quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sarau sobre a obra de Fabiano Lozano no hall do Teatro em Piracicaba!




Barcos no rio de Piracicaba de Manuel Rodrigues Lourenço (Mandi) 25/01/1901 a 12/03/1987 exposta no hall do Teatro Municipal de Piracicaba.


Cartaz de uma das exposições no hall do Teatro Municipal de Piracicaba

No dia 14 de junho de 1925 após a sua primeira apresentação, a Gazeta de Piracicaba escrevia: ”o Orfeão Piracicabano realizou na noite de ontem a sua primeira apresentação. Ante uma platéia seletíssima, onde se via o que Piracicaba tem mais representativo, o milagre vivo o professor Lozano fez sua vitoriosa audição. E neste mesmo dia o Jornal de Piracicaba escrevia: No teatro Santo Estevão lindamente ornamentado, via-se o que de mais seleto possui a nossa sociedade... À hora marcada deram entrada no palco, os elementos que compõe o Orfeão, precedidos de seu digno regente, o Maestro Lozano, sob aplausos calorosos do publico que enchia literalmente o Teatro. Dando inicio ao programa, executou o Orfeão o Hino Nacional, ouvido em pé por toda a assistência, que aplaudiu vivamente aquele punhado de gentis senhoritas e distintos rapazes que, unidos num só ideal, realizam a grande obra da educação artística do povo”.
Este foi apenas o inicio do sucesso de uma longa jornada, o Orfeão também participava do primeiro sarau da recém-fundada Sociedade de Cultura Artística. O sucesso foi tão grande que o Orfeão recebeu convites de todo o Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro.




Foto de Fabiano Lozano na exposição no hall do Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba



As temporadas líricas em 1907 contaram com espetáculos de óperas de companhias estrangeiras que, muitas vezes, recrutavam os estudantes piracicabanos para serem os extras nas cenas de multidão.
_Erotides, o Maestro Lázaro, meu querido irmão pediu para que eu o convidasse para tocar na orquestra!

Fabiano se referia a Orquestra do Maestro Lázaro Lozano, seu irmão mais velho Este conjunto orquestral, que contou com Erotides de Campos e o próprio Fabiano Lozano, ainda adolescentes, entre seus músicos, é hoje a Orquestra Sinfônica de Piracicaba.



Coordenadores do Sarau Literário Piracicabano

O menino Lozano se encantou com a banda de música; “Artistas e Operários”, tocando algumas peças na ocasião enquanto, os fogos de artifícios espocam no céu piracicabano. Não demorou para que a multidão somasse mais de mil pessoas, todas ansiosas para saudar Dr. Prudente José de Moraes Barros, eleito deputado republicano por este oitavo distrito.




Participantes do Sarau sobre a vida de Lozano no hall do Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba

Bibliografia (do trabalho completo)

1) Fonte: Memorial de Piracicaba 2002/03, de Cecílio Elias Netto

2) Ferreira, José Maria: O mundo de Fabiano Lozano/ José Maria Ferreira _Piracicaba: orquestra Sinfônica de Piracicaba, 2008, 96p..

3) Pesquisa histórica de Piracicaba feita por Ana Marly de Oliveira Jacobino em documentos, recortes de jornais da época na Biblioteca Pública de Piracicaba.

4) Guerrini, Leandro. História de Piracicaba em Quadrinhos;
Obra editada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, na Imprensa Oficial de Piracicaba, 1970.



Notícia : Escritora alemã Herta Müller vence o Nobel de Literatura 2009
Folha de São Paulo


A escritora Herta Müller, 56, é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2009. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Müller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura, que premia autores desde 1901.
"Estou muito surpresa e ainda não acredito", disse a escritora em comunicado divulgado por sua agente na Alemanha. "Não posso dizer mais nada neste momento."
Herta Müller tem apenas um livro publicado no Brasil, "O Compromisso", lançado em 2004 pela editora Globo com tradução de Lya Luft.
O livro conta a história de uma ex-operária da indústria têxtil que, com certa regularidade, é chamada para prestar depoimento ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989). O ditador governou o país entre 1974 e 1989.
Durante o anúncio do Nobel, a escritora foi definida como "alguém que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos desfavorecidos".
A escritora nasceu em Nitzkydorf, Romênia, em 1953, dentro de uma família da minoria alemã nesse país. Sua estreia na literatura em 1982, com uma reunião de contos intitulada "Niederungem", que foi imediatamente censurada pelo governo comunista na época.
Em 1984, uma versão de seu livro de estreia foi publicada na Alemanha e o trabalho, que descreve a vida em um pequeno vilarejo de língua alemã na Romênia, virou febre entre os leitores.
*** Assista e ria com o Dueto dos gatos de Rossini com os meninos cantores
ou
#### "Duo de los Gatos" de Rossini
Montserrat Caballé y Concha Velasco interpretan el 'Duetto buffo di due gatti' de Rossini en el programa 'Viva el espectáculo' (TVE, 1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário