terça-feira, 17 de agosto de 2010

Musas dos Compositores e Poetas na Agenda! Ouça e veja +!

foto: 1.bp.blogspot.com/.../

Vinicius, inspirado em Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), em Ipanema da canção.  Retribuindo à homenagem, Heloísa, quando se casou, convidou Tom Jobim e sua esposa Teresa para serem padrinhos.
A versão original da música, com o nome de Menina que passa, era diferente e continha a seguinte letra, composta por Vinicius:

Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar
Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar


Porém, nem Tom nem Vinicius gostaram da letra da canção. Então a versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius                             (Wikipédia)

Ouça Tom Jobim e Vinicius de Moraes cantando Garota de Ipanema em apresentação ao vivo na Itália. MPB. Brazilian Music. Clique no endereço a seguir:

                            http://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk


A música é uma versão da canção escrita pelo cubano Pablo Milanês para sua ex-esposa, Yolanda Benet. Ele a compôs logo após o nascimento de sua primeira filha, época em que precisou se ausentar de casa e deixar a mulher cuidando sozinha do bebê. Durante a viagem, fez a letra e melodia para expressar seu grande amor.

Escute na voz de Chico Buarque e Simone:

http://www.youtube.com/watch?v=dUzb8itPzwo


Em 1970, o compositor Ronaldo Monteiro de Souza, parceiro de Ivan Lins na música "Madalena", tinha terminado o namoro de três anos com da carioca Vera Regina. Chateado, foi até o bar Cabral 1500, em Copacabana. "Naquela época a avenida Atlântica só tinha uma pista, o mar quebrava pertinho da calçada. Daí tirei a idéia de que 'o mar era uma gota, comparado ao pranto meu'. Escrevi a letra em um guardanapo com a caneta do garçom. Não tive coragem de escrever Vera Regina, Madalena foi o primeiro nome que me ocorreu", conta. O namoro acabou de vez, a música virou hit com Elis Regina. Anos depois, Vera Regina soube da homenagem. "Não sei como ela soube, mas tínhamos amigos em comum. Hoje estou casado com Soraya, minha inspiração é outra", diz o compositor.

Cante com uma das vozes mais linda do mundo:Elis Regina em Madalena: 


Convite: Sarau Losso Netto e as Musas dos Compositores



Excepcionalmente no mês de agosto, o Sarau integra a programação do Agosto Cultural, promovido pelo JP de 7 a 25 de agosto.

É solicitada a doação de 1 lata de leite em pó (em prol da Fundação Jaime Pereira).

Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2
Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 17de Agosto (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre

                                             Morena quadro de Di Cavalcanti

A morena 'Marina' nunca existiu. A letra da música começou de trás para frente, porque Dori, filho de Caymmi, quando era pequenininho tinha mania de dizer 'Tô de mal com você'. Para justificar a frase, Caymmi criou a história da moça que se pinta contra a vontade de seu amor. "Papai é muito surrealista. O nome de mulher entra para a rima", diz a cantora Nanna Caymmi, filha mais velha do compositor. No caso, Marina combina com Morena.      (http://marieclaire.globo.com/edic/ed116/rep_inspiracao7.htm)

Dorival Caymmi canta o seu sucesso:

http://www.youtube.com/watch?v=WnxqklQH88E

5 comentários:

  1. Ficou um verdadeiro show esse post.Ana!Adorei!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Sarau de agosto:infelizmente a onda de frio impossibilitou a frequencia de assiduos colaboradores. Eu mesma mal conseguia falar: tosse, rouquidão, mal estar, dores no corpo...
    Mesmo assim, tudo ótimo!
    Homenagem singela, sincera, especial e signivicativa!
    Presença de pessoal do JP e algumas belas recorddações.
    A dupla de palhaços nos divertiu com jornais e jornaladas!
    Desfile de emoçoes, sentimentos e intelectualidade.
    Comando impecável da simpatica coodenadora anfitriã; querida Ana Marly!
    Continue, continuemos e que seja sempre melhor!
    Cumprimentos e gratidão de
    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  3. Lnguagem Viva
    Que alegria ao folhear a Linguagem Viva 252 de agosto de 2010. Numa página toda especial , noticias de Piracicaba. As melhores, as nossas. O Sarau foi citado com louvor e carinho.
    Não tem cheiro de publicidade, tem sabor de verdade!
    Relatos como esse estimulam e confortam.
    Parabéns, querida Ana Marly!

    Dirce

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo incentivo impulsionador que nos fortalecem e animam a nossa vida. Que sigamos em frente espalhando palavras, música e arte com todos os nossos "Amigos", tão importantes para a Cultura como um todo no âmbito regional e nacional.

    Pelo carinho: Obrigada mil vezes obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Beto Furlan25/8/10 17:26

    Querida Ana Marly:
    Alegro-me muito por poder compartilhar esses momentos de alegria com você e com todos que participam do Sarau Literário Piracicabano, que a cada mês ultrapassa as expectativas com um número de participantes e de público que se encontram para testemunhar a cultura dos tempos e dos povos, através da literatura, da música, do teatro, nesse caminho de união e de confraternização maravilhoso. E o resultado não poderia ser outro, senão, surpreendentemente belo!
    E esse mês, com a singela homenagem ao centenário de nascimento do querido Losso Neto, com a participação especial do pessoal do Jornal de Piracicaba, pudemos observar a alegria estampada em cada rosto, acompanhando atentamente as leituras, cantando conosco. Que noite sublime.
    E, hoje, o meu desejo sincero, querida amiga, é que essa alegria contagie a sua vida, ilumine os seus passos, fazendo da sua existência o lugar perfeito para realizar tudo o que desejar.
    Sinta-se abraçada por mim e pela Suzi que lhe manda um beijo carinhoso.
    Carlos Roberto Furlan ( Beto Furlan)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário