sexta-feira, 30 de março de 2012

Personagens Femininas da Literatura Brasileira...Inesquecíveis!

"Personagens Femininas que mostram o papel da mulher imaginada e escrita por grandes escritores (as) que mostram esse universo multifacetado que reside no interior de uma mulher. Fique com algumas delas, e, depois, diga: quais são as suas mulheres inesquecíveis?"   Ana Marly de Oliveira Jacobino
Marcélia Cartaxo .... Macabéa 
Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para o Rio de Janeiro ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes e morre.

A hora da estrela é filme brasileiro de 1985, do gênero drama, dirigido por Suzana Amaral. O roteiro é uma adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector.
          Trailer do filme "A Hora da Estrela", da Raiz Produções Cinematográficas.
http://youtu.be/ACyrHmbINfg


                                             Ana Terra personagem de Glória Pires

Os personagens masculinos de O Tempo e o Vento, principalmente em O Continente, revelam a imagem que geralmente se faz do homem gaúcho, valente e machista. Mas realmente fortes, principalmente no sofrimento, são as personagens femininas de Erico, tipos antológicos como Ana Terra, Bibiana e Maria Valéria.
Isso reflete a história pessoal de Erico, que sofreu com a separação traumática dos pais ainda na adolescência, numa época em que a separação de casais era inaceitável. Erico narra em suas memórias (Solo de Clarineta) a coragem da mãe em tomar a iniciativa da separação e como o pai abandonara a administração de sua farmácia para viver nos bares e bordéis.
A perseverança da mãe, que trabalhava como costureira para sustentar Erico e seu irmão Ênio, foi certamente sua inspiração na criação dessas mulheres fortes.
    ##A trilogia O Tempo e o Vento, do escritor brasileiro Erico Verissimo, é considerada por muitos a obra definitiva do estado do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil.
## Minissérie - O tempo e o vento (cap. 1) trecho: http://youtu.be/c31Fkf3dCT4 


                                                  Diadorim com Bruna Lombardi
Diadorim, do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, que por ser filha única de um fazendeiro assassinado, lhe é imposta a missão de vingar a injustiça feita a sua família, o problema está em ter nascido mulher, então, Maria Deodorina da Fé Bettancourt Marins, traveste-se de jagunço, para fazer parte do bando de seu amigo de infância Riobaldo, e alcançar o seu objetivo, que é assassinar o traidor Hérmogenes.
##Assista a GRANDE SERTÃO: VEREDAS_Diadorim  _ http://youtu.be/aqwwISVr7Ls
Gabriela personagem de Sonia Braga
A obra é um retorno ao chamado ciclo do cacau. Ao citar o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.
Na década de 20 na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida noturna litorânea, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se uma explosão de folia e luz, cor, som, sexo e riso.

## Numa das cenas antológicas da TV brasileira, a doce e sapeca Gabriela (Sonia Braga) sobe no telhado de uma casa para pegar um pipa que caiu por ali.
                                         http://youtu.be/o5MkXHTRexw

                Um presente que marcou o meu dia e meu coração para sempre:  
A Visita da Fada Felicidade _Ana Stoppa
Este Poema relata a Visita da Fada Felicidade na casa da querida Poetisa Ana Marly Oliveira Jacobino, a quem dedico com carinho e admiração Escrevo e aqui publico, a pedido da doce fada
 A Visita da Fada Felicidade _(Ana Stoppa_ Santo André (SP)                                         
                                     _http://www.recantodasletras.com.br/autores/AnaStoppa
 (Para Ana Marly Oliveira Jacobino)
A fadinha Felicidade
Tem um imenso coração
Visita todos que pedem
Com carinho e emoção
## O primeiro dos pedidos
Veio de uma menina
Chamada Ana Marly
Lá da Noiva da Colina
## Cidade assim conhecida
Pela sua queda d'água
Onde o amor não acaba
A formosa Piracicaba
## Ana Mary é a poetisa
Que se intitula caipira
Uma carinhosa alusão
À terra de seu coração
## Verseja como ninguém
Infantil, poemas ou trovas
Talento de primeira ordem
Que a sua página comprova
## A fada aportou bem cedo
Na bela varanda de Ana
Sobrevoou os jardins
Perfumou-se de alecrim
## Quando Ana abriu a porta
Surpeendeu-se a visita
Ao deparar-se com a Fada
Sem pressa de ir embora
## Ficaram grande amigas
Tanto que a Felicidade
Repetiu o chá da tarde
Os bolos e as brevidades
## Quando veio o fim da tarde
Na hora da Ave Maria
Estendeu as mãos para Ana
Ofertou o amor e a alegria
## A menina emocionada
Segurou o sal das lágrimas
Aconchegou-se calada
Nos braços da doce fada
## Na magia do momento
Ao tocar a Felicidade
A menina recobrou
Do amor a vitalidade
## Assim foi a doce visita
Da Fada Felicidade
Para a Menina Ana Marly
A mais querida daqui!
                                                             Minha Resposta:




4 comentários:

  1. Linda mulheres aqui na AGENDA e belo presente da querida Ana Stopa! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica minha amiga Chica: agradeço as palavras e com certeza, mulheres valorosas essas...CaipiracicabANA Marly

    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga,
    Das mulheres apresentadas, desgosta-me apenas a criada por Jorge Amado. Aliás, já li muito J. Amado e não aprecio mais seus textos. Erico Verissimo, com Ana Terra, é o melhor dos três exemplos, mesmo porque Diadorim, do Rosa, dá um bom estudo sobre o que sentia o cangaceiro pelo presuntivo rapaz - depois revelado mulher. Enfim, opiniões de quem não é aprofundado na arte de interpretar, apenas de sentir os textos.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Richard: escolhi Gabriela por ter essa de menina travessa e sempre buscando a alegria nos momentos mais difíceis (um pouco Poliana, quem sabe) sei que não tem a bravura das outras, mas esta no contexto do universo feminino esta de ser menos razão e mais emoção. Obrigada pela visita e volte sempre!CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário