sexta-feira, 22 de maio de 2009

Adeus ao Poeta Musical que náo teve medo do "Regime Militar Brasileiro" e da sua censura!


Casa No Campo

Elis Regina

Composição: Zé Rodrix e Tavito



Eu quero uma casa no campo. Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras pastando solenes No meu jardim Eu quero o silêncio das línguas cansadas Eu quero a esperança de óculos Meu filho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mão A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé Onde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros E nada mais







Um eterno questionador
Compositor Zé Rodrix lembra de dossiê sobre sua vida feito pela Polícia Federal


"Eu não tive problemas com a censura. A censura é que teve problemas comigo." Assim José Rodrigues Trindade, o Zé Rodrix, explica as proibições que enfrentou durante o regime militar no Brasil. Artista crítico e de espírito naturalmente questionador, o compositor jamais se rendeu às tendências estéticas e imposições comportamentais do momento. Não se intimidou sequer quando foi chamado ao Departamento da Polícia Federal – quando pediu cópias de um dossiê sobre sua vida que lhe foi apresentado na ocasião.
Sua atuação, seja na música, no teatro, na literatura, ou na publicidade, sempre foi permeada pela inquietude de sua personalidade que o permitiu transitar livremente por diversos campos da arte. Em sua contundente trajetória musical, integrou grupos de diversas vertentes, como Momento Quatro – participante do Festival da Record de 1967 com a vitoriosa "Ponteio" –, Primeira Manifestação da Peste, Som Imaginário e Joelho de Porco, além do conceitual trio de „rock rural‟ que formou junto de Sá e Guarabyra.
Em entrevista ao Censura Musical, Zé Rodrix opinou sobre o papel de enfrentamento da música popular brasileira durante os anos de censura no Brasil. Sem papas na língua, soltou o verbo contra a „patrulha ideológica‟ da época, lembrando de casos como o de Wilson Simonal.




. Chamada Geral
Zé Rodrix


A Rita Lee me ligou Pra que eu pedisse ao Raul Que fosse até Salvador Chamar o Gilberto Gil Porque ela está preocupada Com o rock'n roll do Brasil Eu vou dizer pro Erasmo Que ele não pode faltar Porque a moçada do Terço Ta começando a chegar Dizendo que os Mutantes Depois do show vem pra cá Todo mundo na mesma Puxando o filme sem descansar Porque falta pouca coisa Pro nosso rock'n roll Chegar onde merece chegar Eu sei que os Novos Baianos Eu nem preciso avisar Porque o maninho Caetano Se encarregou de buscar Sem mencionar Jorge Mautner Ele não pode faltar


1) Ouça na voz de Zé Rodrix _Casa no Campo; clique no endereço abaixo:
2) Ouça na voz de Elis Regina _ Casa no Campo; clique no endereço abaixo:




Um comentário:

  1. Belíssima Homenagem a este Querido Ícone da Música Brasileira! Honro-a com com um minuto de SILÊNCIO! Bj da Mel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário