terça-feira, 18 de agosto de 2009

Tribuna Piracicabana:Cultura : Poesias e o humanismo em três momentos



S@rau Literário Piracicabano um evento que congrega a Artistas e Literatos em Piracicano


Nova edição do S@rau Literário Piracicabano, que acontece hoje no Teatro Municipal, presta homenagem à escritora local e a outros dois de renome nacional
Erick Tedesco

Foto de Daniel Damasceno

Para Ana Marly Jacobino, palavras não são apenas lidas. São absorvidas, degustadas e transformadas em energia positiva. Idealizadora do S@rau Literário, a ex-professora de literatura é responsável pelo sucesso do evento que serviu de exemplo para similares em São Pedro e Rio das Pedras. Assim como uma obra de arte que possibilita inúmeras sensações, de pouco em pouco ela recheou o sarau com mais manifestações culturais. “A literatura nos leva a outras artes”, comenta, ansiosa com a nova edição marcada para hoje, às 19h30, na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”.

O S@rau Literário é o primeiro evento que o Municipal abriga após dias fechado em precaução a proliferação da gripe A. “Não é uma honra para nós?”, brinca Ana sobre o fato, ainda extasiada pelo grande público presente na edição passada. “Eram mais de 90 pessoas que assinaram o livro, sem contar músicos e outros envolvidos com a produção”. Na noite de hoje, os três escritores, cujas biografias e obras estarão em evidência, são: o baiano Jorge Amado, a paulista Hilda Hilst e a local Aracy Ferrari.

Como ressalta Ana, é importante destacar o trabalho de artistas da cidade, mesmo Aracy não ser original de Piracicaba. “Ela é de Presidente Alves, teve uma ativa vida profissional em Bauru e hoje atua na literatura e artes plásticas aqui”, revela.

Na homenagem do S@rau, Aracy ainda levará alguns de seus quadros pintados. “Falaremos também sobre sua articulação em coletâneas, os anos que trabalhou como professora no Ensino Público e universitário e prêmios que recebeu ao longo da carreira”. Segundo Ana, os dois livros lançados por ela são: “Presenteando o passado” e “Memórias entrelaçadas em galhos floridos”.Quanto à homenagem a Jorge Amado, que faleceu há seis anos, o S@rau Literário contará com a declamação de trechos da obra “Capitães de Areia” por Daniel Valim e apresentações cênicas da Cia. Sé de Teatro, que é Benedita Giangrossi, a Benê, e Lívia Foltran Spada.

“Ele é importante porque retratava um problema crônico brasileiro, o de crianças de rua”, explica Ana. Para a idealizadora do evento, o lado humano do escritor também será abordado. “Foi um homem dedicado aos amigos. ”Na França, quando estava exilado, abrigou escritores aspirantes que necessitavam de ajuda”.

A terceira e última homenageada da noite será Hilda Hilst. “Ela nasceu em Jaú e era filha única de Apolônio de Almeida Prado Hilst, fazendeiro e também grande ensaísta da época”, conta Ana. “Hilda foi uma mulher à frente do tempo, pois já na década de 40 abordou assuntos polêmicos como sexo e religião”. Quem participa deste tributo é Aracy, que recitará o poema “Venho de tempos antigos”. “Assim como Amado, Hilda também tinha um lado humano latente, dando suporte a escritores aspirantes”.

O S@rau Literário ainda contará com a apresentação musical de Galvani e Rosane Luppi, Ana Lúcia Paterniani e José Carlos Gregório, tocando canções de MPB relacionadas à Bahia de Jorge Amado.

SERVIÇO

S@rau Literário Piracicabano, hoje, às 19h30, na Sala 2 do Teatro

Municipal “Dr. Losso Netto”. Evento gratuito. Informações: 3433-4952.

Agradecimentos, Avisos e Congratulações:

1)Ao Teatro Municipal de Piracicaba na pessoa da sua diretora Heloisa Guerrini e dos seus funcionários.


2)Aos músicos: Ana Lucia Stipp Patrrniani (flauta e voz), José Carlos Gregório (violão e voz),: Galvani e Roseane Luppi (violões e voz).


3) Ao declamador e poeta Daniel Valim, a Gisele Silva, a Drª Ana Paterniani, a Áurea Squerro, Roseane e Galvani Luppi, José Carlos Gregório (nossos amigos músicos), e a todos os presentes que alegram a Literatura e o Sar@u Literário Piracicabano.


4) À Ivana Negri pelo seu trabalho na publicação no Jornal de Piracicaba e na Tribuna dos escritos literários dos nossos poetas.

5) À Richard Mathenhauer pelo incentivo de propagar a Literatura em Rio das Pedras levando um Sarau Literário com empenho e dedicação! Parabéns!

6) A Biblioteca Pública Municipal na pessoa da sua diretora Lucila M Calheiros Silvestre.

7) À Rodrigo Alves, Marcela Benvegnu do Jornal de Piracicaba e Erick Tedesco (Fotógrafo Daniel Damasceno) da Tribuna de Piracicaba, A Danielle Ricci da Gazeta de Piracicaba; A Educativa nas Letras por proporcionarem a divulgação do nosso Sarau

8) Cia Sé de Teatro: Benedita Giangrossi e Lívia Foltran Spada

9) A Pirapneus por patrocinar uma parte do Caderno de Publicação do Sarau!

Obrigada a todos e viva a alegria de um Sarau Literário!

Olá amigos e amigas,

Se tiverem oportunidade vejam o clipe através do link e dêem sua nota.

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1102986,00.html

Um grande abraço,

Galvani Luppi (músico do S
ar@u Literário Piracicabano)






4 comentários:

  1. Querida Ana!
    Muito boa a reportagem destacando o Sarau Piracicabano!
    Abraços,
    Richard

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Caríssimo Richard logo posto o dia do Sarau Rio Pedrense aqui neste blog. Abraços fraternos

    Ana Marly de Oliveira jacobino

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!!!Abrs e Salve a literatura!!

    ResponderExcluir
  4. Site do Jornal A Tribuna Piracicaba
    www.tribunatp.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário