segunda-feira, 26 de março de 2012

Mulheres e Cantoras: discriminadas, mas, talentosas...


"Artista não presta menina! Você vai ser professora..." Muitas dessas falas podem ser ouvidas na vida das grandes cantoras brasileiras, aqui na Agenda, relembro algumas... para não deixar cair no esquecimento...Faça a sua pesquisa e liste muito mais destas vozes que abalaram os nossos ouvidos e almas, com a grandeza dos seus repertórios!"  Ana Marly de Oliveira Jacobino
                                              Cantoras (Primeira Parte)
Zilda de Carvalho Espíndola (Aracy Cortes) , cantora e atriz, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 31/3/1906. Filha do chorão Carlos Espíndola, até os 12 anos morou no bairro do Catumbi, onde foi vizinha de Pixinguinha. Após alguns anos vivendo com a madrinha, deixou a família aos 17 anos, passando a atuar em circos. Foi responsável pelo lançamento de diversos compositores em revistas da Praça Tiradentes, como Ari Barroso, Zilda do Zé, Benedito Lacerda e outros. Fez com grande êxito o lançamento do samba amaxixado Jura (Sinhô). Entre os seus grandes sucessos como cantora, estão ainda Quem me compreende (Bernardino Vivas e Ari Barroso), Tem francesa no morro, maxixe que marcou a estréia de Assis Valente como compositor, e Os Quindins de Iaiá (Pedro Sá Pereira e Cardoso de Meneses). Foi de Araci Cortes a primeira audição de 'Aquarela do Brasil' (Ary Barroso), a primeira e mais importante canção exportada para os EUA, inaugurando o gênero samba-exaltação.
              Escuta essa preciosidade na voz de Aracy Cortes _Jura (Sinhô) - 
                                          http://youtu.be/iJvFx8gDsl4
Carmen Miranda (1909-1955) nasceu no dia 9 de fevereiro, em Marco de Canaveses, cidade portuguesa no Distrito do Porto. Filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha e de Maria Emília Miranda. Seu nome de batismo era Maria do Carmo Miranda da Cunha. Em 1929 Carmen foi apresentada ao compositor Josué de Barros e logo brilhou em teatros e clubes. Gravou os primeiros discos. O grande sucesso veio com a marcha "Pra você gostar de mim" conhecida por "Tai", escrita especialmente para Carmen. Depois de 15 anos fora do Brasil, consagrada internacionalmente, viaja de volta ao Brasil em 1954 para rever a família. Sofrendo, ficou internada durante 4 meses para desintoxicação. Depois já recuperada volta a Hollywood e apresenta-se no programa do comediante Jemmy Durante. Enquanto cantava e dançava,desmaiou e foi amparada. Recuperada termina sua apresentação. De volta para casa em Los Angeles, subiu a seu quarto e na manhã do dis 5 de agosto foi encontrada morta, vítima de um ataque do coração.
Ouça Carmen Miranda - Ta-hi (Taí), Eu fiz tudo pra você gostar de mim! 
                                               http://youtu.be/bYYmS5Wu-nI
Elizete Moreira Cardoso nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 16 de Julho de 1920. 7/5/1990. Nasceu em São Francisco Xavier, perto do morro de Mangueira; o pai, seresteiro, tocava violão e a mãe gostava de cantar. Pouco antes de completar seis anos estreou cantando no rancho Kananga do Japão; aos oito já cobrava ingresso (10 tostões) da garotada da vizinhança para ouvi-la cantar os sucessos de Vicente Celestino. O sucesso veio na segunda gravação, realizada na Todamérica em 1950, com a música Canção de amor (Chocolate e Elano de Paula), tendo no outro lado do disco o samba Complexo (Wilson Batista).Em 1986, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, estreou no Scala do Rio de Janeiro o espetáculo Luz e esplendor e lançou um disco de mesmo nome, pela Arca Som. Em agosto de 1987, com o Zimbo Trio, o Choro Carioca e Altamiro Carrilho, realizou sua terceira e mais longa excursão pelo Japão, quando descobriu que estava com câncer.
E, aqui vai a voz da Divina Elizeth Cardoso - Barracão de Zinco :                         
                                 http://youtu.be/YaBzuPGqDXo
Vicentina de Paula Oliveira a Dalva de Oliveira nascida na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, cuja extensão de sua voz, que ia do contralto ao soprano, marcou época como intérprete e uma das grandes estrelas dos anos 40 e 50. Filho de um carpinteiro e clarinetista nas horas vagas, Mário Antônio de Oliveira, o Mário Carioca, e da portuguesa Alice do Espírito Santo Oliveira, conheceu Herivelto Martins, com quem fez dupla e casou-se (1937) e o casal teve seus dois filhos, o cantor Pery Ribeiro e o produtor de programas televisivos da TV Globo, Ubiratã. Gravaram o primeiro disco (1937) na RCA Victor, com as músicas Itaguaí e Ceci e Peri, razão do nome do seu primeiro filho, o futuro cantor Pery Ribeiro.
Ouça mais uma preciosidade desta vez na voz de Dalva de Oliveira canta "Estrela do Mar" (1952)   http://youtu.be/EhHKTBOsBPI
Filha do advogado Jairo Leão e da dona de casa Altina Leão, Nara Lofego Leão foi um dos ícones do movimento musical da década de 60 que ficou conhecido como bossa-nova. Nascida em Vitória (ES), Nara veio ainda criança para o Rio de Janeiro com a sua família, onde foi morar na zona sul, junto com a sua irmã, Danuza Leão,Entediados com as músicas que estavam sendo feitas no país, Nara e seus amigos começaram a se reunir em sua casa para buscar ritmos diferentes e fazer uma nova música. Estava então definido o ponto de encontro de artistas como Ronaldo Bôscoli e João Gilberto, que, juntamente com outros grandes nomes da música brasileira, criou a bossa-nova. Nara Leão tornou-se a musa daqueles rapazes que queriam fazer músicas com poesias. O sucesso da garota da zona sul chegou com o lançamento do seu primeiro disco, em 1964, onde a cantora surpreendeu com o resgate de músicas de sambistas como Cartola e Nelson Cavaquinho, e de músicas engajadas, fugindo da temática da bossa-nova...
Morena do Mar  na voz da Musa da Bossa Nova- Nara Leão 
http://youtu.be/uqpcdjoQKpU
                                                                 Convite
Sarau vai acontecer em 17 de Abril (terça-feira) 19h30 na sala 2 do Teatro Municpal Dr. Losso Netto

Os homenageados serão: Lygia Fagundes Telles e Funcionários do Teatro Municipal Dr. Losso Netto de Piracicaba
                                            Origami

Queridos (as) amigos (as)
           Estou enviando,  o convite do lançamento de mais um livro do Carlos Gênova,  Origami, Darwin e os triângulos mágicos, dia 14 de Abril das 10 as 14 horas na Livraria Nobel do Centro de Piracicaba (Rua : Moraes Barros, 770), com prefácio do Gilberto Garbi.
            Ficaremos felizes com a presença de vcs, e se puderem , por favor divulguem.
           Beijos
           Marina
                                               Quarteto em Cy
O Teatro do SESI Piracicaba apresenta gratuitamente no dia 31 de março, às 20h, o show Quarteto em Cy. O espetáculo faz parte da programação do SESI Música 2012 – Popular, projeto itinerante do SESI-SP realizado em 20 teatros da entidade no estado.
        No show, as cantoras interpretarão composições de Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Chico Buarque e um bloco de músicas do CDS americanos que estão lançando.
        O Quarteto em Cy foi originalmente formado pelas irmãs Cylene, Cynara, Cybele e Cyva, nascidas em Ibirataia (BA). Ainda em seu estado natal, as quatro irmãs Sá Leite iniciaram sua relação com a música através do projeto sociocultural “Hora da Criança”, que visava introduzir os jovens no fascinante mundo das artes.
           Agradecimento do Agenda Cultural Piracicabana ao Afilhado Richard :
  1. Tal como acontecia no teatro, não precisa ser de tempos não tão distantes comparados ao shakespeariano. As mulheres sempre foram essa dupla divindade aos pés das quais se queimavam incenso, mas depois das orações e reverências, ficavam fechadas à chave no oratório!
    Abraços, minha Amiga, e que a semana que se inicia seja uma safra excelente para a Agenda, porque inspiração não lhe falta, não?

    Enciclopédia da Música Brasileira Art Editora e PubliFolha
    CASALETTI, Danilo. O acervo digital de Nara Leão
    Dicionário Houaiss Ilustrado [da] música popular brasileira / Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin; Ricardo Cravo Albin, criação e supervisão geral;[ilustrações, coordenação, Loredano] - Rio de Janeiro: Paracatu, 2006

4 comentários:

  1. Tal como acontecia no teatro, não precisa ser de tempos não tão distantes comparados ao shakespeariano. As mulheres sempre foram essa dupla divindade aos pés das quais se queimavam incenso, mas depois das orações e reverências, ficavam fechadas à chave no oratório!

    Abraços, minha Amiga, e que a semana que se inicia seja uma safra excelente para a Agenda, porque inspiração não lhe falta, não?

    ResponderExcluir
  2. Richard meu querido afilhado: faço minhas suas sábias palavras e que sempre me emocionam aliás como sempre você se supera a cada nova postagem lá no "Da Galhofa à Melancolia", parabéns, e viva a música de Ludwig van Beethoven no piano do Schroeder. Ah! Por favor, continue a escrever essas verdades mesmo que trágicas, pois vão além dos obituários... Adoro as suas escritas tão pertinentes ao nosso viver. Abraços desta sua Madrinha CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      A única coisa que posso dar, de verdade, é o que consigo dar por aquilo que partilho. Eu sei que falta muito para a perfeição, mas quem disse que a quero? - Ser perfeito é não estar entre humanos, e Eu gosto muito de estar entre pessoas tão ricas como você, e tantas outras que não declino seus nomes para não ser injusto com alguém. Obrigado por destacar minha postagem e integra-la no seu "post". Você, como sempre, Ana, é gentil comigo, vive me acarinhando o Coração.
      Um abraço do amigo,

      Excluir
  3. luzia stocco27/3/12 16:59

    Que belo origami. Sucesso para o autor! Abraço. lu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário