terça-feira, 2 de julho de 2013

FLIP 2013

O grande homenageado da 11ª Festa Literária de Paraty (Flip), que acontece em Paraty, no Rio de Janeiro, é o escritor alagoano Graciliano Ramos. O autor de clássicos da literatura brasileira como Vidas Secas, Angústia e São Bernardo completaria, no próximo dia 27 de outrubro, 120 anos.Graciliano Ramos: um dos maiores talentos do ciclo regionalista brasileiro  Graciliano Ramos nasceu em 1892, em Quebrângulo, Alagoas. Em 1936, sob a acusação de ser subversivo, foi preso pela ditadura Vargas, sofrendo horrendas humilhações – experiências reveladas em sua obra “Memórias do Cárcere”.Em 1945, depois de libertado, fixou-se no Rio de Janeiro e não mais voltou ao Nordeste, época então que se consagrou como um dos maiores romancistas brasileiros, considerados por muitos o sucessor de Machado de Assis. Nesse mesmo período filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro. Com câncer, faleceu em 1953, cercado de muitos amigos e muitas homenagens.
Durante a Flip, que ocorre de 3 a 7 de julho, serão lançadas três publicações da editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos. São elas: "Relatórios de Graciliano Ramos publicados no Diário Oficial", a biografia "Graciliano ramos em Palmeira dos Índios" (de Valdemar de Ramos) e uma edição especial da revista "Graciliano", que trata da vida e obra do escritor com um olhar contemporâneo.
 
Graciliano Ramos, assim como tantos outros, foi vítima dos mandos e desmandos ditatoriais que assolaram o país naquela época. Assim, por meio de seu romance “Vidas Secas”, esse nobre autor descreveu de forma magistral sua indignação diante da condição de miséria em que viviam os retirantes nordestinos. Dessa forma, quando analisamos o nome que dera aos personagens da obra em questão (Sinhá Vitória, sua mulher, a cachorra Baleia, o filho mais novo e o mais velho), constatamos que ele, de forma irreverente e irônica, denunciou todo o contexto natural e social ao mesmo tempo.                                  Convite Imperdível..
   Marque na sua Agenda:
Sarau vai acontecer em 16 de Julho de 2013 na Biblioteca Municipal, as 19h30, com o Tema: “Na outra margem do rio, Opus 4 um encontro inusitado com Rosa, rio abaixo, rio afora, rio adentro em um Sarau !” 
Entrada Gratuita
             Homenageados_ João Guimarães Rosa e Quarteto de Cordas OPUS 4

                                           fotos google

2 comentários:

  1. Querida amiga

    Penso que um País
    para se tornar grande,
    deveria valorizar
    os que o construíram,
    assim como Graciliano,
    expoente de uma obra fantástica
    e genuinamente brasileira.

    Que os sonhos
    te enlacem a vida.

    ResponderExcluir
  2. E somos um pouco parecidos com Graciliano ao levar em frente um trabalho que valorizamos muito que é a arte e a literatura. agradeço a visita Carísssimo professor Aluisio

    ana Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário