domingo, 15 de maio de 2011

Jovem Guarda é uma Festa de Arromba!Agend@!

"Anos 60: tempos de mudanças em que a juventude descobria a cada dia uma nova maneira de redescobrir; o que denominava de velho, ultrapassado! Tempos de ebulição de idéias, modos...nova forma de se ver e ver o mundo!"
                                            Ana Marly de Oliviera Jacobino
Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. A expressão tirada de um discurso de Vladimir Ilitch Lenin ( 1º presidente do Partido Bolchevique e líder da União Soviética Mandato) . A Jovem Guarda se consolidou com um programa de televisão brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965, foram influenciados pelo Roc and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, a cantora Celly Campello.A variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê (expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night",traduzido no nosso país como:  "Os Reis do Iê-Iê-Iê")

               Veja e fique por dentro da história:
                       http://youtu.be/uw1sN30S-Fc
"Com vocês, o meu amigo..." Foi essa a primeira frase que Roberto usou para chamar o seu parceiro Erasmo Carlos na primeira apresentação da Jovem Guarda. Este gesto Roberto usa até nos dias atuais.

Entre os os artistas do movimento os que mais tiveram destaque foram:  Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Arthurzinho, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Diana (cantora), Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.
            Entre no clima da Jovem Guarda, clique em:
                                        http://youtu.be/otynjTUTVJc
           Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda".
          Todo um comportamento jovem, daquele período, desde o modo de vestir até as gírias e expressões, foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. Fenômeno midiático que arrastou multidões.
          Quase todos os programas "Jovem Guarda" terminavam com todo mundo no palco cantando "de que vale o céu azul/e o sol sempre a brilhar/se você não vem/e eu estou a lhe esperar/só tenho você no meu pensamento/e a sua ausência é todo meu tormento/quero que você me aqueça neste inverno/e que tudo mais vá pro inferno....".

          O rei Roberto, Erasmo Carlos - o tremendão -, e Wanderléa - a ternurinha -, comandavam o programa, que tinham os convidados da semana como Eduardo Araújo, Sérgio Murilo, Agnaldo Rayol, Martinha, Sérgio Reis... 

Veja o cantor Paulo Sérgio da Jovem Guarda;clicando:
http://youtu.be/ayG51yYhGT0


O culto aos artistas e ao estilo Jovem Guarda se manteve através das décadas posteriores, criando, inclusive, novos simpatizantes, admiradores e estudiosos dedicados ao assunto. Em 1999, Ricardo Pugialli lançou, pela Editora Ampersand, o livro ""No embalo da Jovem Guarda", no qual remonta a partir de reflexões diversas o panorama do movimento, sua influências e decorrências. No ano 2000, o escritor Marcelo Fróes, estudioso do movimento, lançou o livro "Jovem Guarda - Em ritmo de aventura", em que encaminha, além de dados sobre o movimento, reflexões sobre seu significado no quadro da cultura nacional.
É uma brasa, mora!" era o bordão de Roberto que se tornou a mais popular gíria nacional, e a música "Quero que vá tudo pro inferno" (Não suporto mais você longe de mim/ Quero até morrer do que viver assim/ Só quero que você me aqueça nesse inverno/ E que tudo mais vá pro inferno/ Oh, oh,/ E que tudo mais vá pro inferno...), que virou uma espécie de hino do iê-iê-iê nacional, talvez o maior de todos os sucessos que levou o rei ao primeiro lugar nas paradas.
Júlio Medaglia. MUSICA, MAESTRO: DO CANTO GREGORIANO AO SINTETIZADOR. Editora Globo, 2008.
Paulo Sérgio do Carmo. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. [S.l.]: Editora Senac, 2000. 
                                                         Convite da Jovem Guarda
Sarau Literário Piracicabano _Tema:Jovem Guarda
Homenageados:Jovem Guarda e os músicos: Carlos Roberto (Beto) Suzana (Suzi) Furlan
No Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba

" O Sarau mais alegre da cidade”
Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Homenageados:Jovem Guarda e os músicos: Carlos Roberto (Beto) Suzana (Suzi) Furlan
O Sarau de 17 de Maio vai acontecer no Teatro Municipal de Piracicaba, dia 17 de Maio na terça-feira das 19:30 às 21:30h.
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal).
                                                                             fotos by Google

2 comentários:

  1. Que festa de arromba!!! Lembrar aquele tempinho é legal! uma linda nova semana,beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica estivemos no ensaio do sarau e como foi d+. Este sarau promete!Obrigada pela visita.CaipiracicabANA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário