terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Elis Regina; 30 anos sem a sua "Voz tão Bela"...

"Ei, tem jangada no mar.Eh! eh! eh! Hoje tem arrastão" ainda tenho na minha memória Elis Regina com o seu cabelo preso como bolo de noiva, vestido branco (feito de renda), e os braços levantados cantando no festival, marcou! Eu, uma criança fiz daquele momento uma marca na minha vida. Pude acompanhar com a minha família os festivais fazendo história, graças a participação do meu tio Maestro Marconi Campos da Silva componente do Trio Marayá... Quanta história! Quantos compositores! Quanta beleza musical! O país sofria com o regime militar e a música crescia em importância e qualidade! Na contramão da violência as flores das palavras dos nossos compositores!""      Ana Marly de OLiveira Jacobino
 "Arrastão", que venceu o I Festival de Música Brasileira, realizado pela extinta TV Excelsior e alçou tanto Elis quanto Edu Lobo ao sucesso nacional, em 1965.
                           Veja o video histórico:
                                            http://youtu.be/oqsR46k-FM0
 Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre em 7 de março de 1945 e morreu  em São Paulo no dia  19 de janeiro de 1982. Elis foi uma das maiores intérpretes brasileira. Conhecida por sua presença de palco marcante e com a sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. E para os críticos mundiais uma das três mais bela voz do século XX.
          Vibre com Elis Regina e Wilson Simonal: Vem Balançar (1966)
 Elis Regina aventurou-se por muitos gêneros; da MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock ao jazz. Interpretando canções como "Madalena", "Como Nossos Pais", "O Bêbado e a Equilibrista", "Querelas do Brasil", que ainda continuam famosas e memoráveis, registrou momentos de felicidade, amor, tristeza, patriotismo e ditadura militar no país. Ao longo de toda sua carreira, cantou canções de músicos até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Renato Teixeira, Aldir Blanc, João Bosco, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical brasileiro. Entre outras parcerias, é célebre os duetos que teve com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal, Rita Lee, Chico Buarque—que quase foi lançado por ela não fosse Nara Leão ter o gravado antes—e, por fim, seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita. Mariano também ajudou-a a arranjar muitas músicas antigas e dar novas roupagens a elas, como com "É Com Esse Que Eu Vou".

                        Ouça Elis Regina cantando: O Bebado e A Equilibrista
                               http://youtu.be/6kVBqefGcf4
                             Elis Regina e o genial tom Jobim:
                                                       http://youtu.be/srfP2JlH6ls
Fã incondicional de Angela Maria, a quem prestou várias homenagens. Em 1968, uma viagem à Europa a lança no eixo musical internacional, conquistando grande sucesso, principalmente no Olympia de Paris, onde se tornou a primeira artista a se apresentar duas vezes num mesmo ano, naquela que é a mais antiga sala de espetáculos musicais de Paris.
 Elis foi quem  lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros. Um dos grandes admiradores, Milton Nascimento, a elegeu musa inspiradora e a ela dedicou inúmeras composições.
                Elis e Tom - Corcovado - 1974
                           http://youtu.be/W6hEHSy_J3g

                        Elis Regina e Zimbo Trio em foto histórica
Elis Regina e Zimbo Trio - Zambi :
http://youtu.be/pslyNiMbUaE
 Vinicius de Moraes teve 20 de suas composições gravadas por Elis. As já citadas quatro em parceria com Edu Lobo, mais sete com melodias de Baden Powell – entre elas, "Canto de Ossanha" –, oito compostas junto com Tom Jobim, cinco delas no disco "Elis & Tom", além de "Valsa de Eurídice", música e letra de Vinicius.

ELIS REGINA -SAMBA DO AVIÃO -(Tom Jobim e Vinícius de Moraes) - TV ALEMÃ -1972 -VS. INGLÊS.
                          http://youtu.be/nzf6a5Or2j8

“Vamos embora. Ela não vem.Ela está muito ocupada com outras coisas, imagina se vai ter tempo pra mim”. Quando Elis finalmente chegou a Botafogo, deu um longo abraço em Adoniran e entrou sem demora no estúdio para realizar o primeiro ensaio de “Tiro ao Álvaro”. O veterano artista olhou para Elifas, incrédulo: “E não é que ela veio mesmo, rapaz?”
                     Elis Regina & Adoniran Barbosa - Tiro ao Àlvaro:
                http://youtu.be/lpEAQg6LEtg


 Elis Regina tinha um temperamento complicado, explosivo e, muitas vezes, infelizfaleceu aos 36 anos de idade em 19 de  Janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, e bebida alcoólica. Contradições de uma vida movimentada pela genialidade!

Elis Regina Por Ela Mesma. (1995) Org. Osny Arashiro. São Paulo: Martin Claret. 2.ed. rev. 2004. 229p. ISBN 8572320857.

O Melhor de Elis Regina. (2003) Melodias cifradas com as letras de 28 músicas do repertório de Elis Regina. Ed. Irmãos Vitale.
Osny Arashiro, Elis Regina por ela mesma. M. Claret, 1995
                                                         A Poesia esta de luto

Nasceu na Fazenda Cruz de São Miguel, município de Bom Conselho, estado de Pernambuco, no dia 18 de setembro de 1938. Filha de Pedro Feitoza  de Lima e de D. Joanira Feitoza de Lima (falecidos). Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Santana”, de São Paulo. Assídua colaboradora da Imprensa. Pertence à Casa do Poeta de São Paulo, União  Brasileira de Escritores (UBE-SP), União Brasileira de  trovadores (UBT-SP), Clube da Simpatia-Olhão-Portugal, Casa de Francisca Júlia, da cidade de  Eldorado (SP), Movimento Poético em São Paulo e outras. Faz parte de várias coletâneas.Premiada em vários concursos de trova,poesias e haicais.Atual vice-presidente da Casa do Poeta "Lampião de Gás" de São Paulo.Colaborou com poesia em vários programas de Rádio."Saudade Também  tem Hora",na extinta Rádio Excelsior de São Paulo,do  radialista Délio Santos;Rádio Piratininga  de São Paulo, e Rádio Mulher, nos de Silvana Aguiar. Na Rádio Cometa,de São Paulo,dizia poesias em  um programa que a Casa do Poeta apresentava.Algumas vezes foi ao programa de  Valdir Brambila, na Rádio Nacional de São Paulo, atual Rádio Globo.Em inúmeras ocasiões disse poesias no "Cantinho Poético ",de Maria de Lourdes Macedo,poetisa  que ficou mais de vinte anos,na Rádio São Paulo.Também colaborou no "Velho Realejo" do radialista , Salomão Júnior. No programa de Alexandre Nemeth, na  Rádio Gazeta de São Paulo.
 fotos google
youtube

2 comentários:

  1. Linda esta foto da Elis de vermelho. Na sexta o Jornal da Globo fez uma matéria sua a sua trajetória, mas achei meio pobrinha por ter a assinatura de Nelson Motta, que trabalhou com Elis.

    Veja a matéria. Grande abraço!

    http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/01/elis-regina-continua-como-referencia-entre-cantoras-brasileiras.html

    Rodrigo Alves

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Elis virou um mito, e, ainda vica ela não soube carregar esta onda de ser considerada excepcional teve uma vida repleta de desatinos e de bom senso. Difícil viver assim, não é mesmo? Obrigada pela visita! Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário