quarta-feira, 10 de julho de 2013

Paraty se envolve com a 11ª Flip.

Preparada para assistir a primeira mesa... O dia a dia debaixo d'água; depois da abertura da noite anterior com Milton Hatoum em Graciliano Ramos: aspereza do mundo e concisão na linguagem
Milton Hatoum leva a escrita de Graciliano Ramos para a FLIP_ Ana Marly de Oliveira Jacobino
Assisti à palestra em pé do lado de fora da Tenda do Telão em Paraty! Ingressos esgotados, mas com muitos lugares vazios... coisas da organização da Casa Azul de Paraty... Na abertura da 11ª Flip, Milton Hatoum entrou saudando o público com um  "Boa Noite!, e completou a sua fala mostrando o azedume da resposta de Graciliano ao cumprimento:  "Você acha mesmo?".A verdade é que para os amigos essa rabugice não tinha nada a ver com a afeição dedicada por ele a quem de fato amava.
Milton mostra nos primeiros minutos da sua palestra um Graciliano engajado na política, prefeito de Palmeira dos Índios na Alagoas, sempre foi criterioso nos relatórios de prestação de contas. Marquei um fragmento do comentário de Hatoum sobre os tais relatórios escritos por Ramos: “Há, de fato, cifras e cifrões, mas, aparecem os assuntos dos livros: 'Vidas secas', 'São Bernardo' e 'Infância'. Além disso, a crítica, o tom desabusado e irônico, as frases breves já apontam para seu estilo.”
O conferencista marcou autores clássicos da literatura enfronhados na obra roseana; a linguagem concisa, a preocupação de escrever sobre as questões políticas e sociais, o desequilíbrio de alguns personagens... mostram sua leitura por Machado de Assis. Outros autores marcados na obra de Graciliano: Balzac, Dostoievski, Guimarães Rosa, e Eça de Queiroz.
A abertura nesta 11ª edição da FLIP foi sem dúvida, mais longa e didática, que as anteriores, contudo explorou com detalhes as obras do homenageado. Graciliano Ramos foi perseguido e preso no primeiro governo de Getúlio Vargas, no entanto deixou fora da sua literatura instrumentos partidário e doutrinário, Hatoum marca que, a leitura dos seus livros, mesmo anterior a sua adesão ao comunismo, mostra com nitidez : “Graciliano nunca submeteu sua obra ficcional à propaganda ideológica. À semelhança de Machado de Assis, não escamoteou a verdade das relações humanas entranhadas no processo histórico. O resultado é uma ficção marcada pelo pessimismo em face à brutalidade da vida brasileira."
Foto: Mais um ano... mais uma Flip...mais um sonho realizado... Obrigada a todos que curtiram e permitiram que isto acontecesse. 
Mais um ano... mais uma Flip...mais um sonho realizado... Obrigada a todos que curtiram e permitiram que isto acontecesse.
Foto: Ingressos a mão para curtir as mesas flipianas... 
Ingressos a mão para curtir as mesas flipianas...
  
 
Para você colecionar... Olhando Paraty pelos olhos da Flip. 
Convite Imperdível..
   Marque na sua Agenda:
Sarau vai acontecer em 16 de Julho de 2013 na Biblioteca Municipal, as 19h30, com o Tema: “Na outra margem do rio, Opus 4 um encontro inusitado com Rosa, rio abaixo, rio afora, rio adentro em um Sarau !” 
Entrada Gratuita
             Homenageados_ João Guimarães Rosa e Quarteto de Cordas OPUS 4

                                           f

2 comentários:

  1. Deve ter sido mesmo lindo por lá! As mesas, temas e só o lugar já vale! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Realização para uma apaixonada pela Literatura que alegra os sentidos, querida Chica. CaipiracicabANA Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário