"Música instrumental de qualidade em uma gaita de ponto em que carrega a
essência gaúcha, além de cantar no fole da gaita a música
internacional...Borghettinho faz a alegria dos nossos ouvidos com a sua
competència em fazer chorar o fole da sua gaita. Parabéns, Borghettinho da
Agenda Cultural Piracicabana!"
Ana Marly de Oliveira Jacobino
"Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho nasceu em Porto Alegre, 23 de julho de 1963, acordeonista, folclortista, artista plástico, ensaísta e antropólogo Um dos maiores instrumentistas brasileiro na gaita-ponto. Ele começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai em Barrra do Ribeiro. Em pouco tempo já era atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai e, aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez.
Ouça e vibre com a interpretação do nosso Borghetinho em Milonga para as Missões: http://youtu.be/GhFmwghVP0I
Porto Alegre no Rio Grande do Sul _ O seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo cem mil cópias.
Ouça agora, a beleza imensurável desta interpretação de Merceditas por nosso Renato Borghetti http://youtu.be/_v0xDufUybE
Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional. De 2003 a 2006 , chegou a fazer duas, três e até quatro turnês anuais.Borghetti e seu grupo estrearam no Festival de Verão de Bolonha a turnê européia de 2007, que durante quase um mês percorre outras sete cidades italianas, passando ainda por festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. Na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado.
“Lá tenho até um fã clube, as pessoas vão a tudo que é show, saem de Viena para assistir em cidades do interior e vice-versa, sempre lotando os lugares” Borghettinho nos conta.
Assista e aplauda o Pout porri de Rancheiras -
Renato Borghetti :
http://youtu.be/qpsHKnX8abY
Borghettinho ao lado dos jovens gaiteiros da sua fábrica de gaita, onde se fabricam as gaita foles para os jovens gaiteiros.
No verão europeu, as apresentações são na maioria ao ar livre, para milhares de pessoas; mas também teatros, clubes de jazz, casas noturnas e centros culturais daqueles países e da França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça tem programado a musica do gaucho. Para os que gostam de rótulos e classificações (como os jornalistas), o instrumental, o instrumental de Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion. Mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé, não causa nenhum estranhamento. Até pelo contrario :
“ A sonoridade do acordeon é familiar para o público europeu, e como partimos de nossas raízes para uma música mais elaborada, uma coisa mais jazzística, a aceitação é total. São normalmente shows longos, não saímos sem fazer três a quatro bis, temos que voltar para o palco sem os instrumentos, se não nos pedem para tocar mais”.
øRenato Borghetti & Arthur Bonilla_Barra do Ribeira: http://youtu.be/WcIWyP2G7Xk
Borghetti é cada vez mais atração internacional também em festivais do instrumento, ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. Um deles, talvez dois, poderá vir ao Brasil, em 2009, para participar das comemorações dos 25 anos de lançamento da estréia em LP de Renato, com aquele álbum que, vendendo mais de 100 mil cópias, ganhou o primeiro disco de ouro da musica instrumental brasileira.
JUAREZ FONSECA - Revista Aplauso / Edição 85 - Ano 2007 #Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira ** http://www.renatoborghetti.com.br/portal/php/home_pt.php youtube google
Convites:
.....
........Sorocabinha, que dedicou sua vida e
seu amor ao folclore paulista, pode ser mais bem conhecido por meio dos
capítulos deste livro, que são narrados momentos marcantes de sua a trajetória
pessoal e de músico profissional da "musica sertaneja de raiz".........Participou, em 1929, da primeira
gravação com a Turma Caipira de Cornélio Pires e, em 1934 do filme Vamos
Passear?, dirigido por Cornélio Pires.........Fez dupla com o também músico e
cantor Mandy (Manoel Rodrigues Lourenço), gravando 70 discos.
Autora _ Maria Immaculada da
Silva_.Nasceu em Piracicaba, interior de
São Paulo, onde fez o curso primário em uma escola do município e terminou os
estudos no Colégio Nossa Senhora Assunção. Mudou-se para São Paulo no ano de
1938.
........Passou a adolescência cantando com
seus irmãos ao lado do pai Olegário José de Godoy - Sorocabinha, Rádio São Paulo
PRA-5.
Em 1943, casou-se com Antonio Carlos da Silva (1920-1999), com quem
teve três filhos.
........Ao ler os relatos do pai, muito
motivada por suas vida campestre e artística, ela prometeu que transformaria as
lembranças dele em livro, ao qual daria o título de Sorocabinha, a raiz da
música sertaneja.
........O primeiro formato desta biografia
começou em 1960e, após vários anos de pesquisas e com o pai relatando os
acontecimentos, em 1995, o conteúdo estava delineado. Esta edição especial
revista
Lançamento do livro SOROCABINHA,
e Maria Immacul Olá, minha
amiga Ana Marly
Tudo maravilhoso aqui e o Borghetti é maravilhoso de verdade, Ele e toda sua família, encantadores. Simples, educado, tudo de bom,Adorei vê-lo aqui!
ResponderExcluirbeijos,chica
Agradeço Chica sua manifestação a este grande músico brasileiro. Abraços desta CaipiracicabANA
ResponderExcluirAmiga Ana Marly!
ResponderExcluirMuito obrigado, minha irmã de luta e ideal. Já mandei ao Robson, filho de Maria Immaculada da Silva, conforme Mensagem Original. A jornalista e nossa amiga comum Rosani Abou Adal, também ficará muito contente com a divulgação, mencionando aquele maginifico mensário cultural, que é o LINGUAVEM VIVA, que ela dirige com muita garra. Que maravilha, também essa homenagem que tu fizeste ao grande instrumentista RENATO BORGHETTI, O BORGHETTINHO. O Rio Grande do Sul te agradece. A Milonga para as Missões é dedicada a minha região, pois sou daqui dos 7 Povos das Missões.
Um grande abraço
Israel Lopes
Uau! Quer dizer Israel que você é dos 7 Povos das Missões, quanta honra tenho em poder corresponder com você.... e ainda Borghettinho explora na beleza da milonga a vida dos povos das missões. Valeu!CaipiracicabANA Marly de oLiviera Jacobino
ResponderExcluirOlá, Bom dia!!! Desejamos a vc uma ótima sexta-feira!!! Beijinhos e apareça no TC, para conferir as novidades!!!
ResponderExcluirBoa tarde Sr. Marly Jacobino! Recebi hoje um e-mail do Sr. Israel Lopes escritor e pesquisador
ResponderExcluirda musica sertaneja lá do Sul. Sobre o texto, publicado no Blog Agenda Cultural Piracicaba..
Quero agradecer por esta oportunidade. Sou A. Robson produtor do livro que vai ser lançando dia 20 de março de
na livraria Nobel Shopping Piracicaba a partir das 18hs até as 21:30hs.Visite o site www.sorocabinha.com.br e veja as fotos do lançamento aqui em São Paulo Foi de grande repercussão na livraria da Vila – na Vila Madalena.