir no palco e tocar comigo".
         Ninguém se manifesta! Petrificados! Tocar com o Mestre? Que louco levantaria e iria até lá? 
         De repente, meu filho Guilherme (10 anos incompletos) levanta a mão. Olho para ele assustada e temerosa. Seguro as suas mãos, como que, o impedindo de fazer a loucura! Ele me mostra a sua flauta doce... Altamiro Carrilho conversa com o Guilherme em um entrosamento e simpatia próprio dos grandes mestres! E, no palco do SESC "Mestre Altamiro" e o jovem instrumentista tocam Asa Branca. Inesquecível! 
Descanse em paz Altamiro Carrilho um brasileiro de valor... nosso grande Mestre!
fotos Google
Albin, Ricardo Cravo. "MPB, A História de Um Século". Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.

4 comentários:

  1. Ele era maravilhoso!!E que legal tu filho ter tocado com ele...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ai, querida Chica uma grande perda para o nosso país...

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem!E que corajoso e sortudo o teu filho!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário