quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Livros que marcaram a história...

"A contribuição destes livros para a cultura ocidental é marcado pela interação do leitor com a sociedade em que está inserido, então, com o passar dos séculos ficou mais fácil compreender a sua importância nos costumes, e, de como ainda hoje, eles marcam os seus leitores!"
                                            Ana Marly de Oliveira Jacobino
A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero, que julga ter vivido por volta do século VIII a.C, na Jônia (lugar que hoje é uma região da Turquia), e constituem os mais antigos documentos literários gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias. Ainda hoje, contudo, se discute a sua autoria, a existência real de Homero, e se estas duas obras teriam sido compostas pela mesma pessoa. A Ilíada é constituída por 15.693 versos em hexâmetro dactílico, que é a forma tradicional da poesia épica grega, e foi elaborada num dialeto literário artificial do grego antigo que nunca foi de fato falado, composto de elementos de outros dialetos.

             Odisséia: O poema relata o regresso do protagonista, um herói da Guerra de Troia, Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana). Como se diz na proposição, é a história do “herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”. Odisseu leva dezessete anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.HOMERO. Ilíada. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1969.

 A Divina Comédia, Dante Alighieri, 1321 é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e da mundial, escrita por Dante Alighieri, e que é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens.                   
Saiba + : A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje, seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da terra santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do Mar Morto onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela mecânica celeste e os cenários comentados por Dante num poema que envolve todos os personagens bíblicos do antigo ao novo testamento são costumeiramente encontrados nas entranhas do inferno sendo que os personagens principais da Divina Comédia são o próprio autor, Dante Alighieri, que realiza uma jornada espiritual pelos três reinos do além-túmulo, e seu guia e mentor nessa empreitada é Virgílio o próprio autor da Eneida.

As viagens de Gulliver, Jonathan Swift, 1726 : narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
          Na segunda parte, Gulliver conheceu Brobdingnag.Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.
         Já na terceira parte Na ilha Flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlanda e a imortalidade, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.
         Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.
         No final Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm
   Assista ao filme: Gulliver's Travels (2010) Versão planejada para as aventuras de Gulliver em Lilliput, estrelando Jack Black, Billy Connolly, James Corden, Amanda Peet, Chris O'Dowd
Orgulho e Preconceito, Jane Austen, 1813, o universo do livro é o mesmo da Inglaterra rural e das caçadoras de marido que consagrou Austen como hábil cronista do cotidiano de seu tempo. Jane fala com desenvoltura do amor, do desejo reprimido, da energia feminina, da sensualidade aprisionada em espartilhos que mal deixavam as damas respirarem. Por baixo da maquiagem e das incontáveis peças de roupa que impediam o contato mais direto de homens e mulheres.
            Os personagens seguram a história, pouco rica em descrições de paisagens. pois Jane Austen é a autora que fala de dentro para fora e não de fora para dentro. Não é o lugar que molda as pessoas, mas seus conflitos psicológicos, seus embates entre fé e razão. A luta não se dá contra a natureza selvagem, mas contra a natureza humana e as convenções que aprisionam e frustram. A redenção, – oh romântica Jane -, se dá pelo amor verdadeiro, um amor capaz de vencer o orgulho da casta e o preconceito do julgamento precipitado.
               Assista ao filme: Orgulho e Preconceito (Price and Prejudice, Inglaterra, França, EUA, 2005
                                        Rumo ao Farol_ Virginia Woolf , 1927
A história começa com a família Ramsay e amigos de férias numa ilha nas costas da Escócia durante a Primeira Guerra. Anos depois, os sobreviventes se encontram no mesmo lugar, e as evocações do que foram são inevitáveis. Virginia dizia que o casal do romance, publicado em 1927, fora baseado em seus pais: a mulher mandona e radiante, e o marido egoísta.
        Virginia Woolf foi uma das principais inovadoras da prosa inglesa no século 20.

HOMERO. A Ilíada. Trad. Fernando C. de Araújo Gomes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. (12a. ed., 2005)
Gonçalves, Maria Isabel Rebelo, Épica, Épicas, Épica Camoniana, Lisboa, Cosmos, 1997.
Premiado sítio dedicado à Comédia, por Helder L. S. da Rocha
Internet Archive: Details: Gulliver's Travels
fotos google
youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário