sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Escola de Pais: 25 anos em Piracicaba!


Escola de Pais: 25 anos em Piracicaba
Ana Marly de Oliveira Jacobino

A Escola de Pais do Brasil vai completar no dia 29 de Novembro de 2009, vinte e cinco anos de trabalhos ininterruptos em Piracicaba. A Escola de Pais é um movimento particular, voluntário, gratuito que não faz distinção alguma quanto à raça, condição social, credo político ou religioso. Este movimento vem para aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade. Como isto é feito?
Com o seu trabalho a Escola de Pais pretende atingir os pais, enquanto educadores, para conscientizá-los da sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que os incomodam.
Os casais voluntários que participam do movimento colaboram para que os objetivos da Escola de Pais obtenham sucesso, e alguns deles são de primordial importância, tais como: reforço à família, conscientização da paternidade e maternidade com responsabilidade; preparação para educar os filhos em um mundo, onde as mudanças são rápidas e constantes; transmissão de conhecimentos básicos de ferramentas importantes, como: a psicologia, e a de técnicas pedagógicas educativas que favorecem a reformulação de conceitos de convivência entre pais e filhos.
O histórico da Escola de Pais nos revela o quanto se preocupou com as principais questões que atingem a família, através dos temas dos seus 46 congressos realizados. Desde o inicio do seu trabalho em 1963, os temas sempre estiveram à frente das discussões sobre a educação, e puderam dar suporte aos pais de como bem relacionar-se com os filhos. Já em 1966, o terceiro Congresso trabalhou: “Pais atualizados, adolescente feliz.”
Congressos históricos como os dos anos 70 e 80 abriram um leque de possibilidades para os pais como: “Pais e filhos – é possível a comunicação”; “Pais, filhos e tóxicos”; “Educação e sexualidade, hoje”; e, todos estes contextos de aprendizagem norteiam-nos da importância da entidade para educar os pais, futuros pais, educadores na formação das crianças e jovens brasileiros.
A Escola de Pais tem como área de atuação: escolas, creches, empresas, igrejas, faculdades, colégios, associações de classe, centros comunitários, centros paroquiais, condomínios, clubes.
O trabalho é feito através de círculos de debates, uma vez por semana, com duração de cerca de uma hora e meia, onde os participantes, a partir de suas experiências, discutem e compartilham dúvidas, preocupações, dificuldades de educar e possíveis caminhos a serem buscados. Um casal coordenador da Escola de Pais, previamente capacitado atuará como "facilitador". Basta solicitar à direção da Escola de Pais uma exposição do temário para, em data oportuna, iniciar, gratuitamente, os círculos na sua instituição ou entidade.
No aniversário da Escola de Pais em nossa cidade não podemos deixar de fazer nesta retrospectiva um momento de agradecimento para todos que participaram deste movimento histórico: “pais-voluntários”, que estiveram à frente do seu tempo, se empenharam para permanecer na Escola, mesmo, após, os seus filhos crescerem. Bem! A verdade é que alguns destes pais fundadores, já se tornaram avós, outros, já não se encontram mais na nossa convivência, ficamos sem a sua presença física, mas, os seus ensinamentos continuam a embasar toda a entidade.
A importância de cada um na vida de todos os circulistas é imensurável. Pais que souberam acarinhar a cabeça de outros pais e se dispuseram a ouvir os seus problemas, e ajudá-los na busca de uma solução. Como agradecer a tantos momentos de dedicação? Aplaudindo o trabalho, e, desejando forças para continuar a jornada. Lembro de uma frase de Clarice Lispector marcante em minha vida e dedico a todos os membros da Escola de Pais do Brasil, seção Piracicaba: “Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.”




4 comentários:

  1. Ivana Maria27/11/09 12:55

    O que seria do mundo se não existissem esses anjos disfarçados de pessoas?

    bjos
    Ivana Maria

    ResponderExcluir
  2. Marisa Bueloni28/11/09 19:28

    Parabéns aos 25 anos da Escola de Pais em Piracicaba. Que trabalho maravilhoso, realizado por almas generosas, fortalecidas na esperança de um mundo melhor. Abraços a todos.
    Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  3. Tivemos o prazer de fazer parte desta grande instituição auxiliar dos casais e dos pais. Tivemos até a oportunidade de ser coordenadores do GT Social. Saudades - Jair & Zuleize - Piracicaba

    ResponderExcluir
  4. parabens por essa iniciativa,participei e gostei,gostaria de participar mais vezes,bjsss
    Izabel Fernandes
    piracicaba

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário