domingo, 22 de maio de 2011

Paixão de Cristo leva multidão ao Engenho Central! Agend@!

"Noite de luar envolve a melodia das estrelas em uma cadência marcada por uma das grandes obras da Literatura e do Teatro que aconteceu há mais de  dois milênios. A paixão de Cristo se faz presente em terras piracicabanas! O Ontem se faz no Agora pelo milagre encantado dos artistas! "
                                 Ana Marly de Oliveira Jacobino
 Nas fotos acima vemos fragmentos da vida de Cristo mostradas através das enormes janelas do Engenho Central .
        A encenação da 22ª Paixão de Cristo de Piracicaba, edição 2011 é realizada pela Associação Cultural e Teatral Guarantã, tem direção de João Scarpa, texto de Raul Rosados, cenografia assinada por Cyro del Nero e figurinos de Carlos ABC.

Jesus fica por conta da interpretação de Silvio Kazza e Maria por Maria Alice de São Paulo.

 A multidão se concentra para assistir a encenação da Paixão de Cristo em um cenário montado no interior do Engenho Central situado a margem esquerda do Rio Piracicaba. Beleza de tirar o folêgo dos participantes.
 O evento reúne quase 500 pessoas em cena, com figurantes voluntários.A Paixão de Cristo faz parte do calendário turístico de Piracicaba, interior de SP.
É uma das maiores montagens do país sobre a história da vida de Jesus Cristo, a céu aberto, com duas horas de duração.

 As apresentações aconteceram durante a Semana Santa de 17 a 24 de abril tiveram início no Domingo de Ramos e seguiram até o Domingo de Páscoa, sempre acontecendo  às 20 horas, no Engenho Central.
                                Paixão de Cristo _ Ana Marly de Oliveira Jacobino

               Estive presente em várias edições da Paixão de Cristo em Piracicaba, e, em cada uma delas sempre encontro novidades; lembro de ter entrado para a arena do espetáculo, certa vez, como alguém que de fato estivesse nas ruas de Jerusalém. Os atores se movimentavam e viviam a rotina dos cidadãos daquela cidade em cena e a platéia interagia passando por eles. Um dos atores descascava uma bergamota e, o perfume invadiu os meus sentidos. Sensacional!
             Nesta “22ª edição da Paixão de Cristo” as novidades apareceram já na fila da entrada para o espetáculo. Uma forma inusitada de contar a história em lances cronológicos diferenciando um período do outro. Foram montadas cenas da vida do Cristo: Anunciação; Nascimento, Visita dos Reis Magos; Fuga de José, Maria e Jesus para o Egito; por detrás dos grandes vitrôs de um dos prédios do Engenho Central. Ao passar por eles visualizei como: “vitrines atemporais”.
           Durante as duas horas do espetáculo, os olhos de toda platéia percebe o transcorrer da história de Cristo em cenas simultâneas em seus vários palcos montados ao longo dos oito mil metros quadrados da área do Engenho. Os efeitos de luz engrandecem ainda mais os trabalhos dos atores chegando a um realismo comovente ao contarem os últimos dias de vida de Jesus o “Cristo” na Terra. Excelente!
          O diretor João Scarpa consegue reunir muito bem o conjunto de cenário, figurino, atores e tudo o mais, que envolve este amor ágape do filho de Deus no Novo Testamento. Forma notável encontrou o diretor de mostrar o mal personificado em uma figura humana em cena no deserto tentando Cristo; no ato da possessão do menino; e ainda, junto a Judas; evidenciando todo o envolvimento maligno nas decisões e no comportamento humano.
          O elenco é formado por atores amadores e voluntário; recordo de ter lido a Rosangela Pereira, presidente da Associação Cultural e Teatral Guarantã realizadora do espetáculo, afirmar: “Talvez essa seja nossa principal característica: a doação de cada integrante ajudou a construir cada uma das edições da Paixão de Cristo de Piracicaba. A gente faz por amor”,
         Parabéns; Cyro Del Nero pelo cenário, ao Carlos ABC pelo figurino, ao Silvio Kazza pela bela interpretação de Cristo, a todo o elenco, aos iluminadores... A excelente qualidade do som mostrou o charme especial do nosso sotaque interiorano de tantos encantos, tão bem traduzido nas falas dos atores. Aplauso!
         A Ressurreição, com o Cristo se elevando aos céus bem junto a platéia teve muito destaque pela emoção da novidade. Mas, como o religioso não fica bem sem o profano, após os merecidos aplausos para todos os envolvidos na última noite desta “22º edição da Paixão de Cristo”, outra paixão se fez ouvir pelas caixas de som de todo o ambiente: o Hino do Glorioso XV de Piracicaba, e, uníssonos cantamos juntos com alegria o hino aclamando o retorno do nosso “NHOQUIM” para a divisão principal do Campeonato Paulista de Futebol!  
(Tribuna de Piracicaba 26 de Abril de 2011)

"Boa noite, Ana! Que belas palavras você escreveu sobre nossa Paixão! Fico extremamente feliz que tenha gostado do espetáculo. Esperamos vê-la sempre! Grande abraço. PAZ, SAUDE E SUCESSO!!"
                                    Joao Scarpa  diretor da Paixão de Cristo
 O grande final do espetáculo Paixão de Cristo fechou com chave de ouro a vida desta grande figura histórica mundial: Jesus o Cristo.
                                                   Aconteceu em Piracicaba
  O músico e compositor matogrossense Almir Sater, criador de um estilo único e original, se apresenta em Piracicaba na  quinta-feira (12/05),  no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.Almir Sater realiza um show intimista para aqueles que gostam de música instrumental brasileira e de suas inesquecíveis canções de amor como “Tocando em Frente”, “Um Violeiro Toca”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”, sempre presentes.
Almir Sater realiza um show intimista para aqueles que gostam de música instrumental brasileira e de suas inesquecíveis canções de amor como “Tocando em Frente”, “Um Violeiro Toca”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”.

Ouça a beleza da composição na voz e na viola de Almir Sater:
                  http://youtu.be/JoK5bC6kZVM 

                                                      Virada Cultural em Piracicaba
15 de Maio _Sarau no Parque – Quarteto de Cordas OPUS 4 e Ônibus Biblioteca com a Biblioteca Pública Ricardo Ferras de Arruda Pinto
Quarteto de Cordas OPUS 4 em magnifica apresentação no domingo de manhã da Virada.
Junior da Biblioteca abraçado ao seu filho tendo ao lado a diretora da Biblioteca Lucila C.. Silvestre
Adriano (Programador do Sesc) ao lado da Contadora de História e Escritora Carmelina Toledo Piza na Virada Cultural literária na Rua do Porto em Piracicaba.
                                         Encantando histórias com Carmelina 
Sarau na Virada Cultural
 O Ensaio do Sarau Literário Piracicabano aconteceu em pleno Domingo da Virada Cultural
                                              fotos by Ana Marly

5 comentários:

  1. Recebi da Escritora Terezinha Sbrissa Que coisa maravilhosa Ana!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga

    O belo
    torna pleno
    o coração.

    Que as estrelas
    sempre brilhem em teu olhar.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita e suas palavras tão carinhosas. Caríssimo Aluisio. Abraços desta Caipiracicab-ANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  4. Aninha... estou simplesmente encantada!!! que lindo... obrigada!!!
    O espetaculo em Pira deve ser interessantissimo e simplesmente grandioso...que demais!!!amei!!!

    Meu trabalho tem sido minucioso... e confesso que estou ficando de cabelo em pé...mas, tenho certeza de que vai valer a pena...
    Ainda vamos nos falar e muuuito... pois, vou precisar de riqueza de detalhes e vc é simplesmente mágica com essas coisas!!!
    Obrigada minha amiga querida... vc não imagina a curiosidade que despertou em mim para conhecer esse trabalho em Pira... achei incrivel...

    Lindo blog... dá gosto e prazer em visitar!!! mil beijos***

    ResponderExcluir
  5. "Mel minha querida Mél: de fato as apresentações da Paixão de Cristo aqui em Piracicaba além de muito bem feita é grandiosa e muito emocionante. Agradeço com muito carinho a sua visita. Obrigada pelo encantamento de aqui aparecer. Abraços Poéticos desta Caipiracicab ANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário