domingo, 11 de novembro de 2012

Pink Floyd: a filosofia nas letras das suas composições...

Aprendi a gostar do Pink Floyd de tanto ouvir meu marido, e, depois meu filho escutá-lo... Díficil, para uma ouvinte da boa Música Popular Brasileira interagir com sua música  Psicodélica e Progressiva. eles venceram e aqui estou, hoje, homenageando o Pink Floyd no Agenda Cultural Piracicabana. Ouça... você vai gostar!      Ana Marly de Oliveira Jacobino
                              Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond
 http://www.youtube.com/watch?v=BLKiMbC6s2k&feature=fvst
Ficheiro:Pinkfloyd.png 
 Formação clássica do Pink Floyd: Roger Waters e David Gilmour (acima). Nick Mason e Richard Wright (abaixo).  
           Shine On You Crazy Diamond_ Brilhe seu Diamante Louco (Pink Floyd)
Lembra quando você era novo?
Você brilhou como o sol.
Brilhe seu diamante louco
Agora há um olhar em seus olhos
Como buracos negros no céu,
Brilhe, diamante louco
Você foi surpreendido pelo fogo cruzado
Da infância e do estrelato
Fundido na brisa de aço.
Venha, alvo de risos distantes
Venha, seu desconhecido, sua lenda,
seu mártir, e brilhe!
Você alcançou o segredo cedo demais,
Você chorou para a lua.
Brilhe, diamante louco.
Ameaçado pelas sombras da noite,
E exposto a luz.
Brilhe, diamante louco
Bem, você desgastou suas boas vindas
Com precisão aleatória,
Cavalgou na brisa de aço.
Venha sonhador, você visionário,
Venha pintor, em você flautista,
prisioneiro, e brilhe!
Ninguém sabe onde você está,
Quão perto ou longe.
Brilhe, diamante louco.
Empilhe muitas camadas a mais
E estaremos nos unindo lá.
Brilhe, diamante louco.
E nós nos aqueceremos na sombra
Do triunfo de ontem,
E velejaremos na brisa de aço.
Venha menino,
Ganhador e perdedor,
Venha mineiro da verdade e da ilusão,
E brilhe!
 Pink Floyd tocando Dark Side of the Moon num show na Earls Court (1973). A partir da esquerda: David Gilmour, Nick Mason, Dick Parry  e Roger Waters.
 O Pink Floyd surgiu de uma banda de rock formada em1964 que teve vários nomes Quando a banda se separou, alguns membros - os guitarristas Rado e Roger Waters, o baterista Nick Mason e o instrumentista de sopro, Rick Wright-formaram uma nova banda, chamada "Tea Set". Depois de um pequeno período com o vocalista Chris Dennis, o guitarrista e vocalista Sid Barret se juntou a banda, com Waters mudando para o baixo .
Quando os Tea Set descobriram que outra banda tinha esse mesmo nome, Barrett deu a ideia de um nome alternativo, Pink Floyd Sound, em homenagem aos músicos de blues Pinhk Anderson eFloyd Concill.  
http://www.youtube.com/watch?v=xYxY_P8Vn3k&feature=fvwp&NR=1
 Enquanto a banda se tornava mais popular, o stress da vida na estrada e o consumo relevante de drogas de Syd Barrett deteriorou sua saúde mental. O comportamento de Barrett foi se tornando cada vez mais imprevisível e estranho, fato atribuído ao constante uso de LSD Conta-se que às vezes ele ficava encarando algum ponto, enquanto a banda tocava; durante algumas apresentações, ele somente tocaria um acorde durante o show inteiro. Chegou um momento em que os outros membros da banda decidiram por simplesmente não levar mais Syd para os shows. Chamaram então o guitarrista David Gilmour, já conhecido de Barrett e Waters, e quem ensinou Syd a tocar guitarra, que se juntou à banda para ajudar Barrett com suas tarefas.
Depois de gravar dois álbuns solo em 1970 (co-produzido por, e as vezes com participações de Gilmour, Waters e Wright) com sucesso razoável, Barrett então foi para reclusão, ideia muitas vezes rebatida por sua família, que disse não ter sido exatamente assim. Novamente chamado pelo nome oficial, Roger Keith "Syd" Barrett, viveu uma vida pacata em sua cidade natal, Cambridge, até sua morte em 7 de Julho de 2006.
 
 Ouça Pink Floyd - Echoes: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=-KMpZaEF6g0&NR=1
Em uma história conhecida, um homem obeso, com cabeça e sobrancelhas inteiramente raspadas, andou pelo estúdio enquanto a banda mixava "Shine On You Crazy Diamond". A banda não o reconheceu por um tempo, quando de repente um deles percebeu que ele era Syd Barrett. Quando perguntado como ele chegou àquele peso, ele respondeu "Eu tenho uma frigideira grande na cozinha e eu estive comendo bastante carne de porco". Em uma entrevista em 2001 no documentário da BBC "Syd Barrett: Crazy Diamond" (lançado posteriormente em DVD como "The Pink Floyd Story and Syd Barrett Story"), a história é contada por inteira. Rick Wright disse sobre a sessão, dizendo "Uma coisa que fica na minha mente, que eu nunca esquecerei; eu estava indo para as sessões de Shine On. Eu fui ao estúdio e eu vi esse cara sentado no fundo do estúdio, ele estava distante, do mesmo jeito que eu de você. E eu não o reconheci. Eu disse -quem é aquele cara atrás de você?- -"Aquele é o Syd". Eu não acreditei… ele havia raspado todo seu cabelo…
 Em 10 de Maio de 2007, Roger Waters tocou em um concerto em homenagem ao Syd Barrett no Centro Barbican em Londres. Isso foi seguido de uma apresentação surpresa pelo Pink Floyd pós-Waters, com David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason de "Arnold Layne" para um estrondoso aplauso e uma ovação em pé. Mas esperanças de um próximo show de reunião com a formação clássica foi descartada quando Waters não tocou com o grupo. Roger Waters subiu ao palco aos gritos de "Pink Floyd!" ao qual ele respondeu "Mais tarde". Gilmour, Mason e Wright subiram ao palco aos gritos de "Roger Waters!" ao qual Gilmour respondeu educadamente, "Yeah, ele esteve aqui também, agora o resto de nós." 

The Dark Side of the Moon (1973)_ http://www.youtube.com/watch?v=328WhjAXpcs&feature=related
#### Youtube/ google/ Site Oficial/ Desde 1981, e durante dez anos, a fanzine "The Amazing Pudding" documentou as actividades da banda.
Sarau Literário Piracicabano
Biblioteca Municipal de Piracicaba_ dia 13 de Novembro_ 19h30 _Terça-feira_ 
Homenageados:
              Compositor e Instrumentista Baden Powell
13 DE Novembro_ ÀS 19h30_
Dança, Declamação, Música, Teatro e muito mais...
 
Compositor e Instrumentista Marcos Moraes

Entrada Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário