quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A fotografia inserida na História Moderna na Agend@!

O Corcovado, século XIX (fotógrafo:Marc Ferrez)

A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade. Por volta de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno orifício. Alhazen em torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.
Thomas Wedgwood realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. Colocou expostos à luz do sol algumas folhas de árvores e asas de insetos sobre papel e couro branco sensibilizados com prata. Conseguiu silhuetas em negativo e tentou de diversas maneiras torná-las permanentes. Porém, não tinha como interromper o processo, e a luz continuava a enegrecer as imagens.

                  Alberto Henschel: Retratos de uma negra e um negro, c. 1870.
Armada Imperial do Brasil em treinamento, década de 1870 (fotografo: Marc Ferrez (1843-1923))

William Henry Fox Talbot lançou, em 1841, o calótipo, processo mais eficiente de fixar imagens. O papel impregnado de iodeto de prata era exposto à luz numa câmara escura, a imagem era revelada com ácido gálico e fixada com tiossulfato de sódio. Resultando num negativo, que era impregnado de óleo até tornar-se transparente. O positivo se fazia por contato com papel sensibilizado, processo utilizado até os dias de hoje. O calótipo foi a primeira fase na linha de desenvolvimento da fotografia moderna, o daguerreótipo conduziria à fotogravura, processo utilizado para reprodução de fotografias em revistas e jornais. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_no_Brasil)
Oficiais da Armada Imperial do Brasil (fotografia de Filippo Fidenzo (?-1904)
                   .Vista de Salvador em 1875 (fotografo: Rodolpho Lindemann)

Frederick Scott Archer inventou em 1851 a emulsão de colódio úmida. Era uma solução de piroxilina em éter e álcool, adicionava um iodeto solúvel, com certa quantidade de brometo, e cobria uma placa de vidro com o preparado. Na câmara escura, o colódio iodizado, imerso em banho de prata, formava iodeto de prata com excesso de nitrato. Ainda úmida, a placa era exposta à luz na câmara, revelada por imersão em pirogalol com ácido acético e fixada com tiossulfato de sódio. Em 1864, o processo foi aperfeiçoado e passou-se a produzir uma emulsão seca de brometo de prata em colódio. Em 1871, Richard Leach Maddox fabricou as primeiras placas secas com gelatina em lugar de colódio. Em 1874, as emulsões passaram a ser lavadas em água corrente, para eliminar sais residuais e preservar as placas.
Na segunda metade do século XIX, época coincidente com o desenvolvimento da fotografia, o Brasil encontrava-se em acelerado desenvolvimento econômico. A imigração de europeus para compartilhar nossas metas de progresso trouxeram junto à mão-de-obra e à tecnologia, fotógrafos e aparatos fotográficos para documentar e difundir esta transformação social e econômica. Das últimas três décadas deste período temos imagens registradas por excelentes fotógrafos, como Militão Augusto de Azevedo, Henrique Rosen, Alberto Henschel, Carneiro & Gaspar, Guilherme Gaensly, Juan Gutierrez, Marc Ferrez (fotos), Victor Frond, Louis Niemeyer, Augusto Stahl, A. Frisch, Christiano Júnior, Felipe Augusto Fidanza, George Leuzinger, Carlos César, Augusto Riedel. (Fonte: Ministério das Relações Exteriores)
Senzalas, foto de Victor Frond, Rio de Janeiro, 1859

Visão Dual (microconto)
Ana Marly de Oliveira Jacobino

O poder ao alcance da vista. Se sente tal qual um ditador!  A vida e a morte em suas mãos! Faz a história com um clique. Um clique fotográfico!

                                             Um dos nossos expoentes:
Sebastião Salgado no Fórum Social Mundial 2003.(fotografo:Marcello Casal Jr/ABr)

Em 1981, Sebastião Salgado é o único fotógrafo a registra a tentativa de assassinato do presidente norte-americano Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional. A partir de então, Salgado, radicado na França, é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 1980 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l’Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).

Modernidade: a praticidade de uma digital
Parati (Brasil 2010) por Ana Marly de Oliveira Jacobino

                      Assista fotos marcantes do fotojornalismo (atenção: Imagens fortes): http://www.youtube.com/watch?v=6P19xpoiKiI
                                              Convites:
 

O espetáculo homônimo da Fletir Cia de Dança foi inspirado nos textos do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. A história baseia-se na situação de dois amigos, que aguardam a chegada do senhor Godot. Eles não sabem quem é e o que fará este misterioso homem. A trama envolve o público, que também fica instigado para saber quem é o tão esperado Godot.

A dança se projeta em todos os elementos cênicos – como iluminação, figurino e trilha sonora – e leva o espectador a um estágio de reflexão de suas expectativas em relação à vida.
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Gênero: tragicomédia
Duração: 75 minutos

*NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA APÓS O INÍCIO DOS ESPETÁCULOS.
SERVIÇO:
Viagem Teatral 2010 – 2ª Temporada
Local: SESI Piracicaba - Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial.
Capacidade: 330 lugares
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
Informações: (19) 3403-5900/5928

                                Abraçe essa Causa!                                            

foto: portal dos cães

QUANDO TIVEREM UM TEMPINHO VEJAM O TRABALHO DESTA MOÇADA. FANTÁSTICO.....

Vira Lata Vira Vida:http://www.viralataviravida.org.br/index.ph

Ação Cultural premia destaques culturais
Foto de Fabiano Lozano na exposição no hall do Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba


Os destaques receberam o Troféu de Mérito Cultural Fabiano Rodrigues Lozano e medalhas de Mérito Cultural

Troféu de Mérito Cultural Fabiano Lozano - Jornal de Piracicaba


Medalha Umberto Cosentino - artes plásticas - Gil Schreiber

Medalha Professor Olênio de Arruda Veiga - música - Renato Bandel

Medalha Serafino Corso - arquitetura - João Chaddad

Medalha Professora Branca Motta de Toledo Sachs - literatura - Ana Marly de Oliveira Jacobino

Medalha José Maria Carvalho Ferreira - artes cênicas - Antônio Chapéu

Medalha Cícero Corrêa dos Santos - artes visuais e fotografia - Alessandro Maschio

Medalha Íris Ast - dança - André Malosá

Medalha João Chiarini - folclore e tradições populares - Antônio Filogenio de Paula Júnior

2 comentários:

  1. Amiga querida, que alegria!! Você é realmente merecedora deste prêmio! À nossa amada amiga "mecena" piracicabana, nossos PARABÉNS! PARABÉNS!! Que orgulho tenho de você meu carinho! Grande e afetuoso abraço desta que nunca a esquece, Mel

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente mtooo lindo e complexo a peça esperando godot. Valeu mto pela dica Ana.
    Ate mais.
    bjãooo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário