sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lenine: O Poeta da Música se eleva e...

revela nos seus versos a beleza da sua alma poética. Indiferente aos ruídos do mundo o "Poeta Lenine" transcende o nirvana e mostra todo o explendor da luz em suas composições. Se ele escreve bem? Ele é excepcional: "De todos os meus CDs, elejo o "Olho de Peixe" como o mais importante de minha carreira, porque foi com ele que eu descobri que a música poderia me levar a qualquer lugar."
                                   Ana Marly de Oliveira Jacobino
                                                        Ouça "Olho de Peixe":
                                                                 http://youtu.be/-oAaUb8rl1w
Osvaldo Lenine Macedo Pimentel é pernambucano de Recife (2/2/1959), ouvia rock até os 17 anos, quando teve acesso ao disco "Clube da Esquina" de Milton Nascimento e assistiu a um show de Gilberto Gil. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e participou do festival MPB 81, da TV Globo, com sua música "Prova de Fogo".
                             Escute e vibre com Lenine:
http://youtu.be/LMbaAXfRgsY
A beleza de Recife inunda os olhos e a riqueza da sua cultura expõe nos seus museus e na sua gente....
                                              O Último Pôr-do-sol_ Lenine
A onda ainda quebra na praia,
Espumas se misturam com o vento.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sentindo saudades do que não foi
Lembrando até do que eu não vivi
pensando nós dois.
Eu lembro a concha em seu ouvido,
Trazendo o barulho do mar na areia.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sozinho olhando o sol morrer
Por entre as ruínas de santa cruz lembrando nós dois (...)
Filho de um velho comunista e de uma católica praticante, criou-se porém uma espécie de détente na família. Até os 8 anos, os filhos eram obrigados a ir à missa com a mãe. Depois disso, ficavam por conta do pai: Marx era leitura obrigatória. Aos domingos, ouvia-se música de todo tipo - canções napolitanas,  música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.
                 Gosto muito de Lenine  cantando "Todas Elas Juntas Num Só Ser":
http://youtu.be/y7KY5CO-bbA
 Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros.
Lenine  um cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico que orgulho em dizer: nordestino e brasileiro.
                                                            Medo - Lenine
Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna".
                                            Lenine - O que você faria
http://youtu.be/sOwkHMVEqqk
 Em 1982 lançou o primeiro LP, "Baque Solto", em parceria com Lula Quiroga. O segundo disco veio dez anos depois, em parceria com o percussionista Marcos Suzano: "Olho de Peixe".
A partir daí seu nome foi inscrito entre os renovadores da MPB que projetariam o gênero nos anos 90, já miscigenado a influências pop. Em 1997 saiu pela BMG seu primeiro disco solo, "O Dia em que Faremos Contato", com uma roupagem mais pop, misturando ritmos eletrônicos, influências nordestinas e samba. Dois anos depois lançou "Na Pressão", outro disco solo.


                              Roda Viva - Lenine - 23/01/2012 - Bloco 1
                                           http://youtu.be/oWNW02WF66Y
Segundo depoimento do próprio cantor: Lenine. Bio. Site oficial do artista. Página visitada em 15/10/2010.

↑ Lenine. Biografia
google
youtube

5 comentários:

  1. Querida amiga

    O mais recente CD do Lenine,
    é perfeito.
    Já ouviste?

    São artistas assim,
    que sobrevivendo aos Thelós, BBBs,
    e outras inutilidades,
    nos renovam a esperança
    e a fé no belo,
    no que faz sentido,
    no imenso poder da poesia...


    Que a chama da alegria
    esteja sempre acesa em ti.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia presidenta! Acabo de ler no Recanto seu texto sobre quando foste confundida. Que situação engraçada e inusitada. Dei muitas risadas...

    Lenine eh o CARA e a musica Paciência eh a minha preferida. Sempre a ouço quando estou agitado...

    Bjos mil!

    Rodrigo Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Aluisio e Lenine mostrou sua personalidade tranquila de home de bem e de amplo conhecimento ampliado ao lado do pai homem inteligente e grande leitor. Daí saiu esse Homem com "H" que o grande Lenine. Abraços POéticos desta CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

      Excluir
  3. Veja lá no Dando Nota o que eu fiz com a minha lista de blogs... Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha! O meu afilhado aqui me visitando fiquei feliz! Muito inusitado ser confundida com a nossa presidente, mesmo! Obrigada pela visita Rodrigo.Abraços POéticos desta CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário