quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os brasileiros que escreveram a história do Brasil!Agend@!

       "A homenagem que vai acontecer no Sarau Literário Piracicabano (em 12 de abril) para dois grandes escritores-pesquisadores do nosso país mostra a importância dos seus trabalhos para a história do Brasil. Um deles; Gilberto Freyre, um antropólogo, que com todo o seu estudo pioneiro e polêmico, sobre a cultura e a miscigenação brasileira levantou e levanta grandes debates. Freyre escreveu sua obra interagindo o contexto do Nordeste com os seus engenhos, seu povo a todo o  território nacional.
        Marly Therezinha Germano Perecin faz da sua obra um marco sólido para a história do interior paulista levando-a por caminhos dos bandeirantes e das suas bandeiras, isto é, além das nossas divisas.
        Escreveu várias obras como: “A Síntese Urbana”, que recebeu o Premio Clio de História pela Academia Paulistana de História; “Candeias em Espelho D`Àgua”, Prêmio Especial de Melhor Texto Paradidático sobre a Revolução Liberal de 1842; “Ypié (Maria dos Anjos); “O Instituto Baronesa de Rezende”; “Os Passos do Saber” entre outras. Mulher desbravadora que nos honra com o seu trabalho e crava com as suas pesquisas o nome de Piracicaba e de São Paulo na história da nossa nação!"
                                                    Ana Marly de Oliveira Jacobino 
foto by  Paulo Pecorari__ Marly Therezinha Germano Perecin nasceu em Taquaritinga, São Paulo aos 6 de novembro de 1936. Como ela mesma me disse: "Se houvesse sido consultado escolheria Piracicaba, pois nesta cidade passou a viver toda a sua vida; cresceu, estudou, casou, teve filhos e neto; sorriu e sofreu como todos os seres humanos porém, jamais se entregou a dor e, quando encerrou o magistério, dedicou-se a escrever."

Foram seus pais Nestor soares Germano e Djanira ribeiro Germano, seu marido Noedy Perecin. São seus filhos: Gil, Théo e Nelita (falecida); seus netos: Marcelo, Beatriz, Lucas, Mariana e Marina.
foto by Ivana Marisa Altafin__ Piracicaba de tantos encantos recebe de Marly Therezinha Germano Perecin  uma declaração de amor: o seu trabalho desenvolvido pela sua obra de pesquisa- literária .
PERECIN, Marly Theresinha G.. A síntese urbana (1822 - 1930). Piracicaba: IHGP, 1989.
foto by google __ Gilberto Freyre nasce no Recife, em 15 de março de 1900, Gilberto Freyre, filho do Dr. Alfredo Freyre — educador, Juiz de Direito e catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito do Recife — e de D. Francisca de Mello Freyre. Aos seis anos de idade tenta fugir de casa, escondendo-se em Olinda, cidade à qual devotou grande amor e da qual escreveria, em 1939, o 2° Guia Prático, Histórico e Sentimental.
Na casa onde viveu o antropólogo e escritor Gilberto Freyre – autor do clássico Casa-grande e senzala - funciona a fundação, que abriga uma biblioteca que ocupa vários ambientes e um pequeno museu com objetos pessoais. A residência tem ainda interessantes painéis de azulejos portugueses.
A seu respeito disse Monteiro Lobato:

“O Brasil do futuro não vai ser o que os velhos historiadores disserem e os de hoje repetem. Vai ser o que Gilberto Freyre disser. Freyre é um dos gênios de palheta mais rica e iluminante que estas terras antárticas ainda produziram. “
           Gilberto Freyre foi também reconhecido por seu estilo literário
As mangueiras
o telhado velho
o pátio branco
as sombras da tarde cansada
até o fantasma da judia rica
tudo esta à espera do romance começado
um dia sobre os tijolos soltos
a cadeira de balanço será o principal ruído
as mangueiras
o telhado
o pátio
as sombras
o fantasma da moça
tudo ouvirá em silêncio o ruído pequeno." Gilberto Freyre
Primeiro e mais conhecido livro de Gilberto Freyre  é Casa-Grande & Senzala, publicado no ano de 1933 e escrito em Portugal.
foto by google
                                           Casa de Gilberto Freyre hoje é uma fundação            
 Convites:
Sétimo Ano do Sarau Literário Piracicabano _Tema:Sarau Bem Brasileiro
foto by Ivana Marisa Altafin _ Dia 12 de abril (Terça-feira) das 19:30h às 21:30hs

Local
Teatro Municipal Drº Losso Neto
Aberto a todos que queiram participar

4 comentários:

  1. Linda homenagem à Gilberto Freyre! Por aqui, sempre animação linda!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Marly, uma homenagem e tanto!
    Gosto de passear por esse cantinho, com coisas tão bonitas para ler.
    Belo texto querida.

    Aproveito para agradecer as palavras na Arena e no meu cantinho.
    Obrigada!

    Um beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Quem dera fosse eu alguém apto a tecer comentários sobre a obra de mestre Gilberto Freyre. Então, fica aqui a minha reverência para este expoente entre os brasileiros.

    E fico imensamente feliz em conhecer Marly T. G. Perecin, a quem ainda não conhecia, mas por intermédio do Agenda Cultural Piracicabana e de você, minha cara e estimada Ana, passei a conhecer. Pesquisarei, por certo a obra dela.

    Ana, minha querida amiga, Piracicaba é uma cidade privilegiada por ter alguém assim como você, que é donatária desse imenso amor pelo local que nasceu e que tem todo esse orgulho de mostrar sua cidade para o mundo.

    Meu carinho a ti, minha amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Márcio: E como é necessário escrever sobre os nossos brasileiros que tanto estudaram e nos fizeram estar cientes de tanta história feita por brasileiros, não é mesmo?
    Fico aqui em minha Noiva da Colina agradecendo os seus comentários tão estimuladores e repletos de sabedoria. Abraço Poético desta caipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário