segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gentileza; o Profeta da Paz!

Luzia Stocco disse...

Parabéns Ana Marly! Parabéns a todos os participantes desse Sarau. Arrasarammm!! Foi emocionante vê-los se apresentando. A participação das poetisas e poetas do Amor Fraterno (homenageados toda a equipe) foi de suprema beleza e vida; lembrei-me de minha mãe, uma das pioneiras, há 16 anos, costurava na pequena sede, no Novo Horizonte, e dia 16 de agosto faria aniversário, se ainda estivesse entre nós, mas, como lembrou-me a Elenice, ela está ajudando a cuidar e iluminar a todos, com sua doce sabedoria. Abraços fraternos.

       José Datrino nasceu em Cafelândia-SP em 11 de Abril de 1917, teve infância pobre e dificil, porém desde criança possui um comportamento pouco típico de sua idade. Por volta dos 12 anos, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão.
        No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza".

       A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.
     Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza.
                                   Gentileza (Marisa Monte)
Apagaram tudo
 Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra
Já dizia o profeta
                                        
http://youtu.be/mpDHQVhyUrY
Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de seus familiares, onde se encontra enterrado, no "Cemitério da paz".

Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
No final do ano 2000 foi publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no "universo" do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele, além de trazer fatos relacionados ao projeto Rio com Gentileza e descrever as etapas do processo de restauração dos escritos. O livro é ricamente ilustrado com inúmeras fotografias, principalmente do profeta e de seus penduricalhos e painéis. Além de fotos do próprio profeta Gentileza trabalhando junto a algumas pilastras, existem imagens dos escritos antes, durante e após o processo de restauração.
Escute o nosso grande compositor e cator Gonzaguinha cantando para o Profeta Gentileza
                                      http://youtu.be/2xVHotybpmw
O Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno recebe junto com o Profeta Gentileza as homenagens do Sarau Literário Piracicabano
A Agenda Cultural Piracicabana e o Sarau Literário Piracicabano com orgulho outorga a "Rosácea Púrpura" ao Profeta Gentileza e ao  Grupo de Poesia da Casa do Amor Fraterno, que além de levar poesia para crianças e jovens trabalhou a vida do Gentileza, com maestria e muita gentileza, gerando poesia e delicadeza!"

Eliane Brum, Gentileza Gera Gentileza, artigo na Revista Época de 05 de outubro de 2009
O profeta Gentileza, site www.riocomgentileza.com.br, baseado no livro Brasil Tempo de Gentileza de Leonardo Guelman
Convite retirado do blog da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba (Larissa Heleena):

Numa realização da Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria de Ação Cultural, acontece nesta sexta feira dia 19 de Agosto às 21 horas, mais uma edição do Projeto Choros & Serestas.

Edição: 116 Local: Largo dos Pescadores (Rua do Porto)
Atração: Regional Caipira (Piracicaba)
Integrantes: Guilherme Soares – violão sete cordas
Saulo Ligo - cavaco
Vitor Casagrande – bandolim
Xênia Barros – pandeiro
Cantora :Sandra Rodrigues
Repertório:Choro, canção, bolero, sambas e sambas canção.
Saudações
Fabio Cardoso Monteiro Projeto Choros Serestas
                                                                            fotos by google

4 comentários:

  1. Recebi por e-mail e publico aqui na Agenda o comentário referente a Agend@:

    Cara Amiga e Prof. Ana Marly, recebi seu e-mail com sucesso.
    Querida, MUITO bonito seu TRABALHO.

    Abraço, Edson Antonio de Piero.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ana Marly! Parabéns a todos os participantes desse Sarau. Arrasarammm!! Foi emocionante vê-los se apresentando. A participação das poetisas e poetas do Amor Fraterno (homenageados toda a equipe) foi de suprema beleza e vida; lembrei-me de minha mãe, uma das pioneiras, há 16 anos, costurava na pequena sede, no Novo Horizonte, e dia 16 de agosto faria aniversário, se ainda estivesse entre nós, mas, como lembrou-me a Elenice, ela está ajudando a cuidar e iluminar a todos, com sua doce sabedoria. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Luza minha Luzia, obrigada pelas palavras de incentivo lá pelas bandas da Agenda Cultural Piracicabana, reletivas ao Sarau Literário em que foram homenageados a Csa do Amor Fraterno em seu Grupo de Poesia e o profeta Gentileza, cada sarau é único e reserva belezas imensuráveis. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário