sexta-feira, 22 de junho de 2012

São João, a grande festança junina...

Fogueira é a marca deste santo que a história diz ser primo de Cristo. Ele, veio a sua frente para abrir os caminhos e iluminá-los, por isso, não pode faltar fogueira no seu dia.  Noite de São João é celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João (24 de Junho), João foi um pregador austero e de moral rigorosa, mas, escolhido pelo povo para grandes celebrações dionisíacas com muita dança, fogos de artifícios, comida, fogueira... Viva São João! 
                                                     Ana Marly de Oliveira Jacobino
A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.

                   Música Quadrilha Festa Junina

São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.

                                 Gal Costa - Festa do Interior

                 http://www.youtube.com/watch?v=3u8twHoYqtE
Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.
Acorda meu povo!
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.
Convites:
O livro 'Frei Paulo Maria de Sorocaba: Vida e Obra Visual' será lançado na sexta-feira (22), às 19h30 no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Ele revela biografia do religioso que ensinava artes plásticas gratuitamente, curiosidades e depoimentos de discípulos e alunos e ainda traz uma análise dos trabalhos feitos pelo frei, o primeiro a ensinar a pintura de paisagens ao ar livre na cidade. 
           O autor, Cássio Padovani Martins Pereira, 47, é artista plástico e arte terapeuta. Pesquisa sobre o frei desde 1988 e decidiu, em 2005, retomar o projeto que será lançado com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e da prefeitura de Piracicaba. A editora é a Três Gatos e o livro será distribuído gratuitamente. 

www.recife.pe.gov.br
google
youtube

Um comentário:

  1. Eita, Ana, caipiracicANA.
    Que delícias sãos as festas juninas! O frio, a fogueira, as canções, os fogos, as bandeirolas, as rezas (que mesmo para os que nao rezam, tem lá sua parte na festa)! Saudade danada das festas lá de casa!
    Um grande abraço do seu amigo,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário