quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Simone de Beauvoir: uma mulher que revela a escrita do seu tempo.


Simone de Beauvoir consegue me surpreender sempre, com sua escrita marcada por sua alma feminina, alma forte, de quem viveu intensamente e, por isso,  sabe revelar como ninguém os acontecimentos do seu tempo. Simone nos surpreende com revelações como esta:" “A velhice é menos árida nos indivíduos que, em sua idade adulta, foram capazes de sentimentos calorosos”.

                                         Ana Marly de Oliveira Jacobino
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir nasceu em Paris em 09 de Janeiro de 1908. Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.
Um dos nomes mais importantes da revolução feminina foi a filósofa Simone de Beauvoir, autora de livros que estudam o universo feminino e a sociedade como O Segundo Sexo, que foi um momento marcante, pois, pela 1ª vez, um intelectual respondia a famosa pergunta: o que significa ser mulher? A frase “A pessoa não nasce mulher, mas antes torna-se mulher” dita por Simone de Beauvoir é usada até hoje como um lema feminista.
"É preciso que todos os homens permaneçam seres humanos durante todo o tempo em que estiverem vivos."  Da sua obra: "A Velhice"- Simone de Beauvoir (1970)
Sinopse: Do tratamento que as sociedades primitivas davam aos idosos até conquistas e problemas existentes nas sociedades atuais, a autora propõe uma mudança radical na sociedade, de forma a desmistificar as hipocrisias que cercam a velhice. Uma obra que alcançou repercussão em todo o mundo, levantando questões e soluções para os idosos.
Simone de Beauvoir foi um ícone feminista, esteve envolvida em todos os debates intelectuais do século XX Se estivesse viva teria completado 100 no dia 9 de janeiro de 2008. Já se passaram mais de 20 anos de sua morte em 14 de abril de 1986, mas seu legado é ser um modelo de mulher à frente de seu tempo. 
"Mas mudar todo o sistema de valor de qualquer sociedade, destruir o conceito de maternidade: isso é revolucionário. Uma feminista, quer ela se autodenomine esquerdista ou não, é uma esquerdista por definição." Simone de Beauvoir
google

2 comentários:

  1. A velhice preocupação
    Por alguns desprezada
    Sem saber qual a razão
    Quem é velho não vale nada?

    Trabalhou na construção
    Num futuro melhor pensando
    Para o desenvolvimento da Nação
    Agora a Tróika tudo está levando!

    Desculpa a minha evasão
    Ao seu território
    O faço na boa intenção
    Neste momento histórico!

    Desejo boa tarde para você,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Eduardo: que bela invasão poética e filosófica esta sua. Sem dúvida, os seus versos contam um pouco sobre o grande trabalho de Simone envolvendo a velhice. Obrigada pela visita e volte sempre. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário