domingo, 7 de outubro de 2012

Edgar Aln Poe faz parte do meu imaginário...

Desde muito jovem ao ler junto com o professor de Literatura o seu poema "O Corvo : Em certo dia, à hora, à hora Da meia-noite que apavora...", o terror incrustou nas minhas células... tomei gosto pelos escritos de Poe. A partir da leitura da sua biografia, tão repleta de dores e mistérios apaixonei-me por Poe. Revelação... nas minhas aulas de Literatura, mostrei Edgar Alan Poe para os meus alunos... paixão a primeira leitura... ao primeiro susto... Edgar Alan Poe escreveu certa vez: Tudo o que vemos ou parecemos / não passa de um sonho dentro de um sonho."" 
                                            Ana Marly de Oliveira Jacobino
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no dia 19 de Janeiro de 1809. Seu avô David Poe participou da Guerra da Independência, e seu pai (também chamado David Poe) apaixonou-se pela atriz inglesa Elisabeth Arnold, casando-se com ela. Edgar Allan Poe teve dois irmãos e seus pais faleceram pouco tempo depois do nascimento de Rosalie, a filha mais nova do casal. Assim, Poe foi adotado pelo rico casal John Allan e Frances Keeling Allan. 
Poe estudou em Londres na Stoke-Newington; algum tempo depois continuou seus estudos de volta a Richmond, na Universidade Charlotteville. Allan Poe, apesar de muito inteligente era também muito genioso. Era um jovem aventureiro, romântico, orgulhoso e idealista.  
 Em 1829 sua mãe falece. Logo após, Poe alista-se na Academia Militar de West Point. Mas com o lançamento de uma compilação de poesias em 1831, desliga-se da Academia e corta relações com seu pai adotivo, devido ao casamento com outra mulher, o que teria deixado Poe muito contrariado.
Aos 22 anos, vivendo na miséria, publica Poemas. Já em Baltimore procura pelo irmão Willian e assiste a morte dele. Allan Poe passa a viver com uma tia muito pobre e viúva. Durante dois anos vive em miséria profunda. Mas vence dois concursos de poesias e o editor Thomaz White entrega-lhe a direção do "Southern Literary Messenger".
Em 1833 lança Uma aventura sem paralelo de um certo Hans Pfaal. Dirige a revista por dois anos. Allan Poe gozava de uma certa reputação com leitores assíduos. Depois de sua vida estabilizada, aos 27 anos casa-se com sua prima de 13 anos, Virgínia Clemn. No ano de 1838 trabalha na Button’s Gentleman Magazine na companhia de sua esposa. O casal vivera na Filadélfia, Nova York e Fordham. Em 1847, sofre com a morte de sua esposa vitimada pela tuberculose. 
TRAILER - LEGENDADO | O CORVO (The Raven)_ http://www.youtube.com/watch?v=1IGEurJv2n0
 
Em 1845, Allan Poe lança O Corvo. Eureka e Romance Cosmogônico lhe atribuem a fama necessária para provocar a censura da imprensa e da sociedade. Desiludido, volta para Richmore e depois vai para Nova York e entrega-se à bebida. Antes de seguir para a Filadélfia, resolve encontrar-se com velhos amigos. Na manhã seguinte, Poe é encontrado por um amigo em estado de profundo desespero, largado numa taberna sórdida, de onde o transportaram imediatamente para um hospital. Estava inconsciente e moribundo. Ali permaneceu, delirando e chamando repetidamente por um misterioso "Reynolds", até morrer, na manhã do domingo seguinte, aos 40 anos e deixando uma vasta obra em sua vida de sacrifícios e desordem. Era 7 de outubro de 1849, e os Estados Unidos perdiam um de seus maiores escritores. Até hoje não se sabe ao certo o que tenha acontecido naquela noite. Teria o autor, sido vítima da loucura que em tantos contos narrou? Muitos afirmam que tenha sido vítima de uma quadrilha que o envenenou, mas o mais certo é que tenha tido uma overdose de ópio. 
 O CORVO
Em certo dia, à hora, à hora
Da meia-noite que apavora,
Eu caindo de sono e exausto de fadiga,
Ao pé de muita lauda antiga,
De uma velha doutrina, agora morta,
Ia pensando, quando ouvi à porta
Do meu quarto um soar devagarinho
E disse estas palavras tais:
"É alguém que me bate à porta de mansinho;
                           Há de ser isso e nada mais."  ...
Assista O Corvo - Edgar Allan Poe (Vincent Price )_ http://www.youtube.com/watch?v=TcN84WZMzD4&feature=related
[creditofoto]
Nos dias atuais, Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror.
                                                                      google - youtube
Site brasileiro dedicado a Edgar Allan Poe 
                                                                               Convite:
 
Sarau Literário Piracicabano convida você para o Legado das Letras Piracicabanas 
Vai acontecer no anfiteatro do Teatro Erotides de Campos 
dia 09 de Outubro_ 20 h _Terça-feira 
Homenageia
Mário Neme 
Logo a seguir (às 20h30) haverá a apresentação do espetáculo "Mensagem de Amor" a Erotides de Campos, com Alessandro Penezzi, Sérgio Belluco, Antonio Carlos Fioravante (Bolão) e Roberto Mahn 

Ouça os seresteiros Bolão , Roberto Mahn ao som dos violôes de Alessandro Penezzi, Sérgio Belluco, interpretam Ave Maria de Erotides de Campos em Piracicaba: http://youtu.be/7EuW_ClOOxE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário