segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Baden Powell no Sarau Literário Piracicabano

20 de novembro _ Dia da Nacional da Consciência Negra        

A data de 20 de novembro foi marcada pela morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no ano de 1695. A criação desta data é muito relevante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Em um mundo de competição e individualismo, a diferença é motivo de discriminação e dominação. Já em um mundo de solidariedade, a diferença é motivo de enriquecimento e complementação. O Sarau Literário Piracicabano acolhe os movimentos sociais por escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por preconceitos e diferenças sociais. É um dia para todos pensarem na situação do negro, antes escravo e hoje ainda deixado de fora das oportunidades de trabalho e estudo no Brasil.

                                         Ana Marly de Oliveira Jacobino       

 


Baden Powell de Aquino nasceu no dia 06 de Agosto de 1937 em uma cidadezinha no norte do estado Fluminense chamada "Varre-e-Sai" e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de setembro de 2000. Ele nunca soube me dizer porquê a cidade tem esse nome, mas sempre falou dela com muito amor. Dizia que seu pai o havia ensinado a ter saudades de "Varre-e-Sai". Meu avô se chamava Lilo de Aquino, mas tinha o apelido de "Tic", era sapateiro de profissão e chef de escoteiro. Meu pai ganhou o nome de Baden Powell em homenagem ao fundador do escotismo: o General britânico Robert Thompsom S. S. Baden Powell. 

Baden Powell - Prelude in A minor  :http://www.youtube.com/watch?v=MVcz8IP3Ln4

  Com oito anos Baden se apaixonou por um violão que sua tia ganhara numa rifa. Ela não tocava nada e por isso o deixou pendurado na parede da sala. Baden ficava "namorando" o instrumento, mas era muito tímido pra pedir emprestado. Um dia não resistiu e pegou escondido o violão, enrolou-o em uma toalha e guardou debaixo da cama. Ficava descobrindo o som do instrumento e se encantando cada vez mais por ele, dizendo para si mesmo: "Eu vou tocar você!". Até que a mãe dele, limpando o quarto, achou o instrumento escondido e reagiu muito mal, exigindo que Baden o devolvesse a sua tia, coisa que ele se recusou. Quando "Seu Tic" chegou do trabalho, soube da história e entendeu que havia algum interesse se manifestando, ele decidiu iniciar o Baden nas primeiras posições de acordes do instrumento. Em poucas aulas Baden já havia esgotado o pouco conhecimento violonístico do pai e foi ecaminhado aos cuidados do Meira, grande mestre violonista que foi também professor de Rafael Rabello e Maurício Carrilho. Berimbau - Baden Powell_ http://www.youtube.com/watch?v=j1sok3vvsBE

 

Ainda durante a década de 60, Baden faz sua primeira visita à terra onde mais tarde se consagraria: a França. Na verdade, por motivos de força maior, Baden deixou de ir para os Estados Unidos, seu pai havia ficado muito doente e ele resolveu ficar no Brasil. Pouco tempo depois o “seu Tic” faleceu, deixando a lembrança de um Velho amigo, à quem Baden dedicou uma canção homônima, com letra do Vinicius. 
Baden Powell trilhou um caminho de sucesso, respeitado e reverenciado por sua musicalidade e genialidade como instrumentista. Ganhou reconhecimento mundial, deixando seus acordes gravados no coração de vários fãs pelo mundo. Gravou mais de 70 discos e recebeu diversos prêmios pelo conjunto de sua obra, deixando um imenso legado a todos os músicos e amantes da música. Sua influência é marcante e está presente nas novas gerações de músicos, contribuindo para a evolução da música brasileira.
BADEN POWELL - ASA BRANCA _http://www.youtube.com/watch?v=vGcdcOFPVwE&feature=endscreen&NR=1 
 Marcos Moraes é violonista, bandolinista, compositor e arranjador. Estuda música desde os dez anos de idade. 
Multinstrumentista, toca também guitarra, cavaquinho, viola e violão tenor. Influenciado pelo pai iniciou seus estudos musicais aos 10 anos tendo aulas de cavaquinho com o músico Alessandro Penezzi. Começou a tocar profissionalmente em 1994, ao lado de seu professor Alessandro Penezzi, fazendo participações em suas apresentações. Menino, com apenas 10 anos, chamava a atenção, não somente pela pouca idade, mas pela técnica e facilidade com que executava os choros e sambas de grandes compositores como Waldir Azevedo e Jacob do bandolim.

Vou deitar e rolar - Baden Powell/Paulo César Pinheiro_ http://www.youtube.com/watch?v=AUUj-hwxJJ4

Este ano Moraes completa 18 anos como músico, tendo tocado ao lado de nomes como: Hermeto Pascoal, Toninho Ferragutti, Noite ilustrada, Monarco da Portela e Alessandro Penezzi. O músico participou de inúmeros grupos importantes da cidade com destaque para  o trio Choro de Prima, Big Band Pirajazz, o grupo Som Brasileiro e Alessandro e Cia do Choro.

 Samba Novo - Baden Powell _http://www.youtube.com/watch?v=yQaxGW1TPb0

Sarau Literário Piracicabano
Biblioteca Municipal de Piracicaba_ dia 13 de Novembro_ 19h30 _Terça-feira_ 
Homenageados:
              Compositor e Instrumentista Baden Powell
Compositor e Instrumentista Marcos Moraes
Entrada Gratis
                                                                            youtube/ google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário