sábado, 30 de maio de 2009

Amácio Mazzaropi ; o caipira mais famoso do Brasil!


Amácio Mazzaropi nasceu na capital de São Paulo, em 9 de abril de 1912. Aos dezesseis anos foge de casa para ser assistente do faquir Ferri.
Em 1940, monta o Circo Teatro Mazzaropi e cria a Companhia Teatro de Emergência. Em 1948, vai para a Rádio Tupi, onde estréia o programa Rancho Alegre.
Em 1950, inaugura a televisão no Brasil e para lá leva seu programa, com estrondoso sucesso. Abílio Pereira de Almeida, então produtor e diretor da Vera Cruz, procura um tipo diferente e curioso para estrelar uma comédia.
Quando vê Mazzaropi na televisão, não tem dúvida e contrata-o para atuar em “Sai da Frente” (1951) – primeiro filme protagonizado por Mazzaropi na Cia. Vera Cruz e no cinema.
O sucesso popular é tanto que Mazzaropi acaba se dedicando praticamente ao cinema. Participa de oito filmes como ator contratado, entre eles, o clássico do cinema “O Noivo da Girafa”, de 1957 – mesmo ano que ocorre um incêndio no prédio onde fica a Cinemateca Brasileira, destruindo vários filmes...
Em 1958, funda a PAM Filmes (Produções Amacio Mazzaropi). A partir daí, passa a produzir e dirigir seus filmes, sendo sua primeira produção Chofer de Praça, em que ele emprega todas as suas economias.



Mazzaropi foi um artista brasileiríssimo. De origem humilde, começou no circo, foi para o rádio, passou pela TV, e chegou ao cinema, onde estreou como ator até se tornar seu próprio produtor, diretor e distribuidor, consagrando-se como um dos maiores sucessos de bilheteria.

Mazzaropi conseguiu o que ainda hoje parece quase impossível: criar uma indústria de cinema genuinamente nacional, independente (sem subsídios ou financiamentos) e, além de tudo, bem sucedida.




Certa vez, ao lhe perguntarem qual seria a razão de sua fama, ele respondeu: “O segredo do meu sucesso é falar a língua do meu povo”.Mazzaropi não fazia filmes sobre o Brasil. Mazzaropi fazia filmes para o Brasil.
Para o enorme público brasileiro que não perdia um filme sequer, ele contou histórias que abordavam o racismo, divórcio (que a lei então proibia), as religiões, política e falou até mesmo dos problemas da devastação da natureza.

Assuntos tão sérios, ele tratava de um jeito pouco comum, a comédia. E, como ele falava “a língua do povo”, de onde ele mesmo emergiu, e de um jeito bem brasileiro, isto é, evitando o debate e o confronto com quem detém o poder, a elite, é claro, não o entendia muito bem.
Então, apesar da aclamação pelo grande público, o reconhecimento de seu trabalho pela crítica e a elite intelectual lhe foi praticamente negado.
Felizmente, a obra de Mazzaropi vem sendo revista pelos críticos e as universidades começam a estudá-la, embora ainda seja espantosa a omissão do artista nos livros sobre cultura nacional.
Mesmo assim, a memória de Mazzaropi continua virtualmente viva pelo país. Ela está latente na lembrança do público que continua vendo seus filmes. Fenômeno exclusivo a alguns poucos.
Por estas e outras razões, deve existir um espaço para Mazzaropi na história do cinema brasileiro. Rever Mazzaropi pode trazer à tona inúmeras reflexões para o presente e futuro sobre o que um dia já deu certo.
Mas é preciso vê-lo de uma outra maneira, diferente daquela como a crítica da época o via.
"Tem o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe a interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.” (Fernando Pessoa)

INSTITUTO MAZZAROPI
Veja fragmentos do filme do Mazzaropi, clicando nos endereços abaixo:
1) Mazzaropi - Tristeza do Jeca
2)MAZZAROPi O JÉCA EM LUA DE MEL COM A ÉGUA
Convite:
O II Sarau Literário de Rio das Pedras ocorrerá dia 5 de junho na Associação Atlética e Cultural Painco, na rua Moraes Barros, 731, Bom Jesus, Rio das Pedras.
Fica aqui o convite antecipado a todos os amantes das artes, e especialmente, da Literatura!
Na Programação de Junho, homenagearemos os cariocas Machado de Assis e Vinícius de Moraes.




3 comentários:

  1. Oi Ana Marly
    quantas coisas boas por esse país, não é mesmo? e tão desvalorizadas...

    ResponderExcluir
  2. Quanto orgulho,poder passar por aqui e ver tanta graça!!!Privilegio mesmo...Bjs querida fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/1/10 05:23

    Virginia de Mauro a Lully de Beto Carrero lançou seu novo CD Mundo Encantado e já está nas televisões cantando e encantando.
    podendo ser vista no YOUTUBE sessão TRAPINHAS
    E PARABENS PELO BLOG, VOU RECOMENDAR.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário