terça-feira, 31 de agosto de 2010

Jairo Anibal Niño último adeus! Agend@!

                        Literatura perde o escritor colombiano Jairo Anibal Niño



foto: jpg - 2.bp.blogspot.com/.../Mtwa-EgFUNU/s320/jairo.jpg

Jairo Aníbal Niño (nasceu em Boyacá em 1941) morreu aos 69 anos (30 de Agosto de 2010) e viveu numa montanha perto de Bogotá, capital da Colômbia. Aluno e professor refractário, propôs uma revolução da escola que ofereça às crianças um Ensino Superior. Enquanto estudante pintou, fundou e dirigiu grupos de teatro e estreou-se na dramaturgia. Para além de teatro escreveu guiões de cinema, poesia e contos infantis e foi director da Biblioteca Nacional da Colômbia. Entre os galardões mais importantes que recebeu contam-se o Prémio Nacional de Literatura Infantil (ENKA) de 1977, o Prémio Iberoamericano Chamán (México) de 1990, o Cuchilo Canário de Narração (Espanha) e o Misael Valentino (Cuba), ambos em 1993.
Em uma entrevista ao Boca da Palavra (http://bocaaudiolivros.blogspot.com/2007/) comentou:

                               Olá Jairo. Como está?
Muito bem, muito bem. Porque estou ao lado das crianças, dos loucos e dos apaixonados. E, portanto, estou sempre muito bem

                    Queríamos que nos falasse de si e de "A Alegria de Gostar".
Esse é um livro mágico. Penso que todos os livros chegam ao coração do escritor como se fossem um pássaro, como se fossem uma canção que desde há muito tempo surge no coração dos seres humanos, e que o escritor é alguém que está atento a essas vozes, mas não sei, creio que ninguém sabe como chega realmente um livro às mãos e ao coração de quem o escreve. Quando me reúno com as crianças, faço-o com frequência, elas perguntam sempre sobre essa magia da oficina do escritor. Eu digo-lhes que em certas ocasiões eu estou sentado em minha casa, ouço bater à porta e pergunto quem é. E há uma vozinha do outro lado da porta que me diz: “um conto”. E eu levanto-me, abro a porta e aí está o conto. E o conto olha-me nos olhos e diz-me: “amigo-irmão”. E eu digo “amigo-conto, passe”. E o conto passa e conta-me o conto e eu conto o conto aos meus amigos. Há uma magia, algo que vai para lá de qualquer cálculo. A literatura não é um cálculo, como o amor. Ninguém sabe como, nem porquê se enamora.
Hoy Jairo Aníbal Niño se despide de nosotros dejándonos el hermoso legado de sus poemas e historias para niños y jóvenes, que han acompañado en su crecimiento a muchos lectores alrededor del mundo y seguirán haciéndolo.

Sus preguntas, sus poemas sobre los primeros amores y personajes como Zoro, Dalia y Zazir continuarán viviendo entre las nuevas generaciones.

¿Qué es la despedida?
La despedida es una mano
que es un pañuelo
que es el corazón
y la distancia.
La despedida es una mano
que es un pañuelo
que es una mano
en el corazón
de la distancia.
Preguntario, 1990            Fundalectura – IBBY Colombia

Trabalhos publicados no Caderno do Sarau de 17 de Agosto _Homenagem para Drº Losso Netto e as Musas dos Compositores (parte IV)

foto: jpg - sitedepoesias.com.br/imagens/poemas/24553.jpg
                                           Mentiras (Ondina Bueno Toricelli)

Eu fui longe demais...
quando eu quis ouvir seus lamentos
cheio de ódio exalando ainda paixão
repleto de tristezas seus pensamentos.


Eu fui longe demais...
Quando apiedada rocei sua boca
e senti nos lábios um tremor inquietante
vulcão adormecido, amei-o como louca.


Você chalrando palavras balbuciadas
e eu faminta como onda borbulhante
em redemoinhos de sensações cegas
no buliçoso e tépido mar, me fiz errante.


Eu fui longe demais...
abandonando-me em pressurosa languidez
enredando-me em suas teias argênteas
que vinham das promessas que você me fez.


E eu esperei-o naquela madrugada flava
que voltasse a aquecer meu corpo magoado
que viesse buscar o amor que eu lhe dava
que libertasse meu coração escravizado.


E agora, desencontrada de mim
pouso um olhar de mim compadecida
que fiz desta paixão inquieta e faminta?
só fiz cinzas do frágil ramo da minha vida



foto: jpg - imagens.n3po.com/cache/Imagens/
                                           VARRIÇÃO (Bruno Marcus Rangel Pessanha )
Dormindo, varri para o canto da sala
pedaços de versos sujos,
palavras ocas de sentido e fala,
cascas secas de caramujo.


Depois, no mar do sonho, abri alas
entre barcos naufragados, cujos
guardiões do ouro, baús e malas,
eram esqueletos de velhos marujos.
foto:jpg - www.blog-br.com/uploads/s/Saymon/78688.jp
                                           Ele (Edson Antonio Di Piero)
Ele me rouba as idéias.
Ele me traz e leva amores.
Ele me traz luz e depois a escuridão.
Traz-me transtorno.
Traz-me a loucura.
Traz-me a solidão.
Traz-me a incerteza.
Traz-me a dor.
Traz-me a paz.
Tudo isso para saber quem sou.
Tudo isso me traz angústia.
Tudo isso me traz amor.
Ele está sempre aqui no meu coração.
Eu e Deus a sós.
foto: jpg - naogostar.zip.net/images/fuga.jpg

                                                         FUGA! (Dirce Ramos de Lima)
Partir...
Ver novas paisagens,
sorrir para estranhos
julgando encontrar novos amigos....
E no auge da mentira,
perceber que em toda parte
estás comigo...
Partir,
para que outras vozes
confundam meus ouvidos
e me engane nova ilusão.
Entre ruídos,buscar paz;
no tumulto, encontrar solidão.
Compreender que, afinal só consegui
isolar-me no meu coração...
Partir
para voltar depressa
arrastando o andrajo humilde
de uma esperança em ruínas;
alimentar essa moribunda
com venenos maiores
e, sem deixá-la morrer,
criar-lhe dores piores..
Partir,
para fugir de ti
e levar-te comigo..
Depois voltar,
ansiosa por encontrá-lo
e só encontrar nas mesmas ruas,
o mesmo inverno
envolvendo teu vulto adorado;
a mesma indiferença
repelindo meu amor torturado.
Partir e voltar:
tão triste por ter partido,
mais triste por ter voltado!

                                                         Uma noite em Buenos Aires
Sarau Literário Piracicabano de 14 de Setembro de 2010 apresenta: “Uma noite de tango em Buenos Aires”_

HOMENAGEADOS: Carlos Gardel e casal de poetas de Bragança Paulista: Ondina e Juraci Torricelli
Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2
Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 14 de Setembro (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares
Classificação: Livre

Telefone do Teatro: 19. 3433.4952

foto: jpg - blogsemdestino.com/.../2010/02/buenos-aires.jpg
                                                                Quarteto Arvoredo
foto de Zé Rui Kleiner um dos integrantes do quarteto ao lado de:Maicon Araki; Saulo Ligo; Marcus Godoy

Quarteto Arvoredo - "São Paulos". No Centro Cultural - BAR CRUZEIRO, nos primeiros sábados de cada mês.

No repertório do show, uma mescla de vanguarda e tradição. O Quarteto traz seus sambas autorais e faz uma homenagem aos geniais compositores de primero nome "Paulo" - Paulo Cesar Faria, Paulo Cesar Pinheiro e Paulo Vanzolini, referências nacionais da música popular brasileira.
                                                       PROGRAMAÇÃO
04/09 – Homenagem à Paulinho da Viola
02/10 – Homenagem à Paulo Cesar Pinheiro
06/11 – Homenagem à Paulo Vanzolini


BAR CRUZEIRO - Rua. Morais Barros, 1321, Bairro Alto
HORÁRIO - a partir das 21h
ENTRADA - 7.00 reais

Um comentário:

  1. Saudações, querida Ana!

    Gostei dos versos do Bruno Marcus.

    Já os de Dirce, vem num momento propício, em que, dentre alguns projetos, está o de "partir" para conhecer novos rostos e vozes.

    Tenha uma ótima semana,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário