sábado, 20 de março de 2010

Os Cafés de Paris na Agend@!

Os Cafés de Paris

Vista panoramica de Paris (fotos copiadas do google)
Os Cafés de Paris
Ana Marly de Oliveira Jacobino

A luminosidade se alonga e se espreguiça nos céus nos verões em Paris. No Sena os bateaux-mouches navegam sonolentos. Os odores rasgam o ar quente para serem aspirados pelas narinas dos passantes desavisados. Odores que nada lembram as ruas fétidas de Paris de dois séculos atrás.

O cheiro do café parecia entoar um hino de alegria! Brasileiro que se preza não fica sem um café. Os Cafés pululam pelas esquinas de Paris. Ricardo acaba de sair do Museu do Louvre. Na altura da 6 rue de L'Amiral Coligny em frente ao Louvre algo lhe chama a atenção. Um prédio charmoso o envolve. O seu estilo londrino destoa do estilo francês; mas, não tira o seu charme.

Um bar, café, restaurante com uma biblioteca de sacudir o coração e o cérebro de um amante da leitura; para, bem a frente do moço. Um café com gosto de literatura! No happy hour fica difícil encontrar uma mesa. Consegue uma mesa ao lado de uma janela.

O interior de Lê Fumoir revela no seu longo balcão de madeira escura um clima de mistério. Suas luzes amareladas fazem um jogo de claro e escuro intimista. Os espelhos refletem a vidraria expondo os copos, como se estivessem iluminados.As prateleiras repletas de livros adicionam um visual litero-gustativo aos fregueses. As luminárias pendentes do alto das prateleiras aquecem o ambiente. Lustres parecem cair dos tetos por sobre as mesas trazendo aos olhos do leitor, a facilidade da leitura.

Ricardo ouve o som de contrabaixo na sua barriga. Fome! Acaba de lembrar que tomou o café de manhã, e, depois não comeu mais nada. Nada! Senta-se à mesa perto da janela, com um livro nas mãos. Recebe o cardápio de um garçom nada sorridente.

A fome o impeliu e a escolha foi rápida: um suco de manga, laranja e abricot. O garçom trás a mesa uma tigela, com uma água quente, galhinhos de alecrim, pétalas de rosa e salsinha seca.

“Nossa! Que sopinha rala. Tenho certeza, que não pedi.”

O estomago ronca. O jovem olha a tal sopinha sem graça. Coloca mais sal e a toma com sofreguidão.
Volta a olhar o cardápio e escolhe uma sopa de mâche. Tenta descobrir; qual é o tipo de folha da composição da sopa? Não consegue!
“Essa tem mais sustância!”
Ainda com fome faz outro pedido em seu francês- aportuguesado para o garçom mal humorado.
“Une tartine de saumon fumé, crème, fromage de chèvre et de tranches de carottes."

Como as porções são pequenas, a fome não se aplaca. Levanta a mão para o garçom e pede uma salada acompanhada de sanduíches e patês.
“Accompagné d'une salade de sandwichs et des patês, s'il vous plaît”.

Satisfeito pede a conta.

A demora o assusta. Lembra que não prestou atenção no preço dos pratos do cardápio. A fome embaçou a sua razão.

O garçom entrega a conta. Ele parece entrever um sorriso maroto nos lábios do bendito.

Corre os olhos pela conta: entrada: 30 euros. Soupe: 12 euros. jus : 5 euros. Plat principal: 50 euros. Tipping: 15%: O cérebro soma com uma rapidez estonteante: 97 + 15% da gorjeta=111, 55 euros?

“Nossa! Como? Quanto? É demais!”
Embasbacado, revisita a conta para conferir. Tudo certo. Ricardo pensa que a sopa aguada é que faz a conta crescer.
Um casal sentado a mesa ao lado, também, recebe a tal sopinha de galhos e pétalas. Antes de chamar o garçom para perguntar o preço da tal sopa, algo inacreditável , acontece!
Os franceses lavam as pontas dos dedos na sopa e os enxugam nas pontas dos guardanapos.


Nos cafés de Paris


NOVA DIRETORA DO MUSEU PRUDENTE DE MORAES DE PIRACICABA

Maria Antonieta Sachs Mendes é a nova diretora do Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes”, municipalizado em dezembro de 2009. A nomeação de Tô Mendes, como é conhecida, ocorreu no último dia 18 pelo prefeito Barjas Negri. Ela assume seu novo cargo em 1º de Abril.
Tô Mendes é funcionária pública municipal, concursada, desde 1981. Trabalha na Secretaria da Ação Cultural -SEMAC desde sua chegada à Prefeitura.

Sobre seus projetos para o Museu, disse que embora a nomeação tenha sido uma surpresa, já pensa em deixar o espaço mais dinâmico, pois para ela o Museu “Prudente de Moraes” é um significativo núcleo de turismo e cultura da cidade e região.
De acordo com a secretária da Ação Cultural Rosângela Rizzolo Camolese, os 25 anos de trabalho de Tô Mendes na cultura e suas responsabilidades com o acervo do Salão Internacional de Humor foram valiosos na indicação de seu nome para assumir a direção do Museu “Prudente de Moraes.” “Ela terá a missão de fazer com que o Museu seja cada vez mais visitado pelos piracicabanos e por moradores de cidades da região. Queremos oferecer atrativos de qualidade, como oficinas, apresentações musicais, exposições, intercâmbio com outros museus, fazer com que a população conheça a importância de Prudente de Moraes para sua época e para a cidade.”

2 comentários:

  1. Amiga.

    Penso que Paris é uma cidade que povoa
    nossos corações poéticos.
    Alimento do espírito e da cultura.
    Tributo ao belo e ao essencial a vida.

    Lindas lembranças...

    Que o teu coração sempre seja casa de alegria.

    ResponderExcluir
  2. Ciao amica, Parigi è molto bella.
    Grazie della tua poesia.
    Buona primavera!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário