quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fica sempre um pouco de perfume...

Lucila e Ana Marly
"Para Lucila Calheiros Sivestre uma apaixonada pelos livros o nosso muito obrigada pelos serviços prestados a Biblioteca Pública Municipal. a literatura agradece!
Foto do prédio novo da Biblioteca Pública Municipal construida ainda na direção de Lucila C. Silvestre

 Amor, Amizade, Competência, Trabalho: é o seu nome...
                                            Ana Marly de Oliveira Jacobino
O que nos uniu foi a Literatura! Eu vinha concretizando um sonho utópico, incentivada que fui por duas amigas da minha mais alta estima: Heloisa e Liége. Passava por grandes dificuldades com minha saúde, e, elas, me abraçaram e a Literatura nos abraçou. E, deste modo o Sarau Literário Piracicabano começou. Sem local para reuniões fazíamos dos cafés e lanchonetes nossos parceiros. Para fazer as pesquisas dos literatos homenageados procurava os livros na Biblioteca do Seminário Seráfico e na Biblioteca Municipal. E, deste modo entre uma palavra e outra, ela foi chegando de mansinho... Mostrando competência numa paradoxal solitude amorosa, claro, que não foi difícil ficar sua amiga, e mais do que isto, vibrarmos pela mesma paixão: os livros!
Está não é a primeira vez que escrevo sobre ela, outras vezes solicitei das nossas vivências para fazer das palavras motivos para homenageá-la, inclusive no próprio sarau. Ela sabia as dificuldades de incentivar a propagação da literatura para toda a sociedade piracicabana, e, por isso, colaborou com o nosso trabalho. Sim, nosso trabalho, ela não excluiu ninguém relacionado ou não com os grupos literários. A Biblioteca e ela sempre estavam nos esperando!
O movimento literário cresceu e se expandiu e a sua receptividade foi à força para que fossemos em frente, mesmo diante dos obstáculos que não foram e não são poucos. Dia destes, ela, me contou que estava deixando o cargo. Fiquei atônita! Algo ruiu dentro de mim. Como?! Afinal, treze anos há frente de tantos eventos fica difícil dizer adeus. Olhei nos seus olhos e vi que eles estavam tranqüilos mostrando aquela satisfação do dever cumprido. Sequei minhas lágrimas, abençoei seu trabalho, certa que ela vai alçar outros vôos sem esquecer-se da importância dos livros nas nossas vidas.
Lucila Calheiros Silvestre, o seu trabalho como um todo, além dos treze anos a frente da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” dignifica toda a classe do funcionalismo público, tanto que isto é verdade, que o Sarau Literário Piracicabano no dia 14 de Fevereiro irá homenagear todos os “Funcionários da Biblioteca”, incluindo você, fiel escudeira das letras, junto a um dos nossos maiores compositores da nossa MPB: “Ary Barroso”. Ah! Para fechar com “chave de ouro”, o seu trabalho diante da direção, e em conjunto com os funcionários da Biblioteca Municipal, o tema do sarau: “Sempre é Carnaval! Sempre é Alegria!”.
Para você, Lucila Calheiros Silvestre e aos Amigos-Funcionários da nossa Biblioteca Pública Municipal fica as palavras de sabedoria do nosso poeta-filósofo Mário Quintana :
“Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano Vive uma louca chamada Esperança E ela pensa que quando todas as sirenas Todas as buzinas Todos os reco-recos tocarem Atira-se E — ó delicioso vôo! Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada, Outra vez criança... E em torno dela indagará o povo: — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? E ela lhes dirá (É preciso dizer-lhes tudo de novo!). Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam: — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA.”
 Lucila no lançamento do livro do escritor Otacílio
 fotos Ana Marly e google

3 comentários:

  1. Li o artigo hoje em A Tribuna, belo e encantador, como a autora e a homenageada. Lucila vai deixar saudades, uma pessoa além de profissional, determinada e humilde. Mais uma vez parabéns pelo texto!

    Rodrigo Alves

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido amigo Rodrigo pelo seu carinho e pela leitura deste artigo-homenagem que fiz a Lucila. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Você também só conseguiu postar como Anônimo? Quando postei o meu comentário achei que não tivesse conseguido me identificar porque estava no iPad. Mas aqui pelo computador comum está com o mesmo problema. Vamos ver se volta ao normal no fim de semana! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário