domingo, 11 de julho de 2010

Roberto Piva: Morre o poeta da transgressão. Agend@ de luto!


Morreu em São Paulo no sábado (3 de Julho), aos 72 anos, o poeta Roberto Piva. Ele estava internado no Incor (Instituto do Coraçao) desde o dia 13 de maio. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos em decorrência de uma insuficiência renal. O velório foi realizado no Cemitério do Araçá e o corpo foi cremado no domingo (4), às 11h, no crematório da Vila Alpina.

          O poeta tinha a alma inquieta. Nadou incansavelmente contra a corrente e por isso é o principal nome - junto com seu parceiro e amigo Cláudio Willer - da poesia marginal. Para sobreviver, ele deu aulas de filosofia e produziu shows de rock.                                       (http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/)
                                                                                         
Um pouco mais de Piva

A genealogia poética de Roberto Piva apresenta raízes e inclui influências muito raras na literatura brasileira, formando uma mistura-fina que é única por sua erudição, mas também por sua transgressão. Começa com Dante Alighieri. Ainda na década de 60, por três anos Piva aprofundou-se nos estudos da Divina Comédia, orientado por Eduardo Bizzarri, adido cultural do Consulado da Itália em São Paulo. Esse contato com Dante foi como seu imprinting poético-filosófico: marcou para sempre sua visão de mundo, sua política e sua poesia.
Ao conhecer os poetas metafísicos ingleses, sobretudo William Blake, Piva começou a aprofundar sua experiência mais direta com o sagrado e a vida interior.
A entrada em cena de Hölderlin e dos poetas expressionistas alemães Gottfried Benn e Georg Trakl temperaram essa experiência com uma ponta de pessimismo, que deixou de ser circunstancial quando, ainda na década de 60, Roberto Piva teve contato com a obra de um filósofo praticamente desconhecido, no Brasil do período: Friedrich Nietzsche.
À experiência juvenil de Piva agregou-se a contundência desse profeta pessimista e decifrador da alma moderna. Mas nem só de espírito, nem só de intelecto fez-se o aprendizado juvenil de Roberto Piva, que cedo descobriu Rimbaud e Lautréamont, recebendo a influência desses dois poetas visionários, que extrapolam os limites da expressão racional e das escolas literárias.
A partir daí iniciou-se em sua vida o cultivo do rimbaudiano “desregramento de todos os sentidos” para se chegar à poesia. Das vanguardas do começo do século 20, Roberto Piva absorveu lições do surrealismo, na vertente francesa de André Breton, Antonin Artaud e René Crevel. É um dos três únicos poetas brasileiros a constar no famoso Dicionário Geral do Surrealismo, publicado na França. A partir de Artaud, Piva incorporou a idéia de que existe um compromisso absoluto entre poesia e vida.



O dito artaudiano “para conhecer minha obra, leia-se minha vida” teve em Piva a contrapartida: “só acredito em poeta experimental que tem vida experimental”. Também é flagrante em sua poesia a influência dos futuristas italianos (com seu culto à fragmentação moderna), acrescida de algumas expressões musicais da contemporaneidade do pós-guerra, através da onipresente marca do jazz e da bossa nova, duas fidelíssimas paixões de Roberto Piva. Mas há mais duas fortes presenças contemporâneas em sua poética. Uma é a beat generation americana, da qual Piva não só absorveu a estilística fragmentada e a temática que aproxima o contemporâneo do arcaico, mas através da qual também sedimentou a orientação basicamente transgressiva dos costumes do seu tempo.
foto:3.bp.blogspot.com/.../s320/roberto+piva.jpg

"Poema XIV", de 20 Poemas com Brócoli, dedicado ao Carlinhos:



"vou moer teu cérebro. vou retalhar tuas
coxas imberbes & brancas
vou dilapidar a riqueza de tua
adolescência. vou queimar teus
olhos com ferro em brasa.
vou incinerar teu coração de carne &
de tuas cinzas vou fabricar a
substância enlouquecida das
cartas de amor."                           (20 Poemas com Brócoli, 1981)


### Os traços mais presentes na obra de Roberto Piva giram em torno dessas influências ou ao menos partem delas. Trata-se, antes de tudo, de uma poética de transgressão: na abordagem, na temática e na quebra de fronteiras entre os contrários.

foto: 2.bp.blogspot.com/.../-DWaeSiCbD0/s400/piva.jpg

“A vida me carrega no ar como um gigantesco abutre”,


"minha dor é um anjo ferido
de morte
você é um pequeno deus verde
& rigoroso
horários de morte cidades cemitérios
a morte é a ordem do dia
a noite vem raptar o que
sobra de um soluço". (Coxas, 1979)

Piva usa o método livre associação de idéias, a partir da crença na importância poética do inconsciente. Resultado: metáforas explosivas que Roberto Piva articula com estonteante propriedade.

##################################################
Aconteceu em Piracicaba



Palestra ministrada por "Nahara Ribeiro" profissional da "Clinica Neurológica Vida "sobre "Depressão" foi muito bem articulada e prestigiada pelos piracicabanos_ Na foto:Idmis Lescovar, Ana Marly, Nahara, Angela Reyes.


Precisa um caso de repercussão como a do goleiro Bruno para nos conscientizarmos da violência contra a mulher. Dez mulheres são mortas por dia no país. 40.000 mulheres foram assassinadas por amantes, namorados, maridos..., no ano de 2009 no Brasil. Carnificina para fazer inveja aos mercenários em guerra!



                                                       SOS mulheres brasileiras!



Este deve ser a nossa luta primordial antes de todas as outras lutas que participamos. Basta de violência. Basta!
                                                         Ana Marly de Oliveira Jacobino

Convite:

Show de Lançamento do CD de Hermes Petrini _“Casa de Malandro”  (na verdade, muitos malandros, 60 deles)
Teatro Municipal De Piracicaba
15 de Julho (quinta feira) @0h30
Ingressos na bilheteria do Teatro
hermespetrini@yahoo.com.br fone- 9736 3007



Mais convites


Convite: Venha para o Sarau da Bossa Nova em Piracicaba


                                                   ** Sarau da Bossa Nova 2:



HOMENAGEADOS: CARLOS LYRA, ROBERTO MENESCAL, BADEN POWEL, MARCOS E PAULO SÉRGIO VALLE e os MÚSICOS DO SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO


Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 13 de Julho (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário