quinta-feira, 15 de julho de 2010

Chile e Brasil irmanados na música e na poesia na Agend@!

(Lautaro), se deve a um líder mapuche e estrategista do século XVI, famoso por suas proezas na Guerra de Arauco. O nome vem de uma palavra composta que significa “falcão rápido”.

Foto: http://educasitios.educ.ar/grupo1032/?q=node/44

Até o próximo dia 17 Piracicaba sedia o Festival Internacional de Musica Erudita (FEIMPI). O evento é uma realização da Associação de Cultura Artística, em conjunto com a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural – SEMAC. Participam dele mais de 100 músicos jovens e adultos.
Na sexta-feira, 16, às 20h a Orquestra Sinfônica de Lautaro – Chile apresenta-se no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. No dia 17, às 20h, também no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” ocorrerá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Lautaro – Chile e da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Entrada franca. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do Teatro Municipal.



A maestrina Deisi Viveras Vera ao lado da sua filha (integrante da Orquestra de Lautaro)

A comitiva chilena está acompanhada pelo prefeito da cidade de Lautaro, Renato Hauri Gómez; cidade localizada na Província de Cautin, região de La Araucania, com população atual de 32.218 habitantes. Seu nome (Lautaro), se deve a um líder mapuche e estrategista do século XVI, famoso por suas proezas na Guerra de Arauco. O nome vem de uma palavra composta que significa “falcão rápido”.
Serviço: Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” - Av. Independência, 277. Fone (19) 3433-4952
                                 Marcos Vanceto para o Jornal Correio Piracicabano


A beleza dos Lagos Andinos no ´Chile é para se guardar na memória e no coração

La belleza de los lagos de Chile andinos es que se le mantenga en la memoria y el corazón




Gabriela Mistral nasceu numa pequena cidade do norte do Chile, Vicuña no dia 7 de abril de 1889. Seu nome verdadeiro era Lucila Godoy Alcayaga. Adotou o nome de Gabriela em homenagem ao poeta italiano Gabriele D’Annunzio e Mistral como forma de expressar sua admiração pelo poeta provençal Frederic Mistral. Foi à primeira figura literária feminina a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1945, no continente americano. O Prêmio transformou-a em figura de destaque na literatura internacional e a levou a viajar por todo o mundo e representar seu país em comissões culturais das Nações Unidas, até falecer em Hempstead, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em janeiro-1957.

Poema de Gabriela Mistral.


Somos culpados de muitos erros e muitas falhas,mas nosso pior crime é abandonar as crianças,desprezando a fonte da vida.
Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não pode.
É exatamente agora que seus ossos estão se formando,seu sangue é produzido, e seus sentidos estão se desenvolvendo.
Para ela não podemos responder "Amanhã"

Paisagem dos arredores da Cidade de Lautaro no Chile


Pablo Neruda (12 deJulho de1904-1973), poeta, chileno e universal.



"Daquelas terras, daquela argila, daquele silêncio, sai para andar e a cantar pelo mundo."


Neruda foi um dos maiores poetas da literatura contemporânea, cantou o amor, a angústia e versos políticos e de preocupações sociais.
Foi um defensor da América Latina, Embaixador e Senador chileno. Lutou ideologicamente contra o presidente repressor Gabriel González Videla. "Carta íntima para milhões de homens", é uma denuncia as traições e os crimes de Videla, como Senador proferiu o famoso discurso "Eu Acuso" e escreveu "Canto Geral".

Bibliografia:  Pablo Neruda - Presente de um Poeta - Tradução de Thiago de Mello


SOS MULHERES BRASILEIRAS


Precisa um caso de repercussão como a do goleiro Bruno para nos conscientizarmos da violência contra a mulher. Dez mulheres são mortas por dia no país. 40.000 mulheres foram assassinadas por amantes, namorados, maridos..., no ano de 2009 no Brasil. Carnificina para fazer inveja aos mercenários em guerra!



SOS mulheres brasileiras!


Este deve ser a nossa luta primordial antes de todas as outras lutas que participamos. Basta de violência. Basta!


Ana Marly de Oliveira Jacobino

2 comentários:

  1. Ana,será lindo demais esse musical tenho certeza!Que bela a maestrina e sua filha!Os poemas e imagens me fascinaram!Seu blog está muito bonito!Bjs a todos os piracicabanos!

    ResponderExcluir
  2. Linda a homenagem ao Chile e aos visitantes que abrilhantaram a noite de terça (13). Foi uma alegria imensa estar presente depois de tanto tempo, e de volta, encontrar um espetáculo como foi o Sarau.
    Parabéns, Ana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário