sexta-feira, 8 de junho de 2012

Poesia: faz parte de um movimento íntimo.

Fui assistir : "Poesia" em um dia marcado por tristezas e dores. Eu, e mais duas amigas que amo. Sentamos e o filme começou. Um tanto duro no começo... hospital, doença... mas, nada que eu não estivesse passando no momento. O filme se mostra de uma beleza cativante. A poesia é a sustentação da vida de uma avó que a persegue nos saraus da sua cidade. Sim, o filme mostra a poesia sendo declamada nos saraus. Um filme inesquecível que sem dúvida assistirei outra, outra e mais outra vez! 
                                        Ana Marly de Oliveira Jacobino
Yoon Hee-jeong, que faz a avó de Poetry, tem mais de 300 filmes no currículo. É uma estrela vem seu país, mas há 15 anos ela não filmava. O que Chang-dong fez para convencê-la a voltar ao cinema? "Escrevi Poetry especialmente para ela, que ficou lisonjeada. Quando leu o roteiro, ficou fascinada, não apenas pela personagem, mas também pela precisão da escrita. Tudo estava ali previsto e detalhado. Gosto de fazer assim. É a forma como me sinto livre para mudar tudo no set. Mas as coisas não foram simples paraYoon. Quando ela filmava muito, a sincronização era diferente, feita na maioria das vezes a posteriori, em estúdio. Foi preciso que ela se adaptasse a um novo estilo de filmagem. Mas Yoon não é uma estrela. É muito humana, e foi um prazer para toda a equipe tê-la no set. Virou uma espécie de avó da equipe, preocupada com todos e com cada um."
            Assista um pedaço de Poesia e se emocione com a beleza: 
Antes de rodar seu primeiro filme, aos 43 anos, Lee Chang-dong, 57, publicou alguns romances. Como escritor, vivenciou aquilo que a velha senhora de "Poesia", na tentativa de driblar a perda da memória, vivencia diante de seu pequenino bloco: a busca da palavra exata.
Derivou também da escrita uma pergunta que, durante a feitura do roteiro, martelou na cabeça de Lee. O que nos leva a ler poesia?
"Refleti, refleti e cheguei à resposta óbvia. A poesia é nossa resposta para o que não compreendemos, é nossa forma de buscar alguma beleza quando as coisas ao nosso redor estão feias, complicadas", diz o cineasta.
Lee afirmou ainda, durante a conversa, que a beleza, em "Poesia", é intencionalmente seguida de cenas mais difíceis, duras. "Nossas vidas são assim, não são?"
Uma avó - vela pelo neto suspeito de violar garotas. Ela sofre do Mal de Alzheimer e busca nas palavras, na poesia, uma forma de retardar o esquecimento, driblando sua morte em vida. Chang-dong encontrou-se com a reportagem do Estado no Festival de Cannes. Estava feliz com a recepção a seu filme - a entrevista foi feita antes da premiação. Por Secret Sunshine, ele já havia sido premiado em Cannes - melhor atriz.

Trecho do filme sul-coreano "Poesia" de Lee Chang-Dong-


 Reflexões. A entrevista é feita com tradutor. Cada pergunta demora um tempão para ser formulada. As respostas demoram mais ainda. Chang-dong é reflexivo, olha nos olhos do entrevistador. Secret Sunshine olhava o mundo do ângulo das vítimas, Poetry talvez se construa do ângulo dos familiares dos carrascos. Ele diz que não pensou assim. "O que m e atrai é o ser humano. Carrascos ou vítimas, nós nunca somos só uma coisa. A natureza humana é complexa e, como artista, tenho a impressão de que minha função é iluminá-la. Filme para conhecer o outro e a mim mesmo."
O tema da doença é essencial em Poetry. O Mal de Alzheimer tem aparecido com frequência no cinema. O repórter insiste na definição de ‘morte em vida’. Chang-dong diz que a ligação da personagem com as palavras - poesia - faz parte de um movimento íntimo. "Dando novo sentido às palavras, ela busca preservá-las, e o que representam, do esquecimento." É filme belo e contemplativo. Serve à poesia e ao cinema. À poesia do cinema?
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/880748-diretor-de-poesia-diz-que-filme-e-belo-e-duro-como-a-vida.shtml
                                                       Convite:
Não precisa ir a Coréia para assistir a um sarau, ele já existe em Piracicaba há 8 anos:
Sarau Literário Piracicabano
PRESENTA
Festa Lítero-Musical

19 de Junho (terça-feira) 19h30 na sala 2 do Teatro Municipal Losso Netto  em Piracicaba
                                             Os homenageados serão 
Patativa do Assaré ", e,  a sua poesia comparável à beleza   do cantar da ave patativa. 
Flying Banana  o ícone paulista dos anos 70. Escute e vibre com o estilo musical caipira, que tanto amamos .

Tema Patativa do Assaré  e Flying Banana duas forças no cantar poético do povo brasileiro !”    
            Venha Refrescar a sua alma na liturgia do Sarau!


Entrada Gratuita –  
Atenciosamente;

                              CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino
 fotos google
youtube

2 comentários:

  1. Olá Ana, tudo bem? Espero que sim.
    Imagino que perdi um filme e tanto... Já está na minha agenda!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Que alegria encontrá-la por aqui. Obrigada pela visita Andrea. Abraços Poéticos desta CaipiraciabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário