sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ella Fitzgerald a dama da canção...

Hoje (15 de Junho) no aniversário da sua morte a nossa homenagem a maravilhosa  Ella Jane Fitzgerald ( First Lady of Song); a moça que iniciou a sua carreira cantando na big band de Tiny Bradshaw, na Harlem Opera House se celebrizou por sua voz límpida e de grande extensão vocal. Considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy
                     Ana Marly de Oliveira Jacobino
Com uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, suadicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso "semelhante a um instrumento de sopro", particularmente no scat.
Nasceu em Newport NewsVirgínia, filha William e Temperance "Tempie" Fitzgerald.[O casal se separou pouco tempo depois do nascimento da filha, e sua mãe a levou paraYonkersNova York, com seu namorado, Joseph Da Silva. A meia-irmã de Ella, Frances Da Silva, nasceu em 1923.
Durante sua juventude Ella queria ser uma dançarina, embora gostasse de ouvir as gravações de jazz de Louis ArmstrongBing Crosby
                        Ouça Ella Fitzgerald - Summertime:
                         http://www.youtube.com/watch?v=1j6avX7ebkM
Fez sua estreia como cantora aos 17 anos, em 21 de novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlem. Gradualmente conquistou um público semanal no Apollo, e a oportunidade de competir numa das primeiras "Amateur Nights" do teatro. 
O declínio da era do swing e das grandes turnês das big bands trouxe uma grande mudança no jazz. O advento do bebop provocou uma alteração no estilo vocal de Ella, influenciado por seu trabalho com a big band de Dizzy Gillespie. Foi neste período que Fitzgeraldd começou a incluir o scat como uma das marcas registradas de seu repertório. Sobre cantar com Gillespie, Ella comentou mais tarde: "Eu apenas tentava fazer [com minha voz] o que eu ouvia os sopros da banda fazerem"

Ouça e vibre com a  Sensacional  Ella Fitzgerald One note Samba (scat singing) 1969:

O sucesso surpreendente do álbum Jazz at Santa Monica Civic '72, de 1972, fez com que Granz criasse a Pablo Records, sua primeira gravadora desde a venda da Verve. Fitzgerald gravou cerca de 20 álbuns para o selo. Ella in London, gravado ao vivo em 1974 com o pianista Tommy Flanagan, Joe Pass na guitarra, Keter Betts no baixo e Bobby Durham na bateria, é considerado um de seus melhores. Seus anos na Pablo documentaram o declínio de sua voz. De acordo com um biógrafo, "ela frequentemente usava frases mais curtas e mais secas, e sua voz estava mais áspera, com um vibrato mais espaçado"

                    Ella Fitzgerald - Mas Que Nada

Já afetada pelos problemas de visão causados pela diabete, Ella Fitzgerald teve suas duas pernas amputadas em 1993. Morreu em 1996, em Beverly HillsCalifórnia, aos 79 anos de idade. Está enterrada no Inglewood Park Cemetery, em Inglewood, também na Califórnia

          Que lindo... Ella Fitzgerald -Feelings



Nicholson, Stuart. (1996) Ella Fitzgerald. Gollancz.
google
youtube

2 comentários:

  1. Obrigada por tantas preciosas informações. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Luzia saudades bom ver você por aqui. Um abraço poéticoda Ana Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário