terça-feira, 24 de maio de 2011

Sarau da Jovem Guarda alegrou os corações mergulhados na saudade!Agend@!


"Sarau Literário Piracicabano movido por corações dos voluntários amantes da cultura unidos na difusão da Arte em sua totalidade e da Literatura como um todo!"
                                            Ana Marly de Oliveira Jacobino
Publicações dos trabalhos enviados para o Caderno do Sarau Literário Piracicabano com o tema: Jovem Guarda (17/05/2011)Parte 1
Participantes do sarau tendo ao fundo os homenageados Carlos e Suzy Furlan no palco do Teatro Municipal em Piracicaba (foto by Durval Jacobino)
Nanocontos
Trindade (nanoconto) _ Ana Marly de Oliveira Jacobino

Sonho que estou colada a uma página de um livro . O livro me engole. "Eu, Palavras, Livro" viramos uma trindade consubstancial!"
                  O Romance e Eu (nanoconto) _ Ana Marly de Oliveira Jacobino
Capitu com os seus olhos de ressaca me fita nos olhos! Assusto! Machado de Assis escreve sobre o meu coração. As palavras fazem cócegas nas minhas páginas. Neste instante me dou conta: “Eu, me transformei num romance!”
                  Remédio para dor (nanoconto) _ Ana Marly de Oliveira Jacobino
Tenho cá dentro do peito um sofrer dolorido, para extirpá-lo abro um livro de poesia!
Primeiro homenageado do Sarau Literário Piracicabano _Jovem Guarda
           Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.
           Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 50/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.
           Entre os artistas do movimento destacaram-se Celly Campelo, Roberto Carls, Erasmo Carlos,Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Arthurzinho, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso,Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Dian (cantora), Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers. Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda". A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda feitas por outros grupos fizeram sucesso entre os adolescentes.
Júlio Medaglia. MUSICA, MAESTRO!: DO CANTO GREGORIANO AO SINTETIZADOR. [S.l.]: Editora Globo 2008.
Paulo Sérgio do Carmo. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. [S.l.]: Editora Senac, 2000.
************************************
Ouça Gatinha Manhosa na voz do Conjunto "Caleidoscópio" e cante junto:
                                                 http://youtu.be/UuRUyUsRRBU
Gisele Silva e Ana Marly fazem as homenagens a Suzi e Carlos Furlan na noite da Jovem Guarda
                                    Jovem guarda _ Terezinha Sbrissa (São Paulo capital)

Jovem guarda, guarda meus sonhos de adolescente,
Intensifica meus assombros, minha imaginação.
Espanta tédio, inspira loucuras e bom humor.
Torna-me jovem outra vez,
Trepidante, frenética ou contemplativa.
Ao som de suas letras simples e românticas,
Irei ao fundo de minhas memórias,
Trio Esperança, Renato e seus Blue Caps, Celly Campelo,Tremendão.
Na Rua Augusta a 120 por hora,
Minha calça boca de sino é uma brasa mora.
Sentimentos fervilham , rodopio,tomo um banho de lua e,
Acordo com saudades de você.
Na mira de um impossível amor,
Roberto ama loucamente a namoradinha de um amigo seu.
A ternurinha Wanderléa grita : Pare agora!
Que as palavras não alcançam as emoções.
A vida está cheia de graça, bonita, descontraída, prazerosa,
E eu preciso consertar meu calhambeque.
Bipdubipbidudipdup

Ouça a Jovem Guarda na voz do Caleidoscópio clique a seguir:
                                         http://youtu.be/yejuGuyFPmo

            Segundo homenageado do Sarau Literário Piracicabano _ Casal Carlos Roberto Furlan e Maria Suzana Furlan
Ouça mais do Caleidoscópio o conjunto do Sarau Literário Piracicabano:
                                            http://youtu.be/A-kxDik3psY
                         NO CALEIDOSCÓPIO DA VIDA _ Carlos Roberto Furlan
        Alegrei-me com a ocasião que me foi oferecida, pela nossa querida amiga Ana Marly, para redigir algumas palavras sobre mim, numa espécie de autobiografia.
         Estando com a tarde livre, pensei que seria fácil juntar as peças do “quebra-cabeça” que compõem o meu histórico de vida. Eu sei como elas se encaixam, mas as palavras resolveram fazer greve. Recusaram-se a se mexer e o que, no início, se me afigurava como prazer acabou provocando um friozinho na barriga.
        Senti que meus esforços para juntar as peças seriam inúteis. Brinquei, então, com a idéia de relatar apenas alguns fragmentos da minha vida, principalmente os que me despertam com um toque de saudade gostosa, de algo vivido em plenitude.
         E comecei assim:
         Nasci em 14 de agosto de 1953. Nesse dia não houve eclipse nem cometa. Poderia ter sido um dia igual a todos os outros. Mas ele foi duplamente especial. Nessa data festejava-se o dia de São Joaquim, patriarca da família e, por uma dessas felizes coincidências, pela primeira vez, no Brasil, comemorou-se o Dia dos Pais.
       Meu querido e saudoso pai, sempre com o seu incisivo sentido de humor, dizia que os seus espermatozóides eram festeiros, pois meu irmão, Nivaldo, nasceu em 15 de novembro, data em que se comemora, como sabemos, a Proclamação da República Brasileira.
       Num ambiente feliz e aconchegante fui desenvolvendo a minha psicomotricidade infantil entre mangueiras, um velho jacarandá e um pomar com múltiplas jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e dezenas de árvores anônimas por onde se enroscavam primaveras brancas, vermelhas e rosas.
       Venho de uma família de pessoas com músculos de aço. Meu pai Alcindo e minha mãe Maria faziam do gesto de lançar sementes ao seio da terra um ato de fé na bondade divina, arrancando do solo a riqueza que provém da multiplicação das sementes. Talvez tenha sido esse contato direto com a natureza o fator responsável por eu ter cursado Agronomia, na Esalq.
        Mas, antes disso, conheci a mulher que faria comigo a principal viagem da minha vida, dentro e fora, no alto e no fundo de mares indômitos e insondáveis, mas sempre descobrindo comigo o regaço das praias amenas.São 39 anos de convivência com a Suzi e três maravilhosos filhos: Adriana, Carlos e Marcelo.
         Embora convicto de que todo homem tem o sagrado direito de torcer pelo Palmeiras no meio da torcida corintiana, sou mais uma daquelas pessoas a engrossar a fileira dos que têm na música e na literatura verdadeiros signos vivos de nossa presença no mundo.
        Talvez as coisas não sejam assim tão dualistas, mas penso que a música e a poesia têm a magia de fazer calar o intelecto para falar o divino, o eterno.
        E aqui estou eu completando, hoje, 14 meses de Sarau Literário Piracicabano. E me descubro vivo porque o sorriso e a felicidade das pessoas me condicionam inteiramente, e mais ainda por todos vocês, aqui presentes, por terem emoções semelhantes às minhas.
       Obrigado amiga Aninha Paterniani, competente médica, flautista e poeta por me trazer ao sarau.
       Obrigado a todos vocês que fazem do nosso sarau um caleidoscópio, capaz de produzir, exatamente, o que esse encontro pretende: a possibilidade de olhar para um mesmo ponto e ver tantas figuras quanto se queira encontrar, como um autêntico multiplicador de imagens, combinadas de maneiras variadas, mas todas de agradáveis efeitos.
       Obrigado Ana Marly, amiga literata, por permitir que aqui sempre haja espaço para uma centelha de maravilhamento, graças ao seu dinamismo, a sua competência e a sua imensa alegria interior.
       Tenho a certeza de que ao reunir olhares diferentes sobre a poesia e a música estamos construindo, com o rigor de um silogismo, a nossa própria imagem no caleidoscópio da vida. Aí, com as orelhas encostadas na concha da existência, podemos ouvir, num doce canto de amor, que a alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração.
                                            SERENAS IMAGENS (SUZI FURLAN)

         Num jardim da pequena e longínqua Gália, em 29 de dezembro de 1954, André e Marina colheram o terceiro de seus sete botões e o chamaram Maria Suzana, em homenagem à bisavó de André...
         Muito franzina e fraquinha, desde tenra idade, lutei pela vida! Enfrentei doenças graves, queimaduras, enchentes... Até já havia me esquecido dessas coisas... Morei, então, em várias cidades, onde me encantava caminhar com os pés descalços pelos riachos e, vez por outra, bebericava, com as mãos em concha, a água límpida que neles corria.
         Até que em1969 viemos para o lugar onde o “peixe para” e, aqui paramos! E aqui parei!E aqui, realizei os mais lindos sonhos que nunca ousei sonhar!
Contrariando todas as normalidades da vida, por um erro, isso mesmo, por um engano telefônico, pude encontrar aquele que o meu coração buscara até então: Beto! Minha alma gêmea! Meu encanto! Cúmplice e parceiro em todas as minhas viagens! Então, foi natural a glória de ser mãe...Dri! Jú! e Má!
        Nossos três tesouros, três amores, três bênçãos, três perfumes de doce fragrância em nossas vidas!
         Sempre juntos, como elos inseparáveis de uma corrente, passeamos, o Beto e eu, por todas as escalas musicais, por todos os campos harmônicos de tantas canções de amor, de ninar, de alegria, de tristeza, de louvor...
         E hoje, divido com vocês, gente querida, alguns dos meus pequenos segredos, da poção mágica da minha vida, que emergem no tempo como se fossem colhidos da fonte da eternidade!
  Participantes do Sarau Literário Piracicabano de 17 de Maio de 2011
Ouça muito mais do Sarau Literário  a Jovem Guarda aqui:
http://youtu.be/dgZONdK4Czg                             
                                                                 Convites:
O lançamento do livro "Curso Essencial de Umbanda", autoria do piracicabano Ademir Barbosa Júnior, que acontecerá na Biblioteca Municipal em homenagem ao dia da África (dia 25 de maio).
Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”

Rua Saldanha Marinho, nº333 - Centro, Piracicaba - São Paulo
Contato: (19) 3434-9032 / (19) 3233-3674
                                                                  Convite 2

Não deixem de prestigiar a Esquete Teatral, dia 24 de maio.

Duas sessões: 9h30 e 14h30 no Museu H.P.Prudente de Moraes.
Grata,
             Maria Antonieta Sachs Mendes
Diretora
Museu H. P. Prudente de Moraes
R: Santo Antônio, 641 - Centro - Piracicaba/SP  (19)3432-2148 / (19)3422-3069
                                                                   Convite 3
Numa realização da Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria da Ação Cultural, acontece nesta sexta feira dia 27 de Maio às 21 horas, local Largo dos Pescadores (Rua do Porto), mas uma edição do Projeto Choros & Serestas. Edição nº 112.

A atração da noite ficará a cargo do grupo piracicabano “Brasil Mestiço”.                                                             
                                                    Convite 4
Preté Trio se apresenta em Show Poético na Biblioteca Municipal dia 28 de maio
No dia 28 de maio, às 19h30 no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, acontece o Show Poético com o músico piracicabano Preté, Álvaro Damazo (contra-baixo) e Manchuria (flauta, trompete e percussão
A temática do show será uma homenagem aos poetas negros Elisa Lucinda e Cruz e Souza, com a declamação de alguns poemas.

8 comentários:

  1. Comover-me com biografias? Nem leio. Todas as histórias são iguais.
    Mas, o seu relato de vida é cheio de citações positivas que elevam nossa auto-estima e faz nossa suas palavras a respeito do Sarau e desse excelente convivio.
    Grata!
    Parabéns!

    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  2. "Mel minha querida Mél: de fato as apresentações da Paixão de Cristo aqui em Piracicaba além de muito bem feita é grandiosa e muito emocionante. Agradeço com muito carinho a sua visita. Obrigada pelo encantamento de aqui aparecer. Abraços Poéticos desta Caipiracicab ANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Dirce agradeço a sua visita ela é sempre esperada com muito carinho! Obrigada pelas palavras e pela leitura.Abraços Poéticos desta Caipiracicab ANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  4. Esta agenda Cultural é de tirar o folego. rsss

    Ana, sobre meu blog: vantagens de ser fada! Eu consigo fazer magicas mesmo e por isso o bolo chegou no Estado de SP. kkkk

    Muito obrigada, adorei a lembrança e surpresa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana
    A inocência sutilmente construiu novos caminhos rumo à transformação de uma sociedade, cuja educação castradora não conseguiu conter os anseios de uma juventude que sonhava com um mundo melhor. Enfim, o conservadorismo abaixou a guarda, e a juventude, munida da sua arma mais poderosa –a música–, impôs mudanças radicais no comportamento da sociedade mostrando que "tudo o que nós precisamos é amor" (All You need is love-John Lennon).
    Isso foi o que pudemos revivenciar alegremente no Sarau Literário que prestou uma homenagem mais do que merecida à Jovem Guarda, que tantas lições nos ensinou e tanta saudade deixou.
    A roda de história continua a rodar ... afinal, "navegar é preciso".

    Parabéns pela iniciativa
    Grande abraço
    Luiz Antº Porto

    ResponderExcluir
  6. Ana,quantas homenagens e eventos em sua Agenda Cultural!Piracicaba é bem movimentada!Adorei a homenagem a Jovem Guarda e poder relembrar música tão inocente e bonita com o grupo Caleidoscópio!Parabéns,amiga pelo belo trabalho cultural!Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Deve ter arrasado mesmo os corações cheios de saudades e recordações!

    Lindo!

    Obrigado pela tua interação. Não copiei no texto.Merece uma publicação só para ela. Deixo passar um tempo e publico a poesia linda! Claro, te aviso! beijos,obrigada!chica

    ResponderExcluir
  8. Anne e Chica agradeço e fico esperando sempre a visita, pois vocês sempre aplaudem as nossas iniciativas aqui pelo lado de Piracicaba. Obrigada e voltem sempre. abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário