domingo, 2 de dezembro de 2012

Maria Callas; a maior soprano de todos os tempos.

Sua voz  continha uma limpidez e uma amplitude extraoridinária. Cecilia Sofia Anna Maria Kalogeropoulou,a Maria Callas,  nasce a New York em 2 de Dezembro de 1923 e falece em 17 de Setembro numa grande solidão. Callas  esbanjou beleza, voz e habilidade cênica no palco, proporcionando uma revolução positiva ao canto operístico. Seu romance com Aristoteles Onassis adquiriu cenas de amor e ódio atrapalhando a sua vida artística.     Ana Marly de Oliveira Jacobino


















"Gostaria de ser Maria, mas é "La Callas" que exige que eu a porte com dignidade." A declaração de Maria Callas expressa bem sua condição de cantora lírica que se tornou diva.
Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas. 
primo ritratto veronese del 1947, donato al fut 
Em 1941 fez sua primeira apresentação profissional, em Atenas, interpretando Beatrice, da ópera "Bocaccio". Durante alguns anos, continuou cantando em Atenas. Em 1947, fez sua estréia na Itália, em Verona, no papel de Gioconda. Esta produção foi dirigida pelo maestro Tullio Sefarin, que passou a ser seu mentor musical. Maria Callas- Una voce poco fa_http://www.youtube.com/watch?v=NuEmJZzuG9U&playnext=1&list=AL94UKMTqg-9BiCd2SVj6X9Iz9f5klu2aF

La prima Traviata Em 1952, estreou no Covent Garden, em Londres, e em seguida cantou nos principais casas de ópera dos Estados Unidos, como as de Chicago, Nova Iorque e Dallas. Ao longo dos anos 1950, Maria Callas representou os principais papéis femininos de óperas consagradas, além de interpretar peças musicais menos conhecidas. Dona de uma voz potente e de grande amplitude, Callas coloriu com seu talento dramático e expressividade grande parte do repertóriooperístico.TheReturnofCallas_http://www.youtube.com/watch?v=0AehrZH3knc

Callas in Norma a Parigi 1965La Callas in Norma a Parigi nel 1965_ 

Em 1959, Callas conheceu o armador grego Aristóteles Onassis, por quem abandonou seu marido. Seguiu-se uma fase conturbada de sua vida, em que freqüentemente era manchete de jornais, por seu estilo de vida e temperamento forte. Três anos depois, Aristóteles Onassis deixou Maria Callas para casar-se com Jacqueline Kennedy.

MARIA CALLAS A PARIS_http://www.youtube.com/watch?v=AW_42EEWLHY

No último período de sua vida, Maria Callas viveu praticamente reclusa em Paris. Sua voz já apresentava sinais de desgaste. Realizou alguns concertos e chegou a dar "master classes" na famosa Julliard School de Nova Iorque, entre 1971 e 1972. Realizou também um grande número de gravações.


Ritratto dedicato a Pia MeneghiniMaria Callas morreu em Paris, de um ataque cardíaco, antes de completar 54 anos. Deixou registradas inúmeras composições, incluindo várias óperas completas, muitas delas gravadas ao vivo.

MARIACALLAS__ PARIS_http://www.youtube.com/watch?v=U3fOIq3T_fc

google e youtube Página oficial

 
 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário