terça-feira, 16 de março de 2010

Arte, Música, Literatura. Teatro e muito mais...Agend@"

Venha ao "Sarau da Carmem Miranda "


Carmem Miranda carinhosamente apelidada pela imprensa nova-iorquina de "The Brazilian Bombshell". Ao contrário de diversas traduções, "bombshell" não quer dizer "bomba" em português — na gíria americana, "bombshell" significa uma "explosão", mas no sentido de uma grande surpresa — então, a tradução certa seria "A Grande Surpresa Brasileira" ou "A Explosão Brasileira". No Brasil, anos antes, recebera outro apelido, A Pequena Notável, que lhe fora dado pelo locutor César Ladeira, da extinta Mayrink Veiga, e que pegou de tal maneira, que ela passou a ser assim apresentada nos seus shows.
Tinha apenas 46 anos. Já contratada pela 2Oth Century-Fox pelo prazo de sete anos, Carmen vai a Hollywood para filmar Uma Noite no Rio com grandes nomes da época, como Alice Faye e Don Ameche. Desta vez, não era apenas cantora, mas uma verdadeira atriz, com cenas de amor duplas com Ameche, que fazia o papel de um cantor americano e seu sósia, um barão brasiíeiro.

Então, repetiu-se o fenômeno: ela, que jamais havia tido aulas de canto ou dança e que se tornara mestre (ou maestrina) nos dois setores, acabou se saindo muito bem como atriz, embora nunca tivesse recebido lições de arte dramática.

No seu funeral, no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1955, o famoso carrilhão da Mesbla, na Cinelândia — perante quase um milhão de pessoas acompanhando o féretro— tocou o dia inteiro Taí, Adeus Batucada, Boneca de Piche, O Que é Que a Baiana Tem? e diversas outras músicas de Carmen, terminando com a tradicional Ave Maria de Schubert (uma das favoritas dela), que era executada todas as tardes, às 18 horas.

Textos extraídos do livro "O ABC de Carmen Miranda",de Dulce Damasceno de Brito Companhia Editora Nacional, 1986

No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP

Dia: 16 de Março (Terça-feira)

Horário: 19h30 às 21h30

Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)

Classificação: Livre
Venha para o Sarau Literário Piracicabano e conheça as beleza naturais de Piracicaba
Ivana M. Altafim em sua leitura expressiva

Elda N. S. Cobra interpretando a sua poesia

Leda Coletti no Sarau de Fevereiro

Daniel Valim em sua participação

A força da música de Ana Lucia Stipp Paterniani (flauta transversal e voz), Carlos Roberto Furlan (violão e voz), Suzi Furlan (voz); Mauro de Moraes( violão, percussão e voz), José Carlos Gregório (violão e voz).

A força do público que participa do sarau.

Também a performance teatral: "A TRANSFORMAÇÃO"_ num ato espetacular; o quanto Carmem Miranda contribuiu para a saúde dos brasileiros. No elenco: Palhaça Xoanet (Bêne) e Palhaça Xarlet (Livia)

Roseane Luppi a homenageada do Sarau Literário Piracicabano desta Terça-feira vai homenagear Carmem Miranda cantando sucessos da "Pequena Notavel". Outro homenageado é Galvani Luppi, artista plástico, psicológo e músico do Sarau.


Sarau Literário Piracicabano

No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP
Dia: 16 de Março (Terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre

4 comentários:

  1. Deve ter sido muito legal com todas as outras edições!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ana Marly,
    Eu adorei o Iva que você deixou lá no blog, obrigada pelas felicitações. Como a Chica disse o Sarau do dia 16/03 com certeza foi um sucesso. Vamos aguardar as fotos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Marly,

    Obrigada pela visita e comentário, e também um bonito texto sobre Carmem Miranda e algumas das coisas desconhecia completamente, apareça sempre, eu irei aparecendo por aqui,

    Um beijinho,
    José.

    ResponderExcluir
  4. Ana, fiquei muito feliz com a grandiosa mensagem deixada em meu Blog, fiz um passeio maravilhoso por aqui,parabéns, está muito lindo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário