sábado, 9 de maio de 2015

INSS capítulo 1

Um fato corriqueiro na vida do pensionista brasileiro que paga durante uma grande parte da vida a Previdência e sofre pelo descaso de alguns dos seus funcionários...

INSS capítulo 1_ Ana Marly de Oliveira Jacobino
Já viu um formigueiro andando em fila indiana, serpenteando, carregando os ovos esbranquiçados para outro lugar? Visto do alto é deste modo, que, vemos a fila formada naquele local! Nas mãos, homens e mulheres levam os documentos em folhas esbranquiçadas, como, os ovos das formigas. Carregam ali nas mãos estampados no branco do papel, o preto das letras formadoras das palavras, das orações, das suas histórias.  Nome, endereço, data de nascimento, nomes dos pais, um histórico de uma vida inteira! Na fila do INSS momentos indescritíveis do bem e do mal correm e ocorrem, várias películas cinematográficas podem ser filmadas durante o horário da espera para o atendimento de cada um!
Salete pela segunda vez na semana esta naquela fila para pegar o CNIS (documentos que provam as suas contribuições) para encaminhar para o próprio INSS! Na primeira vez algumas das datas das contribuições saíram manchadas, sem ela se dar conta, pois, a fila precisava andar com rapidez.

Durante a longa espera Salete tem nas mãos um livro, somente, assim o sacrifício de estar sendo devorada por Cronos pode ser tolerado. Leitora contumaz não sai de casa sem levar um livro, deste modo, as palavras sempre a acompanham e se solidarizam com ela.
Histórias são contadas no livro. Histórias são contadas na fila de espera no INSS! No seu caderninho de anotações ela resenha alguns acontecimentos que ouve e vê por ali para depois escrevê-los.
Chega a sua vez e todas as suas contribuições nas dezenas de anos trabalhados são impressas numa rapidez de dar inveja a cachorra Laika amarrada no satélite soviético dando volta ao redor da Terra! Antes de sair do local examina as letras miúdas com atenção. Raiva! Susto! Perplexidade!
Mostra o CNIS para a sua amiga... Perplexidade!
Como? Não acredito! Logo com você acontece isso?! Você que foi professora durante uma vida?! Você que mesmo trabalhando diuturnamente nunca deixou de freqüentar a vida acadêmica? Você totalmente louca pelos livros? Não acredito! Vamos voltar na fila, já!
Salete balança a cabeça num ir e vir como se balançasse suas inspirações..., numa risada sarcástica mostra seu descontentamento com a situação.
“Não volto na fila estou cansada de tudo isto!”
Na parte escrita sobre a escolaridade do contribuinte lia-se com letras maiúsculas: ANALFABETA.
Ana Marly de Oliveira Jacobino

2 comentários:

  1. Que bem escrita essa saga pela qual passam os brasileiros. Cada uma! Vou acompanhar. Terás muiiiiito a contar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Chica a fila do INSS é um local ideal para vivenciar fatos para escrevê-los depois Obrigada pela visita Chiquinha . Valeu! CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário