segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jorge Amado; a comida no seus romances!

"Você já prestou atenção nas leituras que fez nos romances de Jorge Amado sobre a sua predileção pela comida típica baiana? Pois é, o escritor mostra com inteligência a boa mesa da culinária baiana. Personagens bem alimentados ou até mesmo passando fome é visto com criticidade nos seus romances!"
                             Ana Marly de Oliviera Jacobino
Jorge Leal Amado de Faria tinha paixão pela Bahia e sua comida típica e fez essa paixão correr solta nos personagens dos seus romances.
Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra ,Dona Flor e Seus Dois Maridos mostram receitas acaloradas de comida e paixão!
Fatos do cotidiano de seus personagens são relatados mostrando a simplicidade do seu povo no dia-a-dia do serviço doméstico tal como este fragmento de Gabriela, Cravo e Canela: "na pobre cozinha, Gabriela fabricava riqueza: acarajés de cobre, abarás de prata, o mistério de ouro do vatapá".

Os refogados são feitos e apreciados pelos seus personagens; Tieta quando volta a Santana do Agreste prepara uma moqueca delicosa , Gabriela e connhecida pelos seus bolinhos e moquecas. Uma moqueca de dar água na boca é servida na última refeição de Quincas Berro d'Água, antes da tempestade empurrá-lo ao mar.
                                           Receita de Moqueca Baiana

  • 2 kg de peixe (surubim ou badejo) em postas grossas


  • 1 limão

    Sal, alho, pimenta

    1 kg de tomates maduros

    2 cebolas grandes

    1 pimentão

    1 maço de coentro

    Azeite de dendê

    1 vidro de leite de coco

    Camarões miúdos (opcional) 

                    Tempere as postas de peixe com limão, sal, alho e a pimenta . Em uma panela grande, coloque meia xícara de azeite de dendê, uma colher de alho socado com sal e deixe fritar bem . Em seguida, coloque a cebola cortada em cubinhos, os tomates picados (com semente e tudo), o pimentão cortado em rodelas grossas, e se gostar mais um pouco de pimenta . Deixe refogando com a panela tampada por uns 5 minutos . Se precisar coloque um pouco de água . Coloque as postas de peixe nesse molho ajeitando com cuidado . Deixe ferver por mais 10 minutos com a panela tampada . Se secar muito pingue água . Quando estiver cozido o peixe (espete a ponta do garfo ou uma faca, não mexa para não despedaçar), coloque o leite de coco e o coentro picadinho  Se quiser, pode colocar mais um pouco de água, deixar ferver .Retire um pouco do caldo para fazer um pirão com farinha de mandioca . Sirva com arroz branco.                           (Tudo Gostoso)
    A baba-de-moça preparada por Dona Flor foi apreciada por seus dois maridos, tanto um quanto o outro se deliciaram na sua baba de moça!
            ½ kg de açúcar cristal

            1 xícara de água
            8 gemas
            ¾ de xícara de leite de coco grosso
            1 pires de coco ralado.
    Modo de preparo: Prepare uma calda com açúcar e água, em ponto forte. Após esfriar, coloque as gemas dissolvidas no leite e passadas na peneira. Leve ao fogo até ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Passe na peneira, com a baba ainda quente. Sirva fria com queijo ralado.  (receitas típicas)
    Dona Flor culinarista de mão cheia ganhava a vida dando aulas de culinária para as mulheres da soociedade baiana.
    Mesmo dizendo-se materialista, era simpatizante do candomblé, religião na qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô no Ilê Opó Afonjá, do qual muito se orgulhava. Como Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, Jorge Amado também é um dos  representantes do modernismo regionalista (segunda geração do modernismo).

    O pudim de tapioca  é um dos doces que aparece em seus romances.
                             Ingredientes

    -1 litro de leite
    -200g de tapioca
    -1 coco ralado
    -1 xícara de açúcar
    -2 ovos (inteiros)
    -1 lata de leite condensado
    -calda de caramelo
                          Modo de preparo
    Coloca o leite para ferver, depois coloque a tapioca, (faça um mingau), o coco ralado, açúcar, ovos, leite condensado. Misture tudo em uma vasilha plástica, mexa bem. Faça uma calda com açúcar e coloque em forma redonda, coloque no forno para assar em banho-maria. (MaisVocê)
    Academia Brasileira de letras
    Dona Flor e seus Dois Maridos - Jorge Amado autor: Jorge Amado gênero: Romance ano de lançamento: 1966 Nº de páginas: 397
    MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D'AGUA, A Autor: AMADO, JORGE Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
                                                           Convite pra lá de saboroso
    Raquel de Queiróz, a "Dama da Ficção Social Nordestina" convida para o "Sarau das Flores" que vai acontecer no dia 13 de Setembro (19h30)no Teatro Municipal de Piracicaba na sala 2.

    Convidada local homenageada pelo Sarau Literário Piracicabano: a escritora, poeta piracicabana das crônicas e poemas fortes (muitos deles de cunho social) a "Dama da Ficção Social Piracicabana": Dirce Ramos de Lima.
          "O Sarau mais charmoso da cidade”
                  Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
                                        Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
    Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal).
                           Cinema na Biblioteca, exibição do filme “Lixo extraordinário”.
              
                             Data: dia 31 de agosto, quarta-feira.

                                                         Horário: 19h30.
    Local: Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
    Rua do Vergueiro, 145, Centro – Piracicaba, SP.
    Informações: (19) 3434-9032 ou (19) 3433-3674
                                                       SINOPSE
    Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
     (Fonte – Site oficial: http://www.lixoextraordinario.net)
     fotos Google

    3 comentários:

    1. Essa agenda está apetitosa demais, bjs de boa semana

      Ivana - RESERVA DE EMOÇÕES

      ResponderExcluir
    2. Viva! Estou muito feliz com a sua visita aqui na Agend@!

      Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário