domingo, 3 de maio de 2015

Maya a estrela do bale, Diva das performances grandiosas ...

foi partilhar a dança com as estrelas...50 anos cativando o olhar humano com a beleza da sua dança! Ana Marly de Oliveira Jacobino se sentindo orfã da Musa dos passos leves e repleto de emoção.
Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia (Foto: Efrem Lukatsky/AP)
A bailarina russa Maya Plisetskaya, 89 anos, morreu neste sábado (2), em Munique, na Alemanha. Ela sofreu um ataque cardíaco. A artista era conhecida como "a rainha do ar" e conquistou um de seus primeiros êxitos com a representação, em 1947, de "O lago dos cisnes".Segundo o diretor do teatro Bolshoi, Vladimir Urin, disse à agência russa TASS, "os médicos tentaram de tudo, mas não havia nada que pudessem fazer."O diretor do Bolshoi contou ter sido informado pelo marido da bailarina, o célebre compositor russo Rodion Shchedrin, de que Plisetskaya faleceu na Alemanha, onde o casal tinha uma residência. "Algumas semanas atrás, nós nos reencontramos. Ela estava saudável, fazia brincadeiras, mas bom, aconteceu, o coração da maior entre todas as bailarinas parou", declarou Urin à agência RIA Novosti. Por meio de um comunicado de seu serviço de imprensa, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências à família.
A bailarina ucraniana Maya Plisetskaya  (Foto: Efrem Lukatsky/AP)
Adeus Maya a "Rainha do Ar" _ Carreira
Plisetskaya dançou por meio século e levou ao tradicional balé soviético coreografias modernas. Nascida em 20 de novembro de 1925, em Moscou, teve o pai, engenheiro, assassinado em 1938. Sua mãe, uma atriz, foi acusada de traição e enviada a um campo de trabalhos forçados no Cazaquistão.Maya ingressou no Bolshoi em 1943. Durante 50 anos, ela cativou as plateias com a pureza de suas apresentações.Graças à sua versatilidade, pôde interpretar personagens tão diversos como a czarina enlouquecida de "A fonte de Bajchisarai", a perversa Kitri de "Dom Quixote", "Carmem", e "Ana Karenina".
Veja Maya e se emocione: https://www.youtube.com/watch?v=Luz5g-doa34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário