sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dia 13, sexta-feira -"Vamos Caçar o Saci" no Museu H.P.Prudente de Moraes

"Uma oportunidade ímpar poder ir ao "Museu Prudente de Moraes", com as crianças nestas férias, andar por suas salas amplas a procura do Saci e dos personagens do Sítio do Piaca Pau Amarelo. Valorizar todo esse mundo de fantasia criado por um brasileiro é valorizar a história sensacional, que cerca os nossos mitos e crendices. Monteiro Lobato soube como ninguém escrever sobre esse mundo de fantasia e imaginação. Salve Monteiro Lobato! O que você está esperando para ir correndo até lá!            Ana Marly de Oliveira Jacobino
Museu H. P. Prudente de Moraes
Rua Santo Antônio, 641 - Centro - Piracicaba/SP
(19)3432-2148 / (19)3422-3069
mprudentedemoraes@ig.com.br
mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br
Ouça o tema do Sítio do Pica Pau Amarelo e cante com as crianças na visita ao Museu Prudente. Um mundo de fantasia está por lá!
A adaptação televisiva da obra de Monteiro Lobato teve um enorme sucesso e faz ainda hoje parte do nosso imaginário colectivo. Personagens inesquecíveis, histórias maravilhosas, uma banda sonora de grande qualidade (Dorival Caymmi, Chico Buarque, Francis Hime, Ivan Lins, João Bosco...)


Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
Rios de prata piratas
Voo sideral na mata
Universo paralelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)

Cante junto com gilberto Gil:
http://youtu.be/WaPC0QFZebY
O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.

A obra é das mais originais da literatura infanto-juvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.
Em 1920, durante uma partida de xadrez com Toledo Malta, este contou a Lobato a história de um peixinho que, saído do mar, desaprendeu a nadar e morreu afogado. Lobato diz que perdeu a partida porque o peixinho não parava de nadar em suas ideias, tanto que logo sentou-se à maquina e escreveu A História do Peixinho Que Morreu Afogado. Este conto, deu origem ao livro A menina do narizinho arrebitado que não é nada mais, nada menos do que a origem do Sítio do Picapau Amarelo. Até hoje os pesquisadores buscam o conto, já que Lobato não se lembrava de onde o publicou.

A Rede Globo anunciou que está produzindo em parceria com a produtora Mixer uma nova versão do Sítio do Picapau Amarelo totalmente animada. Já estão confirmados 26 episódios com 11 minutos cada para a primeira temporada da série, com lançamento previsto para meados de 2012. Uma das grandes novidades será a inserção de trilha sonora composta por músicas infantis nas vozes de cantores famosos como Xuxa, Ivete Sangalo, Pe Lanza e Gilberto Gil.
A obra de Monteiro Lobato foi exportada para outros países: Argentina, Itália, e Rússia, entre outros. Na Itália foi lançado em 1944 o livro Nasino mas, na Argentina, foram lançadas todas suas obras.
 
fotos google
http://sitio.globo.com/
youtube

3 comentários:

  1. Recebi da Caríssima Maria Antonieta Sachs Mendes

    Diretora: Museu H. P. Prudente de Moraes

    Que lindo, ANA!
    Adorei...
    Muito obrigada!!!
    Apareça, você também, para desfrutar desse mundo maravilhoso do "duende" genuinamente brasileiro - O SACI, de Monteiro Lobato e seus personagens!!!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Eu sempre vou amar tudo referente à literatura de Monteiro Lobato. Até hoje eu me emociono ao assistir o Sitio do Pica-Pau Amarelo.
    Adoro quando minha filha tem oportunidade de ver alguns seriados, nao importa o tempo que foi realizado, todos foram feitos com carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E vamos mostrar para as nossas crianças a riqueza do nosso folclore e da nossa literatura. Viva Monteiro Lobato, Thales de Andrade e tantos outros que foram pioneiros na Literatura Infantil aqui no nosso Brasil. Obrigada pela visita! Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário