quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Adeus..., Campanha contra a corrupção eleitoral, Convites e +Poesias e !



Dirce Migliaccio , inesquecível na sua Emília!



Emília..., Emília..., Emília

Ana Marly de Oliveira Jacobino




Tudo ficou diferente! Um pouco mais triste? Um pouco mais “desumanizado”? Um pouco mais solitário? Desde o mês de julho, mesmo tendo bem a frente dos meus olhos, tantos outros amores; divago, falo, escrevo, estudo, penso, respiro, sonho, transpiro; os sonhos dele! O Sítio do Pica-pau Amarelo sempre foi o quintal da minha casa. A porteira, escancarada no seu sorriso rangente, sempre me esperou de braços abertos. Os biscoitos amanteigados como em um passe de mágica sumiam na minha boca. Boca de criança esfomeada e irrequieta.
Queria sempre mais! Um dia o Hércules em pessoa abaixou no meu “Sitio”, e olha , o Pica-pau, também era de todos. Fiquei obcecada, assim como; Pedrinho, Emília e Visconde pela força e pelo seu desempenho nos seus doze trabalhos. Ainda crédula pela pouca idade tinha certeza absoluta: “Monteiro Lobato o havia conhecido e também, convivido com o herói para escrever tão minuciosamente sobre os seus feitos gloriosos”.
Mas, foi em “Reinações de Narizinho”, junto a Narizinho, Pedrinho, Emília, o Visconde, Rabicó, Quindim, Nastácia, o Burro Falante. a Cuca, o Saci... , que me apoderei dos personagens e eles de mim! Monteiro escreveu para mim! A minha realidade fundia com a imaginação. E ,lá, eu... me encontrava imersa na sua linguagem literária.
Através do pó mágico fiz uma viagem ao céu e adivinhe..., encontrei o São Jorge empanturrado, com uma baita barriga, de tanto comer os bolinhos da tia Nastácia. Com o nosso passeio interplanetário divaguei com a Emília, Pedrinho, Narizinho; no momento em que o “Anjinho da Asa Quebrada” apareceu! O que fazer? Como consertar a sua asa?
Nossa! O que é aquilo: Um grilo? Uma formiga? Uma pulga? Não! É a Emilia, me arrastando pela mão a procura da chave do tamanho. O que? Tenho dois centímetros de altura? Nossa? O mundo agora é de gigantes? Neste ir e vir, neste vir e ir..., damos de encontro com Hans Staden em sua busca por mais aventuras, lá pelos lados da floresta tropical do Sítio. Camuflado na mata um tupinambá esfrega as mãos e lambe os beiços sentindo o gosto de um alemão assado.
Lembro de Emília correndo atrás das gordas galinhas do terreiro do sítio armada com um cabo de vassoura imitando D. Quixote de la Mancha, e a sua lança. Tia Anastácia em desespero, sem saber o que fazer com a boneca espevitada, a julga uma louca, e, a prende em uma gaiola, tal e qual aconteceu, lá pelos lados do famoso herói espanhol.
Soltei o verbo ao ouvir:
– Pedrinho – disse Emília um dia depois de terminada a lição –, por que, em vez de estarmos aqui a ouvir falar de gramática, não havemos de ir passear no País da Gramática?
Assim, aprendi a fazer de conta pelas mãos de Monteiro Lobato na voz da Emília. Ontem, ao chegar de uma reunião em que montamos as diretrizes de outro Sarau Literário Lobatiano, mas, agora para as crianças fico consternada com a notícia da morte da minha Emília.
Sim, outras Emílias, me acompanham desde a infância até a fase adulta, sempre juntas nas salas de aulas, nas leituras do meu filho, nos saraus literários, nas cenas televisivas do Sítio do Pica-pau Amarelo, contudo a minha Emília, sempre foi a birrenta, a espevitada, a pernóstica, a teimosa..., a inventiva..., Emília, personificada pela atriz global Dirce Migliaccio.
Nestes 22 de setembro escrevo uma estrofe de um poema de Fernando Pessoa, enviada por um companheiro da literatura, lhe faço assim, um tributo para relembrar a importância da sua Emília, Caríssima Dirce Migliaccio, em minha vida e nas várias gerações a seguir:




“A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou;
Mas hoje, vendo que o que sou é nada,
Quero ir buscar quem fui onde ficou”.









Newtoniana
Drº Arary Olair Ferrari



Se, por acaso, te vierem à memória
os momentos felizes, que não foram poucos,
trunca a lembranca e vem revivê-los
porque ainda há tempo, neste tempo louco.
Pois, o meu amor, a despeito de tudo, nao para,
continua ainda reclamando pelo teu
na razão direta da atração dos nossos corpos
e na razao inversa do quadrado
desta imensa distância que nos separa.
NHO LICA (ELE NASCEU EM 1862 E MORREU EM PIRACICABA AOS 92... MAS FALAVA QUE SÓ TINHA 38!)
ANA PATERNIANI
ERA UM GRANDE SONHADOR...
ERA COMPOSITOR!
COM SEU VIOLÃO DE APENAS DUAS CORDAS
QUE SÓ FAZIA DINDINDIM DONDONDOM...
LÁ VAI O SENHOR CAPITÃO!
BENGALA NA CINTA, DIAMANTES NA MÃO...
" - BÃOBALALÃO SENHOR CAPITÃO... "

SE VIVEU SUA VIDA SONHANDO
OU SONHOU SEU SONHO VIVENDO
ESSE MILIONÁRIO DE ILUSÕES...
QUEM PODERÁ SABER OU SER JUIZ?!?
AS PEDRAS, O RIO... SÃOTESTEMUNHAS
QUE FOI RICO, BOM E GENEROSO,
POIS DEU TUDO O QUE TINHA POR AMOR
A SUA TERRA, A SUA CIDADE, AO SEU PAÍS...
SE FOI TRISTE E SE FOI LOUCO...
POR CERTO, PELO MENOS UM POUCO...
CAPITÃO FELIX FOI FELIZ!"











Convite 1:

Reservem o dia 03/10 ( sábado) ás 17:30 para assistirem a peça do "Pequeno Príncipe no Mundo da Poesia" e comemorarem conosco 1 ano de vida do "Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno" .

Casa do Amor Fraterno

Rua João Zilio 278 _Bairro Novo Horizonte

Entrada livre



Convite para comemorar o aniversário do Jornal Linguagem Viva


Comemoração ao aniversário de 20 anos do jornal Linguagem Viva - único no País que nuca interrompeu a periodicidade mensal e manteve o número de páginas.


#30 de Setembro _ quarta-feira

Solenidade: 18 horas

Local: Instituo Histórico e Geográfico de São Paulo

Rua Benjamin Constant, 158, estaçao Sé do metro


O aniversário também será comemorado em Piracicaba e acontecerá no dia 31 de outubro, sábado, às 14 horas, no SESC Piracicaba, com apoio do SESC, Golp e Clip. Na ocasião também prestaremos homenagem a Adriano Nogueira (1928 - 2004) - Piracicaba - um dos fundadores do Linguagem Viva.

Conto com sua presença.

Rosani



Prezados amigos (as)

O Comitê 9840 Piracicaba do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, vem por meio deste informar que a entrega do Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos juntamente com as 1,3 milhão assinaturas da Campanha Ficha Limpa, será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, na segunda-feira às 15h. A antecipação da data, antes marcada para o dia 29/09, deve-se à agenda do deputado.

Informamos ainda que no endereço abaixo, vocês podem acessar o blog do Marcelo Tas do CQC, que é um programa da rede Bandeirantes de televisão. No blog é possível assistir ao vídeo do MCCE e também deixar a sua opinião sobre o projeto e nossos políticos.
Participe, registre sua opinião no blog, temos que barrar estes políticos Custe o Que Custar.

http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2009-09-16_2009-09-30.html#2009_09-17_01_56_02-5886357-0


Comitê 9840 Piracicaba do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

comite9840piracicaba@gmail.com www.mcce.org.br


Voto não tem preço, tem consequência.
Adote esta ideia, venha fazer parte da nossa luta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário