sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Por trás da canção" _os bastidores da música, evidenciando os compositores da MPB. na Agend@!


Regina Gomes é a idealizadora e diretora de "Por trás da canção"! FOTO: Eliete Silva


O espetáculo "Por trás da canção" foi apresentado novamente em Piracicaba dia 17/10, às 21 horas, no Municipal. "O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura, em 2006 e desde então já excursionamos por toda a região. Esta é a segunda vez em terras piracicabanas", conta a também pianista e arranjadora. Como ressalta, é um show que fala sobre os bastidores da música, evidenciando os compositores da MPB. O recorte temporal é da década de 50 até a atual."A música tem tudo a ver com o meio sócio-político. A sigla MPB foi estratégica e era usada como forma de protesto político, só depois que tudo passa a ser considerada música popular brasileira", explica Regina. A base das pesquisas de "Por trás da canção" é outro projeto da pianista, o "Bossa Brasil", há nove anos em turnê. "É importante o público saber quais as inspirações e referências dos compositores que escutam, entender as razões que os motivaram a escrever determinadas canções", ressalta. (Tribuna de Piracicaba)

Heitor Villa-Lobos, (Rio de Janeiro 05.03.1887 - 17.11.1959 Rio de Janeiro) filho de um modesto funcionário público. Em 1922 a famosa semana da Arte Moderna de São Paulo consagra o nome do compositor.
Oficialmente já o talento de Villa-Lobos se achava reconhecido pelo governo e é o próprio parlamento que, em 1953, vota um subsídio para que o compositor possa efetivar uma viagem para à Europa. De regresso em 1925, realiza concertos em Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro, ao tempo em que prossegue a composição de uma série das suas mais características obras de inspiração folclórica, os Chôros. (...)

Tornado de certo modo músico oficial do Brasil, Villa-Lobos funda em 1945 a Academia Brasileira de Música, de que é nomeado presidente, e passa a fazer regularmente viagens ao estrangeiro, já para representar o seu país em congressos, já para dirigir concertos das suas próprias obras. Por outro lado surgem as distinções internacionais: em 1937 é feito membro honorário da Academia de Sta. Cecília de Roma; homenageado na Colômbia e na Argentina, recebe em 1943 o titulo de doutor em Musica honôris causa pela Universidade de Los Angeles. Em 1948 a sua ópera Malazarte é estreado nos Estados Unidos e em 1954 visita Israel, a convite do governo do país.
(Fonte: Dicionário de Música Ediçoes Cosmos)


Clique no endereço a seguir; assista e escute o Trenzinho Caipira com a Orquestra Sinfônica de Londres
http://www.youtube.com/watch?v=DC8oFe5bkeY

Encontro de Adoniran Barbosa e Elis Regina. Músicas: "Iracema", "Um samba no Bexiga" e "Saudosa Maloca"_ Bar da Carmela_ Bairro: Bexiga em São Paulo no ano de 1978. (foto de Ana Marly)


Assista, Cante, ria e mate a saudade, clique no endereço a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=Ea5nMXIRxQM

A dinâmica da apresentação englobou, além da execução de músicas, artes cênicas (com encenações de parte do grupo Andaime, da Unimep), projeção de imagens, em telão, sobre a pesquisa e locução de textos, que é feito por Rezende Júnior. "Algumas das canções são tocadas em novas roupagens", revela a diretora, que afirma experimentar a mistura de sonoridades clássicas com populares em determinados momentos, como por exemplo, Ivan Lins com Pietr Tchaikovsky. Erick Tedesco

Regina Gomes no palco do Teatro Municipal de Piracicaba dividindo o palco com os músicos integrantes do show no dia 17/10


Convites:

Próximo Sarau:

Homenageados do Sarau de 10 de Novembro de 2009: Mês da Consciência Negra

Sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba

Horário: 19:30 às 21:30h.

Entrada Franca

Mário de Andrade (Brasil; 1893-1945), Maria Manuela Conceição Carvalho Margarido (São Tomé e Príncipe) e Profº Cornélio Thereza Lúcio de Carvalho(Piracicaba)


##Lançamento de Livro:Os Caipiras de Esio Pezzato

Local: C.C.R. Cristovão Colombo
Rua Governador Pedro de Toledo,771

Dia: 7 de Novembto
Horário: 20:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário