sábado, 10 de outubro de 2009

Orquestra Sinfônica de Piracicaba homenageia Erotides de Campos

Alvorada de Lírios Outubro de 2009: Na Semana Erotides de Campos o homenageado também foi o Maestro Fabiano Lozano
Maestro Egildo Pereira Rizzi e o violonista Juan Marino na noite de gala piracicabana

Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Fundada em 1900, a Orquestra de Piracicaba teve como primeiro regente Lázaro Lozano e a estréia aconteceu no dia 24 de março daquele ano, na matriz de Santo Antônio. O irmão de Lázaro, Fabiano, tocava na década de 10 com o compositor e instrumentista Erotides de Campos. Juntos, Fabiano e Erotides idealizaram em 1913 a Orquestra Theatro-Cinema de Piracicaba, mais tarde conhecida como Orquestra Lozano, que tinha como um dos integrantes Belmácio Pousa Godinho e Benedito Dutra, que também terão obras executadas no evento da orquestra.
Outros títulos nomeavam a hoje chamada Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em 1929 era Orquestra Piracicabana e na década de 40 passa a se chamar Orquestra Piracicabana de Amadores, tendo como regente o maestro belga Edgard Van den Braden, que assumiu o posto deixado por Benedito Dutra que sai de Piracicaba para, em São Paulo, trabalhar no Departamento de Educação do Estado (...) Dutra retorna em 50, período de intensa atividade da Orquestra. Erick Tedesco

Orquestra Sinfônica de Piracicaba na apresentação do dia 8 de Outubro na Semana Erotides de Campos

José Carlos de Moura( engenheiro agrônomo) e Heloisa Guerrini (diretora do Teatro Municipal de Piracicaba).
Em Piracicaba, foi instituída a Semana de Erotides de Campos, que tem sido levada à frente pelo incansável biógrafo de Erotides, José Carlos de Moura, engenheiro agrônomo.

Coral Vox Cenacylli e o Grupo Receita Caseira regidos por Sheila Matos no hall do Teatro Municipal homenageando o Maestro Fabiano Lozano na Semana de Erotides de Campos

A beleza da dança do Studio 415 em homenagem a Erotides de Campos

Ave Maria
Erotides De Campos

Cai à tarde tristonha e serena
Em macio e suave langor
Despertando no meu coração
A saudade do primeiro amor

Lungio se esvai lá no espaço
Nesta hora de lenta agonia
Quando o sino saudoso murmura
Badalada da Ave Maria

Sinos que cantam com mágoa dorida
Recordando em toda a aurora da vida
Cabe ao coração paz e harmonia
Na prece da Ave Maria
No alto do campanário
Uma cruz simboliza o passado
E o amor que já morreu
Deixando um coração amargurado
Clique no endereço o a seguir e escute na voz de Caco Piccoli a Ave Maria de Erotides de Campos:


Studio 415 em sua apresentação no Teatro Municipal de Piracicaba com as músicas de erotides de Campos

Erotides de Campos Iniciou os estudos de piano com a poeta e pianista Francisca Júlia da Silva Münster, com apenas oito anos de idade. Aos 12 anos, passou a fazer parte de uma das bandas musicais de sua cidade. Nesse período, começou a fazer suas primeiras composições. Em 1905, mudou-se para a capital paulista. Em São Paulo, estudou no Liceu Coração de Jesus, onde foram notados seus dotes de grande flautista. Em Piracicaba, lecionou Química na Escola Normal Sud Mennucci.

Grande instrumentista, tocava flauta, clarineta, violão e piano. Entre suas mais de 230 composições estão choros, sambas, valsas, maxixes, marchinhas, dobrados, tangos e charlestons. Ao longo de sua carreira, utlizou-se de diversos pseudônimos: Gil Neves, Pan, Pan Eropos, Eropos e Jonas Teves. Quando criança, utilizou o nome de Erotides Jonas de Campos Neves. Neves era sobrenome de sua mãe Francisca da Silveira Neves. Faleceu de ataque cardíaco.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
##############Ouça a interpretacão de Caco Piccoli e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba regida pelo Maestro Egildo Pereira Rizzi . Clique no endereço a seguir:

2 comentários:

  1. Obrigada pela letra!
    Não que houvesse esquecido mas essa Ave Maria é linda demais.
    Deve ter sido uma noite maravilhosa!
    Só não compareci por estar ausente da cidade mas com sua carinhosa colaboração participo e me encanto! Milhões de agradecimentos!
    Dirce

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Dirce: a noite e a orquestra estavam iluminadas, a minha camera não ajudou muito,pois não tem recusros para filmar mas precisava gravar para postar para todos poderem ouvir essa magnifica interpretação. Agradeço as suas palavras de amor, carinho e amizade.

    Abraços Poéticos

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário