Fogueira é a marca deste santo que a história diz ser primo de Cristo. Ele, veio a sua frente para abrir os caminhos e iluminá-los, por isso, não pode faltar fogueira no seu dia. Noite de São João é celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João (24 de Junho), João foi um pregador austero e de moral rigorosa, mas, escolhido pelo povo para grandes celebrações dionisíacas com muita dança, fogos de artifícios, comida, fogueira... Viva São João!
Ana Marly de Oliveira Jacobino
A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.
Música Quadrilha Festa Junina
São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.
Gal Costa - Festa do Interior
Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.
Acorda meu povo!
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.
Ouça Cai Cai Balão:http://www.youtube.com/watch?v=d57iMFO4GLE&feature=related
Convites:
O autor, Cássio Padovani Martins Pereira, 47, é artista plástico e arte terapeuta. Pesquisa sobre o frei desde 1988 e decidiu, em 2005, retomar o projeto que será lançado com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e da prefeitura de Piracicaba. A editora é a Três Gatos e o livro será distribuído gratuitamente.
www.recife.pe.gov.br
google
youtube
Eita, Ana, caipiracicANA.
ResponderExcluirQue delícias sãos as festas juninas! O frio, a fogueira, as canções, os fogos, as bandeirolas, as rezas (que mesmo para os que nao rezam, tem lá sua parte na festa)! Saudade danada das festas lá de casa!
Um grande abraço do seu amigo,