quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma noite para ficar na história!

"Agradecer é a maneira encontrada para falar da felicidade!" Ana Marly de Oliveira Jacobino
             O coração desritmado bate no peito de tanta alegria. A quem devo agradecer a felicidade de estar pisando no palco do Teatro Municipal ontem à noite com todos os participantes?
            Primeiro lugar a providência divina, sem dúvida, deu um empurrão “ao ver a sala 2 inundada” e presenciar a tristeza abatida em nossas almas por não poder realizar o sarau. Onde a providência entrou!?      
            No telefonema que recebi logo na manhã do dia 13 de Abril de nada mais nada menos do que da Diretora do Teatro Municipal Drº Losso Netto; Heloisa Guerrini, convidando para que levássemos o sarau para o palco da sala principal do Teatro Municipal. O motivo? A sala 2 precisava ser limpa e recuperada!

           Agradeci emocionada a oportunidade e imaginei todos os participantes pisando no palco maior do teatro, e que considero a: “Catedral da Arte”
           Bem! O Sarau pisou no palco e fez ainda mais; ele se integrou a Arte e a Cultura do nosso povo brasileiro.
           Uma noite de gala abrilhantada pelos Escritores, Poetas, Declamadores, Músicos e os Homenageados.
           A parte musical abrilhantada com gigantismo pelo grupo ”CHORANDO EM 7”;com seus chorinhos movimentados e vibrantes; a quem aplaudo e agradeço á todos junto a Coordenação do Maestro: Marcos de Moraes e os músicos convidados por ele. Ouvimos a:
           Clarineta e o seu som suave, melodioso nas mãos de Abner Smith; tirando as notas nas cordas do Cavaquinho o André Conceição Roque; a Percussão vibrando em suas batidas a encargo de Lauro H. de Mendonça; tocando com alegria o Violão de 7 Cordas o jovem Matheus Tagliatti, a capacidade indiscutível do Mauro de Moraes no Violão 6 Cordas, já na Escaleta a nossa querida Roseane Luppi, que nos motivou com o som alegre do seu instrumento.
           Deixo aqui os meus agradecimentos para Carlos Roberto (Beto) e a sua querida Suzy Furlan que nos presentearam mais uma vez tirando suspiros da nossa homenageada e aplausos pedindo “bis” da nossa querida homenageada: Marly Terezinha Germano Perecin. Carolina foi executada por Beto e cantada por Suzy Furlan; como nunca se ouviu igual, sem dúvida, Chico Buarque tal como Marly Perecin se encarregaria de gritar:”Bis”
           A alegria da Lili, Evair e do menino Robson da Casa do Amor Fraterno leva sempre aos saraus a ternura e o amor para todos os participantes.
           As nossas atrizes Benedita (Bêne) Giangrossi _ Palhaça Xoanet e Lívia Foltan Spada. _ Palhaça Xarlet com: um esquete teatral avaliando a consciência e memória histórica dos brasileiros proporcionando a participação dos presentes, além de levar a todos os participantes a pensar sobre o assunto.
          A interpretação de Benedito Daniel Valim sobre o Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles veio abrilhantar o Sarau Bem Brasileiro, com o seu tema.
          As fotos tiradas por Ivana Marisa Altafin e a filmagem dos participantes, para que uma noite tão bela não seja esquecida: Durval Jacobino e Galvani Lupi.
          Ângela Reyes, Gisele Silva, Carmelina T. Piza, Ana Paterniani, Áurea Squerro... e, peço perdão se esqueci de alguém, todos voluntários em ajudar e levar o sarau neste sétimo ano de muita arte, música, poesia e teatro.
          Enfim, um sarau que abraça a todos sem distinção da criança aos mais velhos, com a missão de difundir o trabalho de todos; e deste modo; dignificar a Cultura de Piracicaba, e, nos honrar com mais uma noite inesquecível!
           Obrigada! Mil vezes Obrigada; á todos os participantes e colaboradores que fazem desta noite um marco na história lítero- musical em Piracicaba! Voltem sempre!
                                            Ana Marly de Oliveira Jacobino
                                                Nestes 20 de Abril de 2011
Marly Therezinha Germano Perecin lendo parte do seu trabalho!
A alegria da Aluna ao homenagear a sua Mestra: Marly Therezinha Germano Perecin
Artistas e Participantes em uma noite de estrela no palco do Teatro Municipal de Piracicaba apreciando o Sarau Literário Piracicabano.
O Grupo Chorando em 7 abrilhantando a declamação do poema A vida na roça  de  Dione Esmeralda Mendes Rossatte
Os Maestros se abraçam em profunda alegria( Marcos de Moraes e Carlos Roberto (Beto)).


"Ver um Mundo num Grão de Areia
E um Céu numa Flor silvestre,
Ter o Infinito na palma da sua mão
E a Eternidade numa hora"
Tendo como inspiração a poesia de William Blake, quero deixar aqui o sentimento que tive na noite de ontem, no Teatro Municipal: descobrir a riqueza de vida existente no mundo da poesia, da arte, do sonho. É mesmo como ter o Infinito na palma da mão e a eternidade numa hora,num momento de magia onde a beleza tem efeito embriagante e alma é tocada pela emoção. Tudo é êxtase e encantamento e mais do que isso, esse encontro, na noite de ontem, abre vastos horizontes, fazendo prosperar mais e mais a alma artística piracicabana, coroada pelos esforços e pelo carinho de todos que se envolvem nesse projeto maravilhoso. Parabéns a todos e um especial abraço a você, amiga literata Ana Marly por proporcionar esse momento de verdadeira oração em que os sentidos atentos, em contemplação, ficam mais próximos de Deus.
                                                          Beto Furlan         
                 A menina Gabriela Furlan mostra a sua veia artística no palco.
Recebi da sua mãe Cláudia o segunte comentário de agradecimento:
Marly, mais um vez PARABÉNS; foi muito lindo esse SARAU.

                              Os músicos são demais!!!!!
Ao homanagear Dona Marly Perecin, me senti, através de suas palavras, também homenageando-a, pois fui aluna dela. Muita emoção causou-me; quando ela se pronunciou falando dos brasileiros, até comentei com elaapós o término: que me senti uma aluna- menina, quando, há anos a ouvia nas aulas.
Que bom podermos ter você para nos proporcionar esses momentos marcantes e inesquecíveis.
Acredito que essa está sendo a maior herança que estou proporcinando para a Gabi; ensinando-a e vivenciando com ela a apreciação das coisas do coração e assim, possibilitando que seja mais sensível para ver o mundo.
Um beijo no coração,e meu muito obrigada.          Claudinha
No palco as nossas atrizes Benedita (Bêne) Giangrossi _ Palhaça Xoanet e Lívia Foltan Spada. _ Palhaça Xarlet com: um esquete teatral avaliando a consciência e memória histórica dos brasileiros proporcionando a participação dos presentes, além de levar a todos os participantes a pensar sobre o assunto.
                                                          Mais agradecimentos:
Sem a colaboração; como poderia acontecer um Sarau? Agradecimentos:

1) Teatro Municipal de Piracicaba na pessoa da sua diretora Heloisa Guerrini e aos seus funcionários por proporcionar o retorno em 2011 .
2) A Secretaria de Cultura (na pessoa de Rosângela Camolesi) por dedicar estes momentos inesquecíveis ao abrir as portas do Teatro para todos os participantes desta noite de alegria poética.
3) Aos Músicos do Sarau e a todos os nossos amigos empenhados no trabalho do Sarau.
4) À Ivana Negri pelo seu trabalho na publicação no Jornal de Piracicaba e na Tribuna dos escritos literários dos nossos poetas.
5) A Biblioteca Pública Municipal na pessoa da sua diretora Lucila M Calheiros Silvestre, a Imprensa Municipal de Piracicaba na pessoa de Rebeca Tegon Vaz; a Educativa nas Letras pela divulgação do Sarau. Ao Vitor Racca pela gravação dos vídeos sobre os homenageados.
6) Cia Sé de Teatro: Benedita Giangrossi e Lívia Foltran Spada
7)  A *Deffende (roupas esportivas) e a *Biblioteca Municipal de Piracicaba; por ajudar nas cópias do Caderno do Sarau.
8) A Erick Tedesco, jornalista da Tribuna de Piracicaba pelos artigos sobre o Sarau Literário Piracicabano, , Rosani Abou Adal do Jornal Linguagem Viva, ao Jornal de Piracicaba.

fotos by Ivana Marisa Altafin

17 comentários:

  1. Um reconhecimento merecido pelo que tenho visto sempre por aqui...
    Sempre grandes apresentações, trabalho incessante e por isso estão de parabéns!

    beijos,Feliz Páscoa!chica

    ResponderExcluir
  2. Chica Minha Caríssima Chica agradeço a sua visita sempre motivadora para o nosso trabalho. Abraços Póeticos desta CaipiracicabANA

    ResponderExcluir
  3. Que bom que deu tudo certo. Parabéns! Mas deixe São Pedro de porteiro desta vez.

    ResponderExcluir
  4. Ana Marly,
    Parabéns por mais este feito e pela merecida vitória,
    beijos
    dalinha

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita Camilo e Dalinha receber comentários de pessoas gabaritadas como vocês premiam o nosso dia! Valeu! Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  6. Parabéns mais uma vez, Ana!
    Nossa música e literatura merecem!

    ResponderExcluir
  7. Carissima Andreia que bom que você apareceu por aqui e deixou um comentário. Obrigada. Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  8. Estava voando baixo por essas terras e avistei um espetáculo de música, poesia, literatura e alegria, então resolvi desejar uma feliz Páscoa para essa CaipiracicabANA, cheia de encantos igual sua cidade. Feliz Páscoa a todos, agora vou para outras terras encontrar meus amiguinhos para celebrarmos juntos a Páscoa. Voltarei, viu? Um abraço do seu amiguinho Peter Pan!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Um conto de fadas apareceu aqui para me visitar recoberto pelo personagem do Peter Pan. Que felicidade, obrigado pelo comentário e Feliz Páscoa Peter Pan. Obrigada. Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    Há em cada palavra
    o trasnbordar da alegria...

    Que haja em ti sempre sonhos
    por sonhar.

    ResponderExcluir
  11. Ana, querida amiga e madrinha. Estou no meio de uma correria enorme, mas passei para te trazer um presentinho de Páscoa.

    Passa lá no Abismo das Vaidades, que deixei um pequeno causo em tua homenagem.

    Mais prá tardinha, passo aqui novamente, para comentar calmamente este texto maravilhoso.

    Bjs, minha querida amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
  12. Car´ssimos leitores encontrei uma linda homenagem para Piracicaba lá no Abismo de Vaidades um belo causo caipira, então respondi assim:

    Óia Afiado: ocê quasi me matô de susto cum o causo das dita onça, inda aprendi que a tar onça é branquicela pruque tá trucano a pena. Alembrei que o Cumpadre Totonho conto que a cumadre Tonha feiz um travesserô de pena di onça pra ele drumi, i quase que num querditei na tar da lorota, mai si ocê cumpadre Márcioo falô tá falado!Passu a querditá!
    Tumém inté sigurei o coração nas mão cum u susto qui tive de vê o tar do meu retrato no seu brog. I suas palavras intão faiz a gente se emocioná em prena sexta-feira da paixão di nosso Sinhô Jesus Cristinho. Nossa! Tenhu cá cos meu botão que o cumpadre Córnéio Pires, aquli de Tiête, mai qui moro aqui em Pricicaba tumém, poi, ele iã apraudi e pidi pra gravá o seu causo numa destas úrtima invenção dos hómi, o tar do LP, cunhecido como bolachão e Cornélio ia saí tocano num pareio di ouvi música du seu Ford bigode.
    Cumpadre Márcio ocê tá mi fazendo derramá água dos zóio de tanta belezura que ocê escrivinho aí no seu tar de Abismo de Vaidades. I cumo o se sabi iscrivinhá tão bem,Deus lhi ajude, pra sempre i sempre, brigadu. Desta sua madrinha CaipricicabANA Marly de Oliveira Jacobino i querdite meu fiádo Márcio tô aqui em Pricicaba mandando um beijo pro seu coração!

    ResponderExcluir
  13. Grata pela visitar querido Aluísio sempre é uma grande honra a sua visita. Logo estarei lhe visitando. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA

    ResponderExcluir
  14. Sabe, madrinha. A alma, quando é guerreira, jamais se abate. E não seria por uma chuva forte que o sarau iria deixar de acontecer. Acho que o Papai do Céu assiste também e não iria querer perder esse, não é?

    E nada mais justo do que o verdadeiro espetáculo, a arte em sua essência, como a que vocês desenvolvem, pisar no palco maior. Creio que o reconhecimento a vocês foi feito.

    Minha querida Ana. Fiz algumas revisões lá no "causo", e posso afirmar: que coisa difícil de escrever, minha amiga... rsrs.

    Mas, quer saber? Foi o terceiro "causo" que escrevi, e creio estar apaixonado pelo estilo. Penso em pesquisar mais sobre o assunto, me aprofundar, e até movimentar a blogosfera, com autores bons e voltados realmente para a literatura de raiz, folclórica, para criarmos um dia do mês dedicado a uma blogagem coletiva focada unicamente nos "causos". Apaixonante. Amei escrever.

    Espero ter dado muita cor a este teu sorriso maravilhoso, pois enquanto escrevia, imaginava você rindo pelos cotovelos. E não é gostoso escrever assim, tendo um objetivo tão nobre, quanto o sorriso de alguém?

    Minha querida amiga. Parabéns por seu trabalho magnífico com o Sarau. Já falei e repito. Piracicaba é privilegiada por ter você como filha.

    Bjs, minha amiga.

    ResponderExcluir
  15. Plagiando famosos;

    Que coisa mais linda, mais cheia de graça! È o Sarau da Marly que fica melhor cada ano que passa!
    Desta vez, o palco estava iluminado pelo carinho e alegria de musicos e escritores. Palmas e apoio de antigos e novos apreciadores!
    Nossa gratidão!
    Querida Ana Marly: é sempre muito bom estar com você!

    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  16. Caríssima Escritora Dirce; è sempre uma honra ler o seu comentário, pois você sabe como aprecio o seu trabalho. Desta CaipiracicabANA marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  17. Meu afilhado Escritor Márcio: cá estou encantada e rindo pelos cotovelos ao ler o seu comentário. Nossa! Você mais do que ninguém sabe ler as minúcias dos textos, e, com isto conhecer melhor o nosso trabalho. Agradeço de coração; o que escreveu por aqui, isto dá um chá de animo...desta sua marina CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário