quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sarau Literário Piracicabano nos palcos da sala 1 do Teatro Municipal!


Uma notícia pra lá de maravilhosa recebi da Diretora do Teatro Municipal Drº Losso Netto: Heloisa Guerrini:

"O Sarau Literário Piracicabano vai acontecer na sala 1, isto mesmo, o sarau vai pisar os palcos da sala 1, com entrada pela rampa lateral ao lado da Avenida Armando Sales de Oliveira".

Sarau na sala 1 do Teatro Municipal Drº. Losso Netto vai acontecer no dia 19 de Abril na terça-feira das 19:30 às 21:30h.
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (retirar na bilheteria do Teatro Municipal)
                          Participação especial:
GRUPO - CHORANDO EM 7
Coordenação de Marcos de Moraes juntos com o Regional do Sarau Literário Piracicabano
                  Mergulhe no mundo mágico dos prazeres de um Sarau!

Ana Marly de Oliveira Jacobino

                          Museu d'água em Piracicaba as margens do rio

fotos by Ivana Marisa Altafin _ Museu d'água em Piracicaba
                                                               fotos by Ivana Altafin
                             Sétimo Ano do Sarau Literário Piracicabano
Dia 19 de abril (Terça-feira) das 19:30h às 21:30h
Local
Teatro Municipal Drº Losso Netto
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (retirar na bilheteria do Teatro Municipal.
                               Tema:Sarau Bem Brasileiro
foto by google                Homenageados do Sarau de 19 de Abril de 2011
foto by google    Gilberto de Melo Freire, ou apenas Gilberto Freyre - como assinava - nasceu em Recife no dia 15 de março de 1900. Cursando universidade nos Estados Unidos, apresentou a tese "A vida social no Brasil em meados do século XIX" em 1922 - influência para o famoso livro ‘Casa grande & senzala’
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/1659809-gilberto-freyre-vida-obra/#ixzz1JPY6bfT9
foto by Paulo Pecorari _ Lançamento da obra em que escreve sobre a história e desvenda mitos sobre Piracicaba na Biblioteca Municipal
A professora Marly Therezinha Germano Perecin e a professora Valdiza Caprânico formaram uma das mais felizes parcerias em um empreendimento de fôlego e quem vai ganhar muito com isso é Piracicaba. Em uma iniciativa pioneira, passaram a catalogar símbolos próprios da nossa cidade e discorrer sobre eles, de uma forma objetiva e sintética, bem ao gosto do leitor da nossa época. Contaram com a participação de Thiago Guerreiro, um jovem artista plástico que realizou as belíssimas ilustrações. A obra é composta por dez volumes.   (Tribuna Piracicabana )
foto: João Nassif  em entrevista da professora Marly Therezinha Germano Perecin para o jornal A Tribuna
"Uma obra que nos leva a devorar cada palavra, cada história, cada ilustração. Uma obra para marcar as crianças, jovens, enfim, todos os seus leitores!"
                                          Ana Marly de Oliveira Jacobino
     foto by Ivana Marisa Altafin _" Piracicaba de tantos encantos e história"
 

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a 22º43'31" de latitude sul e a 47º38'57" de longitude oeste, a uma altitude de 547 metros. Sua população em 2010 era de 364 872 habitantes.
A cidade é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo. A região concentra uma população aproximada de 1,2 milhão de habitantes
foto google _ Catedral de Santo Antônio na Praça José Bonifácio
           O nome do município vem do tupi-guarani, significado "lugar onde o peixe para". É uma referência às quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes.

            O vale do rio Piracicaba começa a ser ocupado durante o século XVII, quando alguns colonos adentram a floresta e começam a ocupar as terras ao redor do Rio Piracicaba praticando a agricultura de subsistência e exploração vegetal.
            Em 1776 a Capitania de São Paulo decide fundar uma povoação na região, que serviria de apoio à navegação das embarcações que desceriam o rio Tietê em direção ao rio Paraná e também daria retaguarda ao forte de Iguatemi, localizado na divisa com o futuro Paraguai. A povoação deveria ser fundada na foz do rio Piracicaba com o Tietê, nas proximidades da atual cidade de Santa Maria da Serra, mas o Capitão Antônio Correa Barbosa, incumbido de tal missão, decide-se por um ponto localizado a 90 quilômetros da foz do Piracicaba, lugar já ocupado por alguns posseiros e com melhor acesso a outras vilas da região, notadamente Itu. A incipiente povoação de Piracicaba é fundada em 1º de Agosto de 1767, na margem direita do rio, localizado aproximadamente aonde hoje se situa o Engenho Central e partes da Vila Rezende. A povoação de Piracicaba é ligada politicamente a Itu, então a cidade mais próxima. No ano seguinte, a povoação torna-se freguesia.
            foto by google do majestoso Rio Piracicaba em época de cheia
 O terreno irregular e infértil da margem esquerda provoca a mudança da sede da freguesia para a margem direita do rio em 1784, e no final do século XVIII a região se desenvolve baseada na navegação do rio Piracicaba e no cultivo da cana-de-açúcar.
      Em 1821 a freguesia é elevada a condição de vila, com o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem a Constituição Portuguesa daquele ano. Com a elevação a vila e o desenvolvimento do cultivo da cana, a vila se desenvolve rapidamente. Já em 11 de Agosto de 1822 é realizada a primeira reunião do que viria a ser a futura Câmara de Vereadores da cidade.
foto enviada por Leandro Alves de Carvalho  _Museu Prudente de Morais depois do restauro fica bem no centro da cidade de Piracicaba (foi moradia do Presidente da República Prudente de Morais), hoje está sob a direção de Maria Antonieta Sachs Mendes               
    A cidade permanece vinculada ao cultivo de cana de açúcar, ignorando a chegada do café no Oeste Paulista, cultivo que se tornaria o motor da economia paulista no final do século XIX. Devido ao cultivo da cana, a região torna-se um dos principais polos de escravidão no Oeste Paulista, com grande presença de escravos e libertos negros.
foto by google_Escola Superior de Agronomia, a ESALQ.
Em 1900 Piracicaba firma-se como um dos maiores polos do estado de São Paulo: era a quarta maior cidade do estado, possuía luz elétrica, serviço de telefone e em terras doadas por Luís Vicente de Sousa Queirós começa a formação da futura Escola Superior de Agronomia, a ESALQ. Com o certo declínio observado por Itu após 1890, Piracicaba torna-se a cidade principal da região que viria a se transformar na Região Administrativa de Campinas. A cidade de Campinas, naquela época, era menor e mais pobre que Piracicaba.
foto by google da Estação Ferroviaria Paulista hoje voltada para a cultura piracicabana. 

          Em 1922, 45 anos após a chegada dos trilhos da Companhia Ituana de Estradas de Ferro, Piracicaba passa a ter um ramal da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
         Apesar de todo o fausto, Piracicaba começou a entrar em uma longa estagnação e leve decadência que atingiria a cidade durante boa parte do século XX. Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços da cana de açúcar, a economia piracicabana começa a se estagnar. Na tentativa de reversão do cenário, a cidade é uma das primeiras a se industrializar, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados a produção de açúcar.
                                                                

a b c Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
História do Município - Piracicaba. www.urbal.piracicaba.sp.gov.br. Página visitada em 17 de fevereiro de 2011.
Série Histórica 1917-2009 da Esalq/USP.
IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
a b Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
                                       Convite:

                             SESI Piracicaba apresenta  "O Bobo do Rei "
Livremente inspirada no clássico shakespeariano Rei Lear, a peça foi indicada a 10 categorias do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil 2010. O diretor Ângelo Brandini usa técnicas da Comedia Dell’Arte, da linguagem do palhaço e bonecos no sentido de facilitar a comunicação com o público infanto-juvenil.
A montagem, que aborda a vaidade e os exageros do ser humano sob o ponto de vista do bobo da corte, terá sessões nos dias 15/04 ás 15hs e 16/04 ás16hs (sexta e sábado).
                                              A entrada é franca.

4 comentários:

  1. Fico aqui imaginando a beleza que será.
    Tenho maior vontade de presenciar bem de pertinho.
    Parabéns moça bonita, amei t u d i n h o que vi aqui.

    Com caarinho
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Fernanda minha querida Fernanda, uma visita tão encantadora com a sua nos dá muita alegria. Obrigada pelas palavras de carinho e volte sempre Abraços Poéticos desta CaipiacicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Marly, voltei.
    É que gosto muito de poesia e então fico imaginando esse dia lindo.
    Parabéns por esse trabalho tão bonito querida.
    Um beijo.
    Ah e depois posta tudinho hem?

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. "Ver um Mundo num Grão de Areia
    E um Céu numa Flor silvestre,
    Ter o Infinito na palma da sua mão
    E a Eternidade numa hora"

    Tendo como inspiração a poesia de William Blake, quero deixar aqui o sentimento que tive na noite de ontem, no Teatro Municipal: descobrir a riqueza de vida existente no mundo da poesia, da arte, do sonho. É mesmo como ter o Infinito na palma da mão e a eternidade numa hora,num momento de magia onde a beleza tem efeito embriagante e alma é tocada pela emoção. Tudo é êxtase e encantamento e mais do que isso, esse encontro, na noite de ontem, abre vastos horizontes, fazendo prosperar mais e mais a alma artística piracicabana, coroada pelos esforços e pelo carinho de todos que se envolvem nesse projeto maravilhoso. Parabéns a todos e um especial abraço a você, amiga literata Ana Marly por proporcionar esse momento de verdadeira oração em que os sentidos atentos, em contemplação, ficam mais próximos de Deus.

    Beto Furlan

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário