sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bola pra frente Brasil! Belezas brasileiras na Agend@...

                                                           Cúpula do Teatro Amazonas
O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil. Foi construído para atender principalmente à ópera e ao concerto.
theatromunicipal.wordpress.com


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil. Construído em princípios do século XX, é um dos mais belos e importantes teatros do país.
A sua construção representou um dos símbolos do projeto republicano para a então capital do Brasil. À época, o então prefeito Pereira Passos promoveu uma grande modernização do centro da cidade, abrindo-se, a partir de 1903, a Avenida Central (hoje avenida Rio Branco) moldada à imagem dos boulevardes parisienses e ladeada por magníficos exemplares de arquitetura eclética.
theatromunicipal.wordpress.com/

O Teatro Santa Isabel localizada na Praça da República, em Recife, Pernambuco, Brasil.

Em homenagem à princesa Isabel, nasce em 18 de maio de 1850 mais um teatro em Recife, em estilo neoclássico: Teatro Santa Isabel. A riqueza impera no seu interior, com seu salão nobre, espelhos de cristal, jarros franceses e telas do pintor Murilo La Greca. Mas você não pode deixar de ver um objeto em especial, o único móvel original: um piano no palco que escapou do incêndio de 1869.


Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio
Bairro: Centro

O Teatro Amazonas é um belo teatro brasileiro, o segundo maior da Amazônia - superado apenas pelo Teatro da Paz, em Belém). O teatro, inaugurado em 1896, é uma das expressões mais significativas da riqueza criada na região, durante o ciclo da borracha.A história do inicia-se em 1881, quando o deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas e começaram as discussões a respeito da construção do prédio. Manaus, que vivia o auge do ciclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas. A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época.
O teatro foi finalmente inaugurado no dia 31 de Dezembro de 1896.
A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes. No salão nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi e outros. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes.
Cúpula
É composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.
                                                               ebbaa.files.wordpress.com/2009/06/teatro-amaz...


Hexa (micro conto)
Ana Marly de Oliveira Jacobino



Por cinco vezes tentei tomar a vacina H1N1 e não me aplicaram. Não estava no grupo de risco! Hoje, após esperar em uma fila por quase duas horas; consegui! Olê, olê, olê, olá... ganhei o Hexa!


                             
Teatro Municipal Dr. Losso Netto de Piracicaba
Com arquitetura moderna para a época, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em homenagem ao ilustre jornalista, foi fundado em 19 de agosto de 1978. Possui instalações confortáveis, com amplos espaços culturais: Sala 1, com capacidade para 700 lugares, onde são recebidas as grandes companhias de teatro e dança nacionais e internacionais; Sala 2, "Carlos Drumond de Andrade", com 250 lugares. Integra-se também ao teatro municipal a sala "Grande Otelo". Hall de entrada, reservado para exposições, de artistas de todos os pontos do País e do Exterior que comporta um público de mais de 600 pessoas.
http://www.piracicaba.tur.br/piracicaba

Entardecer em Piracicaba

COM QUE ROUPA EU VOU
Maria Madalena Tricânico (Escritora Piracicabana)

Joel aproveitou o intervalo de uma aula e outra, uma janela, como costuma-se dizer e foi ao supermercado com a listinha de compra que sua esposa lhe entregara na hora do almoço. Estava ele todo compenetrado na fila do caixa olhando os vencimentos e se não faltava nada, do que estava escrito na lista, quando avistou uma mãe de três de seus alunos, sendo um menino de 10 e outro de 6 e uma menina de 8 anos.
- Boa tarde! Cumprimentou Joel.
A senhora respondeu por educação e continuou retirando as compras do balcão e colocando novamente no carrinho. Passado alguns segundos ela olhou novamente para Joel e exclamou alto e em bom som.
- Desculpe senhor Joel, não tinha reconhecido, pois, não estou acostumada vê-lo de roupa.
Joel todo envergonhado olhava para os demais fregueses da fila e não sabia o que falar quando do Silvia arrematou:
- Criança cumprimentem seu professor de natação! Pois é, estou sempre atrasada né!O senhor sabe até que arrumo os três com maio e toca, o senhor já esta no aquecimento.


Maria Madalena Tricânico
Convites
Sarau Literário Piracicabano de 13 de Julho de 2010

** Sarau da Bossa Nova 2:
HOMENAGEADOS: CARLOS LYRA, ROBERTO MENESCAL, BADEN POWEL, MARCOS E PAULO SÉRGIO VALLE e os MÚSICOS DO SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO
Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 13 de Julho (Terça-feira): 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre
O PLANETA LILÁS

Domingo as 16h e 18h
A peça mostra a viagem de um Bichinho que, cansado de viver solitário em seu Planeta Lilás, resolve construir um foguete e conhecer o universo. Nessa viagem, vai descobrindo outros planetas: o Branco, o Preto, as Cores, a Idéia, o Ponto Final e as Letras, que são os outros personagens da história.
Ele então percebe que cada letra é uma estrela e que juntando as letras forma a palavra, uma constelação. Só então descobre que o universo por onde ele viajou era um livro. E que o seu planeta lilás não era bem um planeta e sim uma flor, uma violeta que estava guardada dentro do livro.

                                                                  

                                                    Serviço
Espetáculo: O Planeta Lilás
Local: SESI Piracicaba - Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial.
Datas e horários: dia 04 de julho – domingo às 16h e 18h.
Capacidade: 330 lugares
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
Gênero: MUSICAL INFANTIL
Duração: 50 MIN.
Recomendação etária: livre
Informações: (19) 3403-5928/5900

2 comentários:

  1. De encher os olhos de tantas belezas aqui!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Teatros! Fazem-me pensar em "O Fantasma da Ópera".

    Lindos os teatros que você selecionou (e não poderia faltar o piracicabano, não é? rs).

    Eu acho o de Manaus "esquisito", mas não deixa de ser bonito.

    Entrar num teatro destes para algum evento é um evento à parte.

    Abraços, Ana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário