quinta-feira, 10 de julho de 2014

Série Vozes de Ouro do Brasil...

Sempre é hora de valorizar e lembrar das vozes que enriqueceram a nossa MPB.
Dentre a infinidade dos trios vocais da música universal, merece destaque o Trio Nagô, que no Brasil, ao lado do Trio Irakitan, Trio Marayá foram os melhores exemplos na arte de vocalizar em trio.  A fórmula musical soava mágica, misturava o som dos trios latinos com o som do agreste, com as histórias dos poetas repentistas, dos violeiros, pescadores e jangadeiros de olhar mareado, cantando mistérios e prodígios, valentes como cangaceiros.
Trio Nagô - LAURA __https://www.youtube.com/watch?v=uCkNWneaGyU
 
Trio vocal e instrumental. O trio foi criado na cidade de Fortalerza, CE em 1950 sendo inegrado por Evaldo Gouvêia, compositor, cantor e violonista nascido em Iguatu, CE, em 8/8/1930; pelo cantor e violonista Mário Alves, nascido em 1914, e pelo vocalista e tocador de atabaque Epaminondas de Souza, os dois, naturais da cidade de Fortaleza, CE. Epaminondas de Souza faleceu de infarte no Rio de Janeiro, em 27/10/2004.
Trio Nagô - Prece ao vento_ https://www.youtube.com/watch?v=R75a1dt9ALw
 
Série Vozes de Ouro do Brasil:
No final da década de 1940, em Fortaleza no Ceará, o alfaiate Mário Alves costumava receber dois amigos pelas manhãs em sua pequena loja de costuras, para prosear e cantar. Mário cortava e costurava cantando, enquanto os amigos Evaldo Gouveia e Epaminondas de Souza o acompanhavam com voz e violão. A coisa não passava de brincadeira. Mário encerrava o expediente e voltava para casa, enquanto Evaldo e Epaminondas esticavam a cantoria até altas horas nos botecos de Fortaleza. Um dia alguém os ouviu cantando e os indicou para uma audição na rádio local. Pouco tempo depois, estavam no Rio de Janeiro representando o Ceará no programa do César de Alencar na Rádio Nacional. A apresentação lhes rendeu um contrato com a Rádio Jornal do Brasil no Rio de Janeiro. Era 1950.
AQUARELA CEARENSE __https://www.youtube.com/watch?v=m8UpcfF1dgw
                                                Convite
 
Venha conhecer o lugar da "Linguagem Viva"... venha admirar as histórias de Sherazade e dançar nas ondas enigmáticas do seu corpo...venha se surpreender no Sarau Literário Piracicabano
          data: 15 de Julho (terça-feira)
                    Horário: 19h30
                            Local: Museu Prudente de Moraes

                                  Entrada gratuita
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário