segunda-feira, 20 de julho de 2009

O homem vai a Lua graças a Santos Dumont na Agend@ Cultural!

Há exatos 136 anos o verdadeiro herói nascia para mudar a história da humanidade em seu vôo aos céus! Alberto Santos Dumont





Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906 ele conseguiu a taça de campeão Archdeacan. Essas experiências foram feitas no ano de 1906.
Com o aparelho “14 BIS” ele conseguiu uma altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou uma distância de 220 metros; no ano de 1928 Santos Dumont voltou para o Brasil e foi recebido com muito amor e carinho, tinham preparado uma grande festa para Santos Dumont. Mas o aviso que tinha seu nome e tinha a bordo os cientistas, sofreu um acidente e todos morreram; entâo Santos Dumont cancelou as festividades, e isto abalou sua saúde; e passou a morar em Santos - São Paulo. Morreu no dia 23 de julho do ano de 1932. Escreveu dois livros: “Dans-Lair (É o que vi) e O Que nós Veremos”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Seu nome é: Alberto Santos Dumont.




20 de Julho_ O homem pisa na Lua!





"É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade".

Pegadas Lunares

Ana Marly de Oliveira Jacobino




O luar iluminou a noite fria do inverno no hemisfério sul. A corrida garantiu a visibilidade ao país. A guerra esquenta os ânimos e assusta a todos. O mundo dividido! De um lado o socialismo, baseado na economia planificada, partido único, igualdade social e falta de democracia. Do outro lado o capitalismo, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. A guerra fria aumentou a discussão e o medo mundial.
A expressão guerra fria define um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorreu um embate militar declarado e direto entre
Estados Unidos e URSS. Mesmo porque, estes dois países tinham cada um em seu poder centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significa o fim dos dois países e, certamente, da vida na Terra. Contudo, ambos acabam alimentando conflitos em outros países tais como, na Coréia e no Vietnã.
Estados Unidos da América e URSS travam uma luta muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocor, qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com o cão Laika dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a Lua, com a missão espacial norte-americana.
O aparelho de televisão, um Telefunken de ultima geração transmitia em branco e preto as imagens. No dia 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos; horário de Brasília, um astronauta americano de nome Neil Armstrong, entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra de lá. A bordo da nave Apolo XI. Armstrong, o seu companheiro de viajem espacial, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz", traduzido seria algo como zumbido, e Michael Collins cumpriram a missão de alunissar, após levantarem vôo em 16 de julho.
A emoção tomou conta de Raquel e da sua avó Joana. O mundo inteiro aplaudiu o fantástico feito. O primeiro homem a pisar no satélite deixou a sua pegada registrada no solo lunar para sempre. Raquel aplaudiu, gritou, pulou de alegria, enquanto isto, seu avô dormia no quarto ao lado, indiferente a todo o acontecimento televisionado. Mesmo na sua meninice, ela sabia da importância do feito dos astronautas.
A menina repetiu a frase de Neil para sua avó por mais de uma vez: "É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade".
Raquel cresceu acompanhando o avanço tecnológico permitido pela corrida espacial. Já a sua avó Joana..., jurava de pés juntos, que o homem não foi até a Lua. Tudo foi armado pelos “taizinhos” e confabulava: “A verdade é que o homem ficou aqui na Terra mesmo em um deserto daquele tar de: “Zustadounidus”!
Durma com uma dúvida dessa...!






Ana Marly prestando homenagem a Ivana Negri pelo seu trabalho valoroso nas publicações dos literatos no Jornal de Piracicaba e na Tribuna Piracicabana





Benedito Daniel Valin (Monteiro Lobato) declamando!



SER

BENEDITO DANIEL VALIM

QUERIA :


SER LIVRE
SER ATLETA
SER GIGANTE
SER POETA


SER CRISTÃO
SER JOGADOR
SER FOGO
SER AMOR



SER ANJO
SER AMIGO
SER CHUVA
SER ABRIGO

SER SORRISO
SER PRANTO
SER MAGIA
SER ENCANTO

SER MONTANHA
SER OCEÃNO
SER HUMILDE
SER HUMANO!



Sandra Galante (Poeta do Mundo) junto ao seu marido.

5 comentários:

  1. O melhor do SARAU é estar lá e participar ,nem que seja apenas ouvindo e aplaudindo.
    Maravilhoso!
    Adoro sempre!

    ResponderExcluir
  2. Da chegada do homem á lua só tenho uma triste lembrança: nem tinhamos TV!

    ResponderExcluir
  3. Ah! que tristeza mesmo. Agradeço o carinho. Mas, quem é você, escreva o seu nome, please.

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  4. Realmente um homem brilhante,revolucionario e que mudou o rumo da humanidade.Abrs querida!

    ResponderExcluir
  5. Lembranças tristes são nocivas!
    Melhor esquecer e separar os fatos.
    Seu texto é pedagógico, explicativo, muito bom para o conhecimento de todos!
    Leio tudo que escreve. Gosto demais!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário