domingo, 28 de outubro de 2012

29 de outubro: Dia Nacional do Livro

Farrapo da humanidade se destaca pela ignorância. Vive em falta consigo mesmo! Passa a vida desdizendo o dia em que nasceu! Fanático por futebol! Fanático por dinheiro! Fanático religioso! Fanático pelo partido político! Fanático por novelas! Fanático, fanático, fanático... Analfabeto funcional! Cria das escolas que ensinam a ler, mas não compreender. Falta-lhe leitura... Leitura! Cruzes! Artigos, crônicas, poesias nem pensar! Habilidade de leitura compreensiva não existe no seu dia-a-dia! Escrita e cálculo... como!? Tudo isso, depende de ler e compreender! Livros! Para ele, serve de enfeite nas prateleiras do consultório!  

                                                      Ana Marly de oLiveira Jacobino
                  O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê
                                                      Mário Quintana.
 
29 de Outubro de em 1810,  a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, junto com a família imperial em fuga...,  quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
 
Fachada da Bublioteca Nacional Brasieleira
O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. Além de ser muito gostoso ler! Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades. Escolha o seu preferido e comemore esta data, lendo um bom livro! 
                    Os livros são pequenos pedaços do incomensurável
                                        Stephan Zweig.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.
A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
                   A palavra é o meu domínio sobre o mundo
                                      Clarice Lispector 


 
Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro
                                       Groucho Marx

marcferrez_machadodeassis.jpg 
  Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta...considero um dos maiores escritores brasileiros.
 
Em Toda a Biblioteca há EspíritosPenso que em toda a biblioteca há espíritos. Esses são os espíritos dos mortos que só despertam quando o leitor os busca. Assim, o acto estético não corresponde a um livro. Um livro é um cubo de papel, uma coisa entre coisas. O acto estético ocorre muito poucas vezes, e cada vez em situações inteiramente diferentes e sempre de modo preciso. (...) Detenhamo-nos nesta ideia: onde está a fé do leitor? Porque, para ler um livro, devemos acreditar nele? Se não acreditamos no livro, não acreditamos no prazer da leitura. (...) Acompanhamos a ficção como acontece, de alguma maneira, no sonho. Jorge Luís Borges, in "Camões, por Jorge Luis Borges", jornal O Estado de São Paulo.
                                                             Convite: 
Sarau Literário Piracicabano vai acontecer na Biblioteca Municipal no dia 13 de Novembro, terça-feira as 19h30_ Homenagens a: Baden Powell de Aquino e o piracicabano Marcos Moraes
                         Entrada Gratuita

                   Assista a Marcos Moraes: Vou deitar e rolar - Baden Powell/Paulo César Pinheiro http://www.youtube.com/watch?v=AUUj-hwxJJ4


google e youtube

4 comentários:

  1. Adoro passar aqui e li o pensamento de Quintana, lindíssimo... Tudo DEZ aqui,sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela visita nota 10, Chica! Agradeço sua gentileza. CaipiraicabANA

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, os meus sinceros Parabéns, adorei ler o seu texto de entrada neste post, sobre o Dia Nacional do livro, adoro a maneira como escreve, simples e directa. Adoro todos os dias do livro seja aqui em Portugal, que se celebra em 23 de Abril, seja agora no dia de hoje aí no Brasil. Amo ler, já não tenho lá muito espaço em casa para os livros, mas sempre arranjo um jeito. Para você ver, eu hoje para comemorar comprei 3 livros. "Ás vezes os milagres acontecem" de Dr. Brian Weiss, "Conversas com o céu" de James Van Praagh e ainda "o mundo de Sofia" de Jostein Gaarder (este último para a filhota mais nova).
    Feliz Dia do Livro.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Que felicidade Ana Maria em ler seu comentário... amante do livro... livros pra lá de interessantes você comprou... O Mundo de Sofia trabalhei com meus alunos de Filosofia, Redação. Parabéns pelas escolhas.Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário