sábado, 22 de agosto de 2015

Sarau e as escolhas dos homenageados

Sarau e as escolhas dos homenageados_ Ana Marly de Oliveira Jacobino


Sarau Literário Piracicabano é um encontro onde os participantes interagem. É algo ativo, vivo! Tudo regado com muita poesia, música, dança, declamações, exposições de artistas plásticos, leituras... Durante o sarau, o público saboreia um diverso cardápio temático. As poesias estimulam os freqüentadores a refletir sobre a realidade em que estão inseridos e os problemas que os cercam. O propósito do sarau, que tem apresentação gratuita, é também estabelecer uma relação direta com o público, com a intervenção e a mobilização dos materiais dos homenageados, que abrangem crônicas, poesias, músicas, depoimentos..., fazer os convidados e  participantes mostrarem sem constrangimentos, os seus trabalhos e dotes artísticos. O sarau conta com um caderno de publicações à cada edição, constando de um fragmento biográfico da vida de cada um dos homenageados da vez (um deles da cidade, ou, da região), além das poesias e dos trabalhos enviados previamente para a publicação.
A escolha de Evaldo Augusto Vicente (fundador do jornal A Tribuna de Piracicaba” em Agosto de 1974) aconteceu naturalmente, por seu caráter altruísta em levar adiante a sua idéia de fazer um jornal voltado para os problemas da comunidade, sem sensacionalismos, passando por momentos de prazer, diversão, trazendo conhecimento e informação de qualidade aos leitores, além de, estar atento às transformações tecnológicas, com pluralidade, tendo como base os conceitos democráticos, além do que, a importância de Evaldo abraçar os escritores da cidade publicando seus escritos é de relevância para eles!
Carlos Drummond de Andrade escreveu certa vez:
Drummond o outro homenageado conseguiu ao longo da sua vida formar uma obra imensa, intensa, densa, tanto em poesia como em prosa, Drummond eleva sua criação ao patamar de qualidade incontentável, remodela em si mesmo uma investigação bem feita sobre a realidade humana, conversa com seus fantasmas numa mistura de pessimismo e solidão ante a dureza do cotidiano, a que estamos inseridos desde a concepção do mundo, reescreve toda a sua ancestralidade com precisão.
Portanto, a escolha de Drummond e de Evaldo Vicente é a mostra de significados e significâncias datados da grandiosidade da personalidade e do trabalho em prol da vida cultural e social de toda uma população marcante na história de cada um destas personalidades!
Sarau Literário Piracicabano partilha as raízes da nossa cultura nas artes... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário